Conar julga processos contra Fiat e Minuano

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Comunicação

Conar julga processos contra Fiat e Minuano

Conselho se reuniu esta semana em São Paulo para deliberar sobre doze processos


31 de julho de 2014 - 9h09

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) se reuniu nesta semana para julgar doze casos entre recursos e representações. Cinco campanhas tiveram recomendação de alteração por unanimidade e o conselho também votou pela sustação de duas campanhas.

Entre as campanhas que devem ser alteradas, está a de Palio Fire, da Fiat, cujo slogan é “O Carro mais barato do Brasil”, criada pela Agência Fiat. A denúncia foi feita por alguns consumidores que indicavam que a própria montadora fabricava outro carro mais barato, o Mille. No entanto, a Fiat respondeu que a produção do Mille já havia sido descontinuada, e por isso o Palio seria o veículo de menor valor. No entender dos membros do Conar, a mensagem precisa ser mais clara no comercial e, portanto deve ser alterada. O filme já não está mais no ar no YouTube.

Outra campanha que terá de sofrer modificações é a de Minuano, intitulada “Melhor de verdade”, criada pela WMcCann. A representação partiu da Unilever que questionou a real superioridade do produto. No entender do Conar, é possível fazer afirmações absolutas em uma campanha, desde que haja comprovação justificada, como por exemplo, por meio de uma pesquisa realizada por instituto, ranking, entre outros. Na primeira instância os conselheiros do Conar votaram pelo arquivamento da denúncia, já que no filme de 30 segundos essa afirmação era justificada. No entanto, o filme de 15 segundos e as peças impressas não explicitavam o teor da afirmação e devem ser alteradas.  (Veja o filme de 30 segundos abaxo).

Já entre as campanhas sustadas, está o anúncio da Vaneliz Box, empresa de armazenagem de objetos de São José dos Campos. Uma consumidora da cidade fez a denúncia para o Conar sobre o filme que mostra um sujeito que amarra, embala a sogra e a envia para ser armazenada pela empresa. A Vaneliz já havia sido notificada pelo órgão, mas não respondeu, e agora deve retirar o comercial. 

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