Empreendedoras se unem para escalar negócios fundados por mulheres
Luanna Toniolo, Patrícia Lima e Manuela Bordasch anunciam a criação da The3Percent, iniciativa para alavancar empresas com lideranças femininas
Empreendedoras se unem para escalar negócios fundados por mulheres
BuscarLuanna Toniolo, Patrícia Lima e Manuela Bordasch anunciam a criação da The3Percent, iniciativa para alavancar empresas com lideranças femininas
Meio & Mensagem
20 de novembro de 2024 - 13h17
As empresárias Luanna Toniolo, CEO da Troc, Patrícia Lima, CEO da Simple Organic, e Manuela Bordasch, co-fundadora do Steal The Look, acabam de se unir para criar a The3Percent, iniciativa que tem como objetivo escalar negócios fundados por mulheres. O projeto surgiu como resposta ao dado do Fórum Econômico Mundial (FMI) de que apenas 3% das empresas fundadas por mulheres recebem investimento de venture capital (VC) globalmente.
Com a The3Percent, as empresárias orientarão as empreendedoras selecionadas para elevarem suas empresas a um patamar de alta performance. Para mapear essas companhias, elas farão uma curadoria para selecionar negócios promissores criados por lideranças femininas. A ideia é ir além do capital em si, atuando como conselho consultivo, capital intelectual, social, cultural e aprimorando o networking dessas mulheres.
O foco serão empresas já estabelecidas que faturam entre 1 milhão e 10 milhões de reais, e que tenham modelos de negócios escaláveis. Elas também buscam fundadoras com profunda compreensão dos consumidores e que estejam criando negócios conectados com o futuro em segmentos como moda, beleza, conteúdo, lifestyle, universo pet e outros, com viés de impacto positivo e ESG.
As três empresárias têm repertório como empreendedoras e lideranças, cada uma em sua área de atuação. Em 2012, Manuela Bordasch fundou a plataforma de moda, beleza e lifestyle Steal The Look. Luanna Toniolo, em 2016, criou a Troc, plataforma de “second hand” de luxo, com o propósito de ampliar a vida útil de peças em bom estado, para reduzir o impacto da indústria da moda no meio ambiente. Já Patrícia Lima criou a beautytech Simple Organic, que se tornou uma grande marca brasileira de cosméticos orgânicos, veganos, naturais, cruelty-free e sem gênero, com olhar voltado para a sustentabilidade.
“Vemos a oportunidade de analisar os negócios de uma forma madura e orientar os passos da empreendedora para que ela esteja no caminho certo do crescimento. Nossos backgrounds são complementares e atuaremos de acordo com o ponto de desenvolvimento e maturidade do negócio”, explica Luanna Toniolo, CEO e fundadora da Troc que, em 2020, foi adquirida pelo Grupo Azzas 2154, à época Arezzo&Co.
“A falta de suporte no apoio e na estratégia focadas no empreendedorismo feminino traz barreiras adicionais e, por isso, ter uma rede de apoio sólida, é fundamental para que não enfrentem os mesmos desafios que passamos de forma solitária. O objetivo é que com a nossa experiência em Conselhos Administrativos possamos impulsionar negócios com potencial de escalabilidade e mudar essa disparidade de ter apenas 3% das mulheres em cargos de liderança”, acrescenta Patrícia Lima, CEO e fundadora da Simple Organic, adquirida pela Hypera em 2020.
“Diariamente identificamos diversas oportunidades mal atendidas no mercado. Ao mesmo tempo, vemos diversas empresas inovadoras que muitas vezes só precisam de orientação, networking e fatores que transcendem capital. Desta maneira, estaremos atuando diretamente com as empreendedoras, com participação nas ações da empresa”, conclui Manuela Bordasch, CEO e fundadora do Steal the Look, adquirido pelo Magalu em 2021.
Compartilhe
Veja também
Fundo de Venture Capital de R$ 25 milhões investe em startups fundadas por mulheres
Liderado por Erica Fridman e Jaana Goeggel, o Sororitê Fund 1 destina aporte financeiro a startups em early stage
Mudanças, origens e comunicação: o verão de Eliana na Globo
Apresentadora, que comanda novo programa no GNT em casa de veraneio, reflete sobre novas temporadas na carreira