Assinar

Cannes: 4% mais inscrições e novo recorde

Buscar

Cannes: 4% mais inscrições e novo recorde

Buscar
Publicidade
Comunicação

Cannes: 4% mais inscrições e novo recorde

Há nada menos que 35.765 trabalhos de 92 países concorrendo aos Leões em 2013. Brasil participa com quase o mesmo número do ano passado: 3.476 peças


5 de junho de 2013 - 3h20

Cresceu 4% o número de inscrições de trabalhos concorrentes aos Leões do Festival Internacional de Criatividade de Cannes. A edição de 2013, a de número 60 do evento, que acontece entre os dias 16 e 22 de junho, tem a participação de nada menos que 35.765 projetos, de 92 países.

Trata-se de um novo recorde histórico, batendo os 34.301 inscritos por 87 países em 2012. Apesar do significativo número, a velocidade de crescimento do evento diminuiu, já que de 2011 para 2012 a alta no total de inscrições foi de 19%.

"Sessenta anos atrás, 187 filmes foram enviados para Veneza para o primeiro júri. É extraordinário pensar que em 2013 mais de 300 membros de júris irão julgar cerca de 36 mil peças. Mas, uma coisa continua a mesma ao longo dos anos: os vencedores irão representar o melhor do melhor, e mostrar o caminho a ser seguido pela criatividade em nossa indústria”, frisa Philip Thomas, CEO do Cannes Lions, em comunicado oficial.

Já o número de cases brasileiros concorrentes será quase o mesmo do ano passado. Com oscilação positiva de 1,7%, o País envia 3.476 trabalhos ao evento (57 a mais que em 2012), número que também significa novo recorde de inscrições do Brasil na história do evento. De 2011 para 2012 o crescimento das inscrições brasileiras também foi muito mais expressivo: 29%.

Em 2013, o Brasil é novamente o segundo maior competidor, atrás somente dos Estados Unidos, que inscreveu 6.078 peças. Em terceiro está o Reino Unido (2.671), seguido por Alemanha (1.994), França (1.454), Austrália (1.404), Índia (1.110), Canadá (1.106) e Japão (1.093).

Veja como as inscrições brasileiras estão divididas nas 16 áreas do Festival, e o comparativo com o que ocorreu no ano passado:
 

Área

2013

2012

Variação


Branded Content & Entertainment 

85

47

81%

Creative Effectiveness

2

4

-50%

Cyber

142

125

14%

Design 

247

225

10%

Direct

290

236

23%

Film 

109

174

-37%

Film Craft 

84

76

11%

Media 

251

252

-0,4%

Mobile 

98

63

56%

Outdoor 

820

766

7%

PR

92

85

8%

Press 

797

948

-16%

Promo & Activation 

312

273

14%

Radio 

108

120

-10%

Inovattion (*)

 17

 –

 –

Titanium & Integrated

22

25

-12%

TOTAL

3.476

3.419

1,7%

(*) Na nova área de Innovation, dos 17 projetos brasileiros inscritos, três entraram para o shortlinst, já divulgado (veja aqui).

Confira abaixo o quadro de inscrições globais por categoria:

 

wraps

 

Área

2013

2012

Variação

Branded Content & Entertainment Lions

968

800

21%

Creative Effectiveness Lions

120

92

30%

Cyber Lions

2627

2458

7%

Design Lions

2373

2182

9%

Direct Lions

2578

2357

9%

Film Lions

3125

3475

-10%

Film Craft Lions

2029

1721

17.9%

Innovation Lions (nova área)

270

Media Lions

3031

3247

-7%

Mobile Lions

1061

965

10%

Outdoor Lions

5613

4843

16%

PR Lions

1296

1130

15%

Press Lions

5711

6056

-6%

Promo & Activation Lions

2974

2674

11%

Radio Lions

1552

1784

-13%

Titanium & Integrated Lions

437

517

-15%

TOTAL

35.765

34.301

4.2%

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Fabricante do Ozempic, Novo Nordisk faz campanha sobre obesidade

    Fabricante do Ozempic, Novo Nordisk faz campanha sobre obesidade

    Farmacêutica escolhe a iD\TBWA para ação que envolve peças de out-of-home, mídias digitais e mensagens na TV paga

  • Papel & Caneta lista os 30 agentes de mudança do mercado em 2024

    Papel & Caneta lista os 30 agentes de mudança do mercado em 2024

    O coletivo também divulga 25 iniciativas, três a mais que a última edição, que transformaram a indústria da comunicação em 2024