Chester e Moya vencem concurso do Google
Criativos da Africa foram premiados no Creative Sandbox Brief 2.0
Criativos da Africa foram premiados no Creative Sandbox Brief 2.0
Meio & Mensagem
4 de dezembro de 2013 - 12h05
O Google Brasil apresentou na terça-feira, 3 , a ideia vencedora da segunda edição do Google Creative Sandbox Brief 2.0, concurso que premia as melhores ideias vindas de profissionais da publicidade. O grande vencedor da noite foi o projeto Educação Nota 10 desenvolvido por Augusto Moya e Ricardo Chester, ambos da agência Africa. O trabalho tem o objetivo de aumentar o número de doadores fixos do Instituto Ayrton Senna divulgando no YouTube uma campanha que pedirá a doação das pessoas e irá sugerir ao Banco Central a criação de uma nota de R$ 10 que teria estampado o rosto de Ayrton Senna. Com apenas R$ 10 reais, o instituto alfabetiza uma criança por ano.
O segundo lugar ficou com Eleições XXX, de Samuel Normando, da Wunderman. E a terceira colocação foi para a campanha Do Fim ao Começo, de Dió Wanderly e Nicolas Vendramini, da agência LiveAd. Além desses três cases, mais três campanhas fizeram parte do shortlist.
Nesta segunda edição os criativos foram convidados a desenvolver projetos tendo como temas: empreendedorismo, eleições e responsabilidade social. Eles deveriam produzir campanhas para o YouTube direcionadas as organizações não governamentais: Instituto Ayrton Senna, Endeavor Brasil e Eleições Limpas. No total, 300 projetos foram inscritos.
O júri foi composto por 17 criativos, entre representantes da Miami Ad School e diretores, sócios e vice-presidentes de agências, além de voto popular, por meio de +1’s no Google+.
Augusto Moya e Ricardo Chester terão a campanha Educação Nota 10 produzida por parceiros do Google e veiculada pelo YouTube. A companhia está disponibilizando uma verba de R$250 mil para a produção do projeto e mais R$100 mil investidos em mídia. Os dois ganharam um treinamento de um dia de branding digital, no Brand Labs, localizado na sede global do YouTube, em San Bruno, nos Estados Unidos.
De acordo Julio Zaguini, diretor de relacionamento de agências com o Google, eventos como esse são importantes para aproximar a companhia das agências e dos criativos. “O criativo vai poder usar melhor a sua ideia se ele souber que existe uma ferramenta para o que ele precisa”, explica. Ele diz que ficou surpreendido pelo número de bons projetos e pelo conhecimento dos participantes sobre os recursos disponíveis no YouTube
R/GA se remodela
Além de anunciar os vencedores do concurso, o Google trouxe ainda Bob Greenberg, fundador e chairman da R/GA (uma das agências do Google), para contar sobre algumas estratégias vencedoras da agência digital fundada em 1977. Ele mostrou cases como Nike+ Fuelband, TIM Beta (da R/GA Brasil), Google Wallet, entre outros.
Greenberg ressaltou o importante papel que a agência tem desempenhado na construção de campanhas e até mesmo na criação de produtos, entretanto, explicou que para os próximos anos a R/GA deve redesenhar o seu próprio modelo e investir mais em contar histórias. “Acredito que os trabalhos de storytelling vêm se sobressaindo no quesito falar com o consumidor, por isso estamos investindo em contratações para formar uma equipe de criativos e redatores no nosso escritório de Los Angeles, que tem mais proximidade com a indústria do cinema”, conta Greenberg. Ele aposta que esta é a grande tendência para os próximos anos.
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