Women to Watch

Campanhas que deram protagonismo às mulheres em 2025

Ações abordaram temas como violência, maternidade, saúde, esporte e carreiras femininas ao longo do ano

i 18 de dezembro de 2025 - 11h54

Em 2025, a indústria publicitária apresentou um conjunto expressivo de campanhas que colocaram as mulheres no centro da narrativa, refletindo pautas sociais, culturais e políticas. Marcas, instituições públicas, organizações da sociedade civil e entidades esportivas recorreram à comunicação para abordar temas como violência e assédio, maternidade, desigualdade de gênero, saúde, envelhecimento, esporte, carreira e empreendedorismo, de modo a ampliar o repertório de representações femininas e tensionando estereótipos historicamente associados às mulheres.

As iniciativas veiculadas ao longo do ano evidenciam um movimento de maior engajamento do setor com questões estruturais, como o enfrentamento do feminicídio, a sobrecarga do trabalho doméstico, o direito ao cuidado e à escolha reprodutiva, a valorização do esporte feminino e a permanência das mulheres no mercado de trabalho em diferentes fases da vida.

Ao reunir campanhas de segmentos distintos, o recorte a seguir oferece um panorama das principais ações de comunicação que, em 2025, tiveram a publicidade como ferramenta de conscientização, visibilidade e afirmação das múltiplas experiências femininas no Brasil.

Violência e assédio

O Grupo Mulheres do Brasil realizou no dia 30 de novembro a oitava edição da Caminhada pelo Fim da Violência contra as Mulheres e Meninas. Para reforçar essa mensagem, a organização lançou uma nova campanha de comunicação que procura despertar a população a partir de situações reais de agressão.

A peça mostra relatos de casos de violência sendo narrados por jornalistas na televisão, até o momento em que o telespectador decide se levantar e lutar pela causa, simbolizando a importância da ação coletiva diante do problema. A campanha foi desenvolvida pela agência Innocean Brasil e produzida pela ProshA.

Corinthians e Botafogo se uniram no dia 30, na Neo Química Arena, em uma ação conjunta contra a violência doméstica. Os jogadores usaram camisas com números formados por radiografias de mulheres agredidas e a frase “Quem matou”, acompanhada dos nomes de vítimas de feminicídio.

Inspirada em campanhas anteriores dos clubes, a iniciativa destina a renda do leilão das camisas a projetos de apoio a mulheres em vulnerabilidade. Antes da partida, o estádio sediou um treinamento de combate ao assédio e passou a contar com salas de acolhimento às vítimas.

Campanha Corinthians e Botafogo (Crédito: Divulgação)

Campanha Corinthians e Botafogo (Crédito: Divulgação)

O Governo de Minas Gerais, em colaboração com o Ministério Público estadual, lançou uma campanha voltada ao enfrentamento da violência doméstica. Desenvolvido pela agência Filadélfia, o filme apresenta cenas do cotidiano e recorre a analogias visuais para evidenciar formas de violência que muitas vezes não são percebidas de maneira explícita.

Em referência ao Dia Internacional da Mulher de 2025, o Supremo Tribunal Federal (STF) se uniu ao Porta dos Fundos em uma campanha de conscientização sobre os direitos das mulheres e leis que garantem a sua proteção. Um dos esquetes foi escrito por Barbara Duvivier e Gabriela Niskier, aborda a falsa narrativa de que o passado da vítima pode interferir em casos de assédio ou crime sexual.

A segunda esquete trata da tese da “legítima defesa da honra”, muitas vezes usada como justificativa de feminicídios e agressões contra mulheres. O vídeo foi roteirizado por Kika Hamaoui e Gustavo Vilela e contou com a participação do ator Gregório Duvivier.

O jogo entre Botafogo e Palmeiras, no dia 17 de agosto, foi marcado por uma ação de combate ao assédio, promovida pela L’Oréal Paris em parceria com o clube carioca. A iniciativa “Stand Up” levou ao gramado um treinamento ao vivo sobre como agir diante de casos de assédio.

A campanha contou com bandeirões, faixas e uma mensagem em vídeo da cantora Anitta, embaixadora da marca, exibida antes do início da partida. O projeto surgiu em resposta ao aumento de casos de importunação e assédio sexual no país e busca tornar os estádios espaços mais seguros para as mulheres.

(Crédito: Divulgação)

(Crédito: Divulgação)

A agência Nova assinou a campanha de Carnaval de 2025 da Secretaria da Mulher do Governo do Estado do Rio de Janeiro, que teve como objetivo combater o assédio contra a mulher durante as festividades. A campanha foi protagonizada pela atriz, ritmista e rainha de bateria Viviane Araújo, sob o slogan “Aqui não é não. Respeite a decisão”. As peças incluíam mídia digital, spot de rádio, ativações e material para out-of-home que divulgavam o aplicativo Rede Mulher e o telefone 190, ferramentas de denúncia contra o assédio sexual durante o Carnaval.

O Instituto Sou da Paz criou uma campanha protagonizada pela MarIA, uma personagem desenvolvida pela inteligência artificial que representa as mulheres brasileiras que perderam pessoas para a violência armada. A ação divulgou a campanha nacional de entrega voluntária de armas de fogo, política pública permanente do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A campanha do Instituto Sou da Paz foi criada e desenvolvida pela agência Troup Cyranos em parceria com a Alegria, e foi realizada pela produtora Love Pictures Company.

Maternidade

A Natura propõe uma nova leitura sobre o ato de presentear em sua campanha de Natal, desenvolvida pela agência Africa. O filme narra a trajetória de uma mãe e sua filha que, diante do cancelamento de um voo próximo à data comemorativa, transformam o imprevisto em um momento de aproximação e reconexão.

A Philips Avent lançou a campanha “Compartilhe o cuidado”, que tem como objetivo impulsionar discussões sobre a amamentação e o acolhimento de mães. A criação foi da iD\TBWA.

O Boticário lançou uma campanha voltada à experiência das mulheres tentantes, retratando diferentes realidades de quem está em processo de tentativa de gravidez. A ação foi criada pela agência AlmapBBDO e usa uma adaptação da música Dreams, da banda The Cranberries.

Criada pela agência Gut, a campanha do Mercado Livre destacou as necessidades da mulher no período pós-parto, frequentemente negligenciadas após o nascimento do bebê, que passa a concentrar a maior parte da atenção.

A Hering uniu as amigas e celebridades Sasha Meneghel e Bruna Marquezine com suas mães, Xuxa e Neide Maia, para a campanha de Dia das Mães, criada pela Out of Office, que celebra as relações de afeto entre mães e filhas.

Também para a efeméride, a Estácio, em parceria com a Artplan, lançou a campanha “Diploma de mãe,” que homenageou cinco figuras maternas que se sacrificaram para que os filhos pudessem ter uma formação universitária.

A Nestlé Materna, juntamente com a Publicis, criaram o filme “Desejos Reais”, que aborda as vivências das mães e retrata os desafios da maternidade, marcada pelo julgamento, equilíbrio entre trabalho e família e direito à amamentação.

A MAM Baby lançou sua campanha de Agosto Dourado com o tema #MãeeTudoMais, com a proposta de estimular uma reflexão sobre a mulher para além da maternidade. A iniciativa tem como foco valorizar a identidade feminina além do papel materno e abordar os desafios relacionados ao puerpério e à amamentação.

O filme apresenta cenas cotidianas e silenciosas da experiência materna, evidenciando a importância do apoio familiar, da escuta e do autocuidado como elementos essenciais para que a mulher se reconecte consigo mesma, para além da condição de mãe.

A Merck lançou uma campanha nacional voltada à conscientização sobre o direito de escolha em relação à maternidade e a relevância do planejamento reprodutivo. A iniciativa teve como objetivo ampliar o diálogo sobre fertilidade, tema que geralmente é abordado apenas sob a ótica da prevenção da gravidez.

Desenvolvidos pelas agências Casa Letra e DLion, os episódios expõem dúvidas e sentimentos associados ao planejamento reprodutivo, além de tratar dos impactos da carreira profissional, da pressão do relógio biológico e dos desafios vivenciados por casais LGBTQIAPN+.

Maternidade consciente e planejamento reprodutivo são destaque em nova campanha da Merck

Maternidade consciente e planejamento reprodutivo são destaque em nova campanha da Merck (Crédito: Divulgação)

Outubro Rosa

A Marisa, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, lançou mais de 32 mil lenços solidários, com a renda obtida por meio das vendas destinada ao Instituto de Câncer do Estado de São Paulo. A campanha foi criada pela agência For All.

O BB Seguros iluminou simbolicamente o sol de rosa em uma campanha produzida pela Smiley Pepper Films. O filme propõe um convite à introspecção e ao autocuidado, reforçando a relevância da prevenção do câncer de mama.

A AstraZeneca lançou a campanha “Com apoio a vida segue” em parceria com os Correios. Desenvolvida pela agência Edelman, a iniciativa incentiva o envio de cartas como forma de apoio a pacientes em tratamento de câncer de mama. Nas redes sociais, a atriz Regina Casé destacou a importância da prevenção e do tratamento da doença.

O Instituto Natura uniu-se à Avon no lançamento do “Movimento pelo cuidado das mamas”. A ação inclui a campanha “Estar com Elas”, criada pela Repense, que teve como objetivo estimular a realização de exames preventivos de rotina entre mulheres.

Uma colaboração entre Netshoes e Fila resultou no lançamento do tênis Speedzone Rosa, edição especial em alusão ao Outubro Rosa. Parte da receita obtida com as vendas será destinada à Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama).

A campanha “Quem se cuida, voa mais longe”, da Azul Linhas Aéreas, completou 15 anos. A iniciativa inclui aeronaves caracterizadas na cor rosa e a realização de voos inaugurais operados por tripulações formadas exclusivamente por mulheres.

A Rede D’Or, em parceria com a Magalu, apresentou a campanha “Alerta Rosa”, voltada ao combate de mitos relacionados ao câncer de mama. Criada internamente, a ação reúne especialistas para esclarecer dúvidas sobre a doença por meio das redes sociais.

A Novartis lançou a campanha “#MeuCaminho”, com foco em incentivar mulheres a assumirem o protagonismo em suas jornadas de tratamento do câncer de mama. Desenvolvida pela agência SLComm, a iniciativa promove o letramento em saúde e o acesso a informações qualificadas.

Desigualdade de gênero

A Brastemp e a Finish lançaram a campanha “Não continue trabalhando depois do trabalho”, que chama atenção para a sobrecarga das tarefas domésticas após a jornada profissional. Desenvolvida pela agência BETC Havas, a iniciativa tem como objetivo ressignificar o papel da lava-louças no imaginário coletivo.

A instituição Nós por Elas lançou a campanha “Trabalho Invisível”, desenvolvida pela agência Calia. O filme promove a conscientização sobre o acúmulo de funções que marca o cotidiano das mulheres, ao somar o trabalho remunerado às responsabilidades domésticas.

Com foco em dar visibilidade às políticas públicas direcionadas às mulheres, o Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Ogilvy, apresentou os resultados do primeiro ano do movimento, com avanços nas áreas de segurança, saúde e autonomia financeira, que compõem os três pilares da SPMulher.

A Afya lançou a campanha “O peso da desigualdade” com o objetivo de evidenciar a desigualdade de gênero na medicina. A ação usou o Dia da Mulher como ponto de partida para refletir sobre os desafios enfrentados por médicas, que vão desde a disparidade salarial até o preconceito por parte de colegas de profissão e pacientes.

Potência feminina

A Brutal Fruit, spritzer da Ambev, lançou sua primeira campanha no Brasil, estrelada pela embaixadora da marca, Taís Araújo. Produzida pela AKQA Casa, a ação convida mulheres a celebrarem trajetórias de superação e reconhecimento pessoal.

A Natura apresentou a campanha de lançamento da nova fragrância Luna Divina, desenvolvida pelo N-O-S (Sistema Operacional Natura). O filme mostra um desfile de mulheres fortes que assumem uma dimensão simbólica e quase divina em seus caminhos.

O Boticário lançou a nova fragrância Liz, inspirada na força das raízes femininas. Criada pela AlmapBBDO, a campanha de divulgação é protagonizada pela cantora Solange Almeida e destaca a tradição e a cultura das mulheres nordestinas.

Mulheres maduras

A Nutren Senior estreou um dorama em formato vertical no TikTok, protagonizado por uma mulher com mais de 50 anos. Produzida pelo Hefe Studio, a websérie tem como proposta questionar e desconstruir estereótipos relacionados à idade.

@nutren_nestle No novo dorama “Só quem viveu e muito sabe”, de Nutren Senior, a jovem Isabela Mei e sua baachan Keiko, embarcam em uma jornada de descobertas que viver em uma casa multigeracional proporciona. E você pode acompanhar isso tudo por aqui! Ative as notificações para não perder nenhum episódio 🫰 #dorama #maturidade #família ♬ original sound – NUTREN® – NUTREN ®

Com a proposta de reforçar que nem a idade nem a incontinência urinária devem limitar a vivência plena, a Plenitud lançou o filme “Querida Eu do Futuro”. Criada pela FCB Brasil, a campanha convida mulheres com mais de 55 anos a dizerem sim à vida.

Esporte feminino

Para marcar a chegada da Seleção Brasileira à final da Copa América Feminina, a Nike lançou a animação “A Lenda da Canarinha”. Criada pela Wieden+Kennedy, a peça retrata as jogadoras como uma ameaça simbólica às adversárias.

A Neoenergia reuniu atletas brasileiras na campanha “Mais pelo esporte feminino”. Desenvolvida pela Propeg, a iniciativa estimula o reconhecimento e a valorização da presença feminina dentro e fora do esporte.

A ESPN lançou uma campanha em homenagem às apresentadoras, narradoras, comentaristas e repórteres que atuam no canal. A empresa do Grupo Disney aproveitou o Dia da Mulher para celebrar a participação feminina no jornalismo esportivo.

A MullenLowe desenvolveu, por meio de uma equipe de brasileiros baseada em Londres, uma campanha para a Unilever com foco na capacitação da próxima geração de jogadoras e no incentivo à prática do futebol entre mulheres.

A Nike veiculou a campanha “So Win” (Então Vença) durante o intervalo do Super Bowl. Criado pela Wieden+Kennedy Portland, o filme é narrado pela rapper Doechii e destaca o poder transformador do esporte, além de refletir sobre o crescimento da participação feminina no cenário esportivo, evidenciado por recordes de audiência e estádios cheios.

A Amazon Brasil lançou uma campanha para dar mais visibilidade ao futebol feminino e às jogadoras brasileiras, ampliando o alcance de seus patrocínios ao Campeonato Paulista e ao Brasileirão Feminino. A ação, criada em parceria com a AlmapBBDO, tem como conceito “Elas entregam a raça. A Amazon entrega todo resto” e será protagonizada por onze atletas de diferentes clubes, entre elas Amanda Gutierres, Byanca Brasil, Gabi Zanotti e Vic Albuquerque.

A ativação integra a estratégia global da Amazon de apoio ao futebol feminino, que inclui patrocínios à UEFA Women’s Champions League e à NWSL nos Estados Unidos, com iniciativas voltadas à representatividade, tecnologia e marketing esportivo.

(Crédito: Divulgação)

(Crédito: Divulgação)

Carreira e empreendedorismo

O LinkedIn lançou o movimento #NãoÉSóPausa, que incentiva mães a compartilharem suas histórias e habilidades adquiridas durante a licença-maternidade. A plataforma também oferece dois cursos gratuitos: “Como Retornar ao Trabalho com Sucesso Após um Período de Licença” e “Como Conciliar Família e Carreira para Alcançar o Equilíbrio entre Vida Pessoal e Profissional”, com orientações sobre gestão do tempo, organização e práticas de autocuidado no retorno ao trabalho.

O Boticário lançou a campanha #OldToWork, criada pela agência Gut, com foco no LinkedIn. A iniciativa convidou mulheres acima de 45 anos a adicionarem a hashtag #OldToWork em seus perfis, inspirada no selo #OpenToWork, como forma de afirmar que continuam ativas e relevantes profissionalmente. A campanha também apresenta o programa Novos Começos, criado em parceria com a Maturi, que oferece cursos gratuitos com carga horária de 20 horas para apoiar mulheres dessa faixa etária na recolocação ou no desenvolvimento profissional.

(Crédito: Reprodução)

(Crédito: Reprodução)

O Banco do Brasil e o LinkedIn anunciaram uma parceria para fortalecer o programa Mulheres no Topo, criado em 2023 com o objetivo de apoiar e capacitar mulheres empreendedoras em todo o país. A colaboração amplia o alcance da iniciativa e busca promover o empoderamento feminino e a educação financeira. Como parte da ação, foi lançado um hub de conteúdos exclusivos no LinkedIn, que reuniu podcasts mensais, postagens de mulheres Top Voices, dicas de carreira, trilhas de treinamento, ações formativas e histórias reais de empreendedoras.