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A estreia do Brasil em Cannes

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Comunicação

A estreia do Brasil em Cannes

País descobriu o Festival de Cannes no início dos anos 1970 e fez do evento o principal cartão de visitas da publicidade nacional


6 de maio de 2013 - 9h49

Em 2013, entre os dias 16 e 22 de junho, o Festival Internacional de Criatividade de Cannes chega à edição de número 60. Razão pela qual o Meio & Mensagem passa a publicar uma série de reportagens que relembram e rediscutem alguns dos principais momentos do festival, que se transformou no mais importante encontro global dos mercados de comunicação, marketing e mídia.

O evento nasceu em 1954, em Veneza, mas foi somente no início dos anos 1970, que o mercado publicitário brasileiro descobriu o festival. Os primeiros Leões foram conquistados em 1971, sendo um de Prata para o comercial “O Nobre”, criado pela Julio Ribeiro/Mihanovich, produzido pela última Filmes e protagonizado pelo ator Raul Cortez para a mortadela Swift. Houve ainda dois Bronzes para “Overturn”, da Lince e Rui Agnelli para Cofap; e “The Big Class of Satisfaction”, da Hot Shop e Última Filmes para Lacta.

Em 1975, como redator da DPZ, Washington Olivetto escreveu o texto do filme que entrou para a história como o primeiro Leão de Ouro da publicidade brasileira em Cannes. “Homem com mais de 40 anos” é um filme assinado pelo Conselho Nacional de Propaganda que nasceu a partir de um anúncio veiculado em 1º de maio de 1975, Dia do Trabalho. No ano seguinte, Olivetto conquistou outro Leão de Ouro, mas usando o pseudônimo George Remington (aproveitando o primeiro nome do ator George Hamilton, mas trocando o sobrenome pela marca das máquinas de escrever concorrentes da Olivetti).

O comercial vencedor em 1976 foi “Homem frustrado”, criado para o Bamerindus pela house Umuarama e protagonizado pela atriz Irene Ravache. O uso do pseudônimo se deve ao fato de que Olivetto trabalhava na DPZ, que atendia a conta do banco Itaú. O convite para o trabalho freelancer partiu de Andrés Bukowinski diretor dos dois filmes ganhadores dos primeiros Leões de Ouro brasileiros e um dos responsáveis pela popularização do Festival de Cannes no mercado brasileiro.

Veja alguns dos comerciais precursores do Brasil em Cannes: 

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A íntegra desta reportagem está publicada na edição 1558 de Meio & Mensagem, de 6 de maio, exclusivamente para assinantes, disponível nas versões impressa e para tablets. 

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