Arte urbana também diz respeito ao mercado publicitário
Peppery, TNT e um trio de publicitários lançam ações voltadas à cidade; Habib´s leva o tema para sua campanha
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Luiz Gustavo Pacete
1 de fevereiro de 2017 - 9h20
A polêmica dos grafites pintados de cinza pelo prefeito de São Paulo, João Doria, que já se estende por algumas semanas, também chegou até o mercado publicitário. Com o objetivo de mostrar que o assunto também diz respeito ao mercado algumas marcas e agências estão desenvolvendo ações diretas e indiretas relacionadas ao tema.
Na semana passada, a marca de energéticos TNT lançou o projeto Real Content focado na produção de conteúdo para mídias sociais. Criado pela Y&R, a ação também contempla intervenções urbanas na cidade de São Paulo assinada por vinte artistas. No total, são 22 obras espalhadas pela cidade que ganharam ainda mais relevância com as discussões envolvendo a arte e a cidade.
Eliana Cassandre, gerente de propaganda da TNT, explica que a marca entende o grafite como expressão da cultura jovem. “O grafite faz parte de uma das plataformas da marca e nós o respeitamos como uma forma de expressão. Todas as intervenções do TNT possuem autorizações da prefeitura (quando estão em ambientes públicos) e, também dos proprietários (quando estamos em muros de lojas, bares, enfim, estabelecimentos particulares).”
Outra ação envolvendo o tema foi da Agência Peppery que, no dia do aniversário de São Paulo, em 25 de janeiro, criou o projeto Agência Linda que consiste em abrir as portas da agência para grafiteiros. Bruno Bernardo, sócio-diretor executivo de planejamento da Peppery, explica que a ideia surgiu quando o prefeito começou a ser criticado nas redes sociais. “Observamos pouquíssimas pessoas deixando a internet para contribuir e compartilhar arte pelas ruas. Por exemplo, dizem que São Paulo é cinza, mas quem reclama não costuma espalhar cores pelas ruas. Então, quem disponibilizou os próprios muros? Quem abriu as portas? Para cobrar, precisamos dar o primeiro passo, portanto resolvemos abrir o nosso espaço para que artistas deixassem a Peppery, de fato, mais linda.”
Outra iniciativa envolveu um grupo de três publicitários admiradores da arte urbana: André Kovadloff, Lucas Maia e Vitor Manfredini criaram o projeto Sr. Prefeito. No site, todos que entrarem poderão ter a experiência de pintar obras de arte de cinza. “Em outras palavras: poderão sentir o que é ser prefeito de São Paulo por alguns instantes”, dizem os idealizadores. “A idéia é contestar a atitude do prefeito, e trazer a reflexão sobre o que é arte e qual o seu papel na construção de uma comunidade”, diz André Kovadloff, diretor de arte da Agência Salve.
Fome de polêmica
O Habib´s, que possui o perfil de entrar em conversas e polêmicas de assuntos contemporâneos, lançou, nesta terça-feira, 31, uma campanha que já começou a ser exibida na internet e nos canais da marca nas redes sociais, a rede de fast-food usa tintas e spray para pintar a oferta de kibes e pasteis. No filme, um rapaz aparece fazendo o desenho. A arte, no entanto, só dura até a chegada da prefeitura. A campanha foi criada pela Publicis Brasil.
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