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Comunicação

Blackberry mostra outro lado de artistas

De Sabrina Sato a João Dória Jr., famosos têm seus outros lados escancarados na primeira campanha da marca de celulares criada exclusivamente para o Brasil


12 de abril de 2012 - 10h24

Em coletiva de imprensa realizada na quarta-feira 12, a RIM, fabricante dos aparelhos BlackBerry, anunciou sua primeira campanha exclusiva para o mercado brasileiro, criada pela Publicis Red Lion. A comunicação estreia na próxima semana com o mote “Qual é o seu outro lado?”.

Esta foi a solução encontrada pela agência e pela RIM para tirar o estigma de que os smartphones da marca servem apenas como ferramenta de trabalho, algo muito arraigado entre os consumidores brasileiros. “É uma classificação errática”, diz João Fernando Vassão, diretor geral da agência. “A loja de aplicativos da marca é muito completa, e o BBM (sistema de mensagens instantâneas) é uma febre entre adolescentes.”

Para ajudar a mudar a visão sobre a marca, cinco celebridades foram escaladas para mostrar seu “outro lado”. Os mais famosos são a apresentadora Sabrina Sato, que aparece dançando balé; e o ator Malvino Salvador, praticante de boxe. Completam o time Mari Moon, VJ da MTV, que aparece como uma dedicada cozinheira de cupcakes; o empresário João Dória Jr., como um futebolista nato; e o titã Tony Belotto, mostrando seu sólido trabalho como escritor. A criação é de Marcelo Amaro, Lincoln Ureshino e Marcelo Delboux – este, responsável também pela direção de criação. 

A escolha heterogênea de famosos busca atingir diferentes fatias de mercado: Sabrina e Malvino falam com o grande público. Mari Moon, com jovens, usuários em larga escala de smartphones. Dória ajuda a manter a força da marca entre executivos, e Belotto atende a um público maduro, mais intelectualizado. A campanha deve durar 90 dias, tendo início em mídia impressa e, depois, desdobramentos em 30 canais de TV a cabo e internet. Os filmes são da Brasileira Filmes, com direção de Ricardo Santini. A agência articulou um projeto especial com o jornal Folha de S. Paulo para a estreia em mídia: na segunda-feira 16, o primeiro caderno do jornal terá, na parte de veiculação publicitária, apenas anúncios da campanha.

A assinatura de todas as peças é “For fun. For work. For everything.” (Para diversão. Para trabalho. Para tudo.). A escolha de um slogan em inglês, segundo Vassão, reflete a presença global da marca. “E nosso consumidor está mais acostumado com a língua”, afirma. A campanha pode ser prorrogada de acordo com seu desempenho, e a empresa não descarta contratar novos artistas nos próximos meses.

Para Guillermo Gasparini, diretor de marketing da RIM no Brasil, “a ideia é atingir os distintos públicos atendidos pelos produtos BlackBerry, do adolescente ao executivo”. Ele acrescenta, ainda, que esta primeira campanha exclusiva para o mercado brasileiro mostra o protagonismo que o País vem ganhando dentro dos negócios da empresa. 

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