Cannes: 4% mais inscrições e novo recorde
Há nada menos que 35.765 trabalhos de 92 países concorrendo aos Leões em 2013. Brasil participa com quase o mesmo número do ano passado: 3.476 peças
Há nada menos que 35.765 trabalhos de 92 países concorrendo aos Leões em 2013. Brasil participa com quase o mesmo número do ano passado: 3.476 peças
Alexandre Zaghi Lemos
5 de junho de 2013 - 3h20
Cresceu 4% o número de inscrições de trabalhos concorrentes aos Leões do Festival Internacional de Criatividade de Cannes. A edição de 2013, a de número 60 do evento, que acontece entre os dias 16 e 22 de junho, tem a participação de nada menos que 35.765 projetos, de 92 países.
Trata-se de um novo recorde histórico, batendo os 34.301 inscritos por 87 países em 2012. Apesar do significativo número, a velocidade de crescimento do evento diminuiu, já que de 2011 para 2012 a alta no total de inscrições foi de 19%.
"Sessenta anos atrás, 187 filmes foram enviados para Veneza para o primeiro júri. É extraordinário pensar que em 2013 mais de 300 membros de júris irão julgar cerca de 36 mil peças. Mas, uma coisa continua a mesma ao longo dos anos: os vencedores irão representar o melhor do melhor, e mostrar o caminho a ser seguido pela criatividade em nossa indústria”, frisa Philip Thomas, CEO do Cannes Lions, em comunicado oficial.
Já o número de cases brasileiros concorrentes será quase o mesmo do ano passado. Com oscilação positiva de 1,7%, o País envia 3.476 trabalhos ao evento (57 a mais que em 2012), número que também significa novo recorde de inscrições do Brasil na história do evento. De 2011 para 2012 o crescimento das inscrições brasileiras também foi muito mais expressivo: 29%.
Em 2013, o Brasil é novamente o segundo maior competidor, atrás somente dos Estados Unidos, que inscreveu 6.078 peças. Em terceiro está o Reino Unido (2.671), seguido por Alemanha (1.994), França (1.454), Austrália (1.404), Índia (1.110), Canadá (1.106) e Japão (1.093).
Veja como as inscrições brasileiras estão divididas nas 16 áreas do Festival, e o comparativo com o que ocorreu no ano passado:
Área |
2013 |
2012 |
Variação |
|
|||
Branded Content & Entertainment |
85 |
47 |
81% |
Creative Effectiveness |
2 |
4 |
-50% |
Cyber |
142 |
125 |
14% |
Design |
247 |
225 |
10% |
Direct |
290 |
236 |
23% |
Film |
109 |
174 |
-37% |
Film Craft |
84 |
76 |
11% |
Media |
251 |
252 |
-0,4% |
Mobile |
98 |
63 |
56% |
Outdoor |
820 |
766 |
7% |
PR |
92 |
85 |
8% |
Press |
797 |
948 |
-16% |
Promo & Activation |
312 |
273 |
14% |
Radio |
108 |
120 |
-10% |
Inovattion (*) |
17 |
– |
– |
Titanium & Integrated |
22 |
25 |
-12% |
TOTAL |
3.476 |
3.419 |
1,7% |
(*) Na nova área de Innovation, dos 17 projetos brasileiros inscritos, três entraram para o shortlinst, já divulgado (veja aqui).
Confira abaixo o quadro de inscrições globais por categoria:
Área |
2013 |
2012 |
Variação |
Branded Content & Entertainment Lions |
968 |
800 |
21% |
Creative Effectiveness Lions |
120 |
92 |
30% |
Cyber Lions |
2627 |
2458 |
7% |
Design Lions |
2373 |
2182 |
9% |
Direct Lions |
2578 |
2357 |
9% |
Film Lions |
3125 |
3475 |
-10% |
Film Craft Lions |
2029 |
1721 |
17.9% |
Innovation Lions (nova área) |
270 |
– |
– |
Media Lions |
3031 |
3247 |
-7% |
Mobile Lions |
1061 |
965 |
10% |
Outdoor Lions |
5613 |
4843 |
16% |
PR Lions |
1296 |
1130 |
15% |
Press Lions |
5711 |
6056 |
-6% |
Promo & Activation Lions |
2974 |
2674 |
11% |
Radio Lions |
1552 |
1784 |
-13% |
Titanium & Integrated Lions |
437 |
517 |
-15% |
TOTAL |
35.765 |
34.301 |
4.2% |
Compartilhe
Veja também
Fabricante do Ozempic, Novo Nordisk faz campanha sobre obesidade
Farmacêutica escolhe a iD\TBWA para ação que envolve peças de out-of-home, mídias digitais e mensagens na TV paga
Papel & Caneta lista os 30 agentes de mudança do mercado em 2024
O coletivo também divulga 25 iniciativas, três a mais que a última edição, que transformaram a indústria da comunicação em 2024