Brasil recebe edição inaugural do Ano da Criatividade
Iniciativa global da WCO mobilizará cidades, instituições e empresas em ações de criatividade

Lucas Foster, presidente do Comitê, no palco principal do Unlock CCXP (Crédito: Divulgação)
A Organização Mundial da Criatividade (WCO) anunciou que o Brasil será o primeiro País a sediar o Ano da Criatividade, iniciativa global que ocorrerá entre abril e novembro de 2026.
O calendário marca o período entre o Dia Mundial da Criatividade e Inovação, em 21 de abril, e o Dia Nacional da Criatividade, em 17 de novembro.
Entre os meses, cidades, instituições de ensino, empresas e organizações sociais serão convidadas a desenvolver projetos nas áreas de criatividade, educação, inovação, impacto social e desenvolvimento territorial.
A programação prevê ações gratuitas como formações, laboratórios criativos, eventos, exposições e iniciativas comunitárias, articuladas com parceiros locais e nacionais.
A edição de estreia terá coordenação do Comitê Nacional de Mobilização do Ano da Criatividade, liderado pela Rede Brasil Criativo, posicionando o país como centro internacional do tema em 2026.
Já a partir de 2027, o Ano da Criatividade passará a ser celebrado por outros países da rede global da WCO, em formato itinerante.