Meio & Mensagem
16 de outubro de 2015 - 5h17
O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) determinou, com decisão baseada em sua última reunião do dia 15 de outubro, que a Sadia suspenda o comercial “Ode à comida”, criado pela F/Nazca e lançado em agosto.
O órgão julgou com base em uma denúncia feita pela concorrente Vigor, que distribui no Brasil a manteiga dinamarquesa Lurpak. A marca estrangeira utilizou técnica de filmagem semelhante em uma campanha lançada em abril de 2013. Os conselheiros do Conar entenderam que o filme traz “semelhança demasiada” considerando o contexto.
Em nota, a F/Nazca discordou da decisão do Conar. "Vamos recorrer até a última instância, se necessário. Ninguém é proprietário de uma técnica de filmagem, por isso a decisão está absolutamente equivocada e abre um perigoso precedente".
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Guerra dos presuntos
A suspensão do vídeo da Sadia é mais um capítulo da apelidada “guerra dos presuntos” envolvendo as marcas da BRF e JBS e que ganhou visibilidade no primeiro semestre com a Sadia entrando na Justiça pedindo a suspensão de um comercial da Seara.
A disputa também foi travada no Conar que, em julho, acatou a denuncia da Seara e pediu que a Sadia alterasse seu comercial “atendente gato”.
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