Cannes Predictions: metade da lista é dos EUA
Brasil tem dois cases entre os favoritos para Cannes, de acordo com lista anual da Leo Burnett
Cannes Predictions: metade da lista é dos EUA
BuscarCannes Predictions: metade da lista é dos EUA
BuscarBrasil tem dois cases entre os favoritos para Cannes, de acordo com lista anual da Leo Burnett
Felipe Turlao
8 de junho de 2011 - 11h18
Pelo 24º ano, a Leo Burnett lança um rolo com suas apostas para o Festival de Cannes. A metodologia da agência envolve análise dos outros eventos publicitários, além de consultora com experts do mercado. Desde 2009, a lista deixou de ser focada em comerciais, ampliando o foco para cases integrados e grandes ideias.
O Brasil se faz presente neste ano com dois cases. O primeiro é República Popular do Corinthians, da F/Nazca S&S para Nike, que conquistou o Blue Wave de Campanhas Integradas no Wave Festival de 2011. O outro na lista é “Carinho de Verdade”, da Monumenta de Brasília para o Conselho Nacional de Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, do Sesi, que incluiu a projeção “Abraço do Cristo” (leia mais aqui). No ano passado, nenhum case brasileiro foi apontado e, em 2009, somente "Cachorro-Peixe", da AlmapBBDO para Volkswagen, constou na lista (e acabou vingando, pois faturou o Leão de Ouro em Film Lions).
No total, peças de 14 países estão na lista, sendo que os Estados Unidos ficaram com 20 peças, metade do total. Reino Unido e Austrália vieram a seguir, com três peças, seguidos por Brasil, Suécia e Holanda, com dois (a Holanda está presente com os cases “The Entrance” para Heineken, e “Write the Future” para Nike, ambos da Wieden+Kennedy). Também foram citados no Cannes Predictions trabalhos de Alemanha, Espanha, Hong Kong, França, Índia, Nova Zelândia, Argentina e África do Sul.
As agências mais destacadas foram Wieden+Kennedy, com quatro trabalhos, mesmo número das redes Saatchi&Saatchi e Leo Burnett, somando diversos escritórios (incluindo F/Nazca no caso da primeira). Vale ressaltar o desempenho da Chris Milk & Radical Media, que teve dois trabalhos, assim como a R/GA, Droga 5, Mother, BBDO e Ogilvy (essas duas com dois escritórios distintos cada). A rede DDB ficou à frente, com três indicados.
Dentro os anunciantes, destaque para Nike, que teve três campanhas na lista, criadas por Wieden+Kennedy, F/Nazca S&S e R/GA. Além disso, vale mencionar o Google, com ações da Chris Milk e da BBH, e Volkkswagen, com DDB Estocolmo e Deutsch.
Confira a lista completa com os 40 cases:
1) Heineken “The Entrance” – Wieden + Kennedy, Amsterdã, Holanda
2) Target “Kaleidoscopic Fashion Spectacular” – Mother, Nova York, EUA
3) T-Mobile “Welcome Back” – Saatchi & Saatchi, Londres, Reino Unido
4) Ikea “Cats” – Mother, Londres, Reino Unido
5) Carlton Draught “Slo Mo” – Clemenger BBDO, Melbourne, Austrália
6) Diesel “A Brief History” – Santo, Londres, Reino Unido
7) World Wildlife Foundation “Save as WWF” – Jung von Matt, Hamburgo, Alemanha
8) Nike – Football “Write the Future” – Wieden + Kennedy, Amsterdã, Holanda
9) Gatorade “Replay – Season 2+3” – TBWA\Chiat\Day, Los Angeles, EUA
10) Volkswagen – Passat “The Force” – Deutsch, Los Angeles, EUA
11) Sony PlayStation – DC Universe “Mr. Lee” – Leo Burnett, Madri, Espanha
12) FedEx “Exchange Student” – BBDO, Nova York, EUA
13) Shangri-La Hotels “It’s In Our Nature” – Ogilvy, Hong Kong, China
14) Tipp-Ex “A Hunter Shoots a Bear” – Buzzman, Paris, França
15) Google Creative Lab / Arcade Fire “The Wilderness Downtown” – Chris Milk & @radical.media, EUA
16) Coca-Cola – Burn Energy Drink “Ride” – Publicis Mojo, Sidney, Austrália
17) Nike – Basketball “The Film Room” – R\GA, Nova York, EUA
18) Leo Burnett India “The Gandhi Font” – Leo Burnett, Mumbai, Índia
19) Berghs School “Don’t Tell Ashton” – Berghs School, Estocolmo, Suécia
20) Innovative Thunder “Pay With a Tweet” – R\GA, Nova York, EUA
21) Old Spice “Response Campaign” – Wieden + Kennedy, Portland, EUA
22) Puma “After Hours Athlete” – Droga5, New York, EUA
23) Diageo – Bundaberg Rum “Favourable Lie” – Leo Burnett, Sidney, Austrália
24) New Zealand Lotto “Lucky Dog” – DDB, Auckland, Nova Zelândia
25) Domestic Violence Hotline “Mercy Street” – Y&R, Nova York, EUA
26) Carinho de Verdade “The World’s Biggest Hug” – Monumenta, Brasília, Brasil
27) Overturn Prop 8 “Devin & Glenn” – Saatchi & Saatchi, Nova York, EUA
28) Logitech Revue With Google TV “Ivan Cobenk” – Goodby Silverstein & Partners, São Francisco, EUA
29) Allstate “Teen Driver” / “GPS” / “Douglas Fir” – Leo Burnett, Chicago, EUA
30) Bolthouse Farms “Baby Carrots” – Crispin Porter + Bogusky, Boulder, EUA
31) BGH Air Conditioners “Big Noses” – Del Campo Nazca Saatchi & Saatchi, Buenos Aires, Argentina
32) 4th Amendment Wear “Metallic Ink Undertones” – 4th Amendment Wear, Boulder, EUA
33) Nike “Republica Popular do Corinthians” – F/Nazca Saatchi & Saatchi, São Paulo, Brazil
34) IBM “Watson” – Ogilvy & Mather, Nova York, EUA
35) Google – Chrome Browser “Chrome Speed Tests” – BBH & Google Creative Labs, Nova York, EUA
36) Volkswagen – Fun Theory “Speed Camera Lottery” – DDB, Estocolmo, Suécia
37) Drive Dry “They’d Love To Meet You” – Fox P2, Cidade do Cabo, África do Sul
38) Johnny Cash – American IV “The Johnny Cash Project” – Chris Milk & @radical.media, EUA
39) Chrysler – Chrysler 200 “Born In Fire” – Wieden + Kennedy, Portland, EUA
40) Bing / Jay-Z “Decode Jay-Z With Bing” – Droga5, Nova York, EUA
Compartilhe
Veja também
O que estaria por trás da saída de lideranças da AKQA
Depois da saída repentina de Ajaz Ahmed, fundador e CEO global, outras 11 lideranças decidiram encerrar suas trajetórias na agência
Alok protagoniza nova fase de “A gente se importa”, do BB
Campanha, criada pela WMcCann, coloca DJ para interagir com a Grande Árvore do BB, criação tecnológica que combina inteligência artificial, mundo real e design futurista