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Comunicação

Bacardí premia fã que trollar concorrentes

Marca reage de forma bem-humorada aos lançamentos similares e às imitações da sua Big Apple, sabor maçã verde


15 de maio de 2013 - 9h56

Em reação bem-humorada à onda de imitações e lançamentos similares, a Bacardí Big Apple lança campanha criada pela Peralta para tirar uma onda – ou trollar, como dita o novo vocabulário das redes sociais – as marcas concorrentes.

A ironia já começa no propósito da campanha que acaba de estrear: “dar as boas-vindas aos imitadores da Bacardí Big Apple”. A marca irá promover festas em cidades como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo e os convites serão sorteados entre os consumidores que postarem uma foto da garrafa da Big Apple tirada em frente a uma TV que estiver veiculando comercial de marca concorrente, ou um vídeo desligando a TV ou mudando de canal neste mesmo momento, ou, ainda, entre os que simplesmente tuitarem a hastag #bemvindosimitadores.

A divulgação da promoção conta com campanha na internet, pontos de venda e veiculação de comercial na TV. O objetivo é, com uma verba de mídia menor que a da concorrência, aproveitar o engajamento conquistado nos últimos anos, e o respeitável contingente de mais de 1 milhão de fãs no Facebook.

“Ações como esta dinamizam a comunicação do segmento. Não vamos acionar na justiça as marcas imitadoras, mas vamos fazer o GRP deles trabalhar para a gente. O objetivo é que cada vez que o comercial do concorrente aparecer o consumidor pense no líder original”, diz Fabio Di Giammarco, diretor-presidente da Bacardí PUB – Paraguai, Uruguai e Brasil. “Não sabemos qual será a reação dos consumidores, e a próxima fase da campanha poderá ser determinada justamente por esta repercussão”, frisa.

Lançada em 2007, a bebida com sabor de maçã verde Bacardí Big Apple respondia por cerca de 10% das vendas da fabricante em 2010, quando sofreu alteração de embalagem, rótulo e fórmula. Caiu nas graças da juventude carioca que popularizou o drink que a mistura com refrigerante de limão e muito gelo. “O aroma da bebida combinou com o momento de diversão dos cariocas e, do Rio, se espalhou para Minas, São Paulo e diversas outras regiões do País”, comemora Di Giammarco.

Hoje, a marca representa 50% das vendas da Bacardí no Brasil e o País se transformou no segundo maior mercado mundial de rum saborizado para a companhia, atrás apenas dos Estados Unidos. O faturamento no Brasil cresceu 30% em 2012 e 50% em 2011. Para manter a onda, além de tentar barrar o avanço dos clones, a marca acaba de inaugurar um quiosque customizado na Praia de Copacabana e fechou a compra de uma das contas de apoiadores do Rock in Rio.

Veja um dos comerciais da campanha "Bem vindos imitadores": 

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