Astrazeneca e Correios se unem em campanha para Outubro Rosa
Ação incentiva público a escrever cartas para pessoas com câncer de mama, que serão entregues pelos Correios

AstraZeneca e Correios se unem para entregar cartas de apoio a pacientes com câncer de mama (Créditos: Divulgação)
A AstraZeneca lança a segunda edição da campanha “Com apoio, a vida segue”, em alusão ao Outubro Rosa, desta vez em uma parceria inédita com os Correios. Como parte da ação, carteiros trocarão o tradicional uniforme amarelo e azul pelo rosa, em um gesto simbólico para reforçar a conscientização sobre o câncer de mama.
O projeto se estende, ainda, para ativações em diferentes estações da CPTM em São Paulo. Entre os dias 1° e 7 de outubro, o público que passar pela estação Brás é convidado a escrever cartas para pessoas que sofrem com a doença. As cartas serão seladas e postadas em uma caixa dos Correios na estação.
Intitulada “Cartas de Apoio”, a ação também compartilha histórias reais de pacientes, familiares, amigos e médicos através de cartas, que serão distribuídas na estação pelos carteiros uniformizados de rosa, acompanhados da mascote dos Correios, a Carteirita.
Para ampliar o alcance da mensagem, um carro rosa dos Correios circulará pela capital paulista, ampliando o alcance da mensagem por meio de organizações de apoio que levarão cartas para Goiânia, Porto Alegre e Salvador.
A ideia da campanha surge a partir de um levantamento realizado pelo Datafolha em 2024, a pedido da AstraZeneca, revelou que 80% das pacientes com câncer de mama sentem falta de algum tipo de apoio durante a sua jornada de tratamento.
“As cartas são um espaço único para traduzir sentimentos e oferecer acolhimento. Nesta campanha, elas também ajudam a conscientizar sobre as necessidades das mulheres com câncer de mama. Essa parceria mostra que, ao somar nossa missão a iniciativas de impacto social, conseguimos levar mais apoio e esperança a quem precisa”, afirma Juliana Picoli Agatte, diretora de governança e estratégia dos Correios.
Outra frente da iniciativa traz a atriz e apresentadora Regina Casé, que protagoniza um filme aspiracional nas redes sociais da AstraZeneca. Na peça, ela conversa com pacientes sobre suas trajetórias e desafios.
O movimento conta ainda com apoio de instituições parceiras, como Instituto Oncoguia, Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama), Américas Amigas e Instituto Vencer o Câncer (IVOC). A criação é da Edelman.