Conar suspende campanha do PedidosJá
Concorrente do aplicativo de delivery, iFood entrou em ação no órgão acusando a empresa de plágio em sua comunicação
Concorrente do aplicativo de delivery, iFood entrou em ação no órgão acusando a empresa de plágio em sua comunicação
Bárbara Sacchitiello
25 de novembro de 2015 - 6h38
Atualizada em 26/11, àas 11h23
Desde essa terça-feira, 24, o aplicativo PedidosJá não pode mais exibir sua campanha televisiva, cujo filme é estrelado pela humorista Dani Calabresa.
O Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar) concedeu uma liminar pedindo a sustação imediata da exibição da campanha em resposta ao processo 219/15, iniciado pelo iFood, outro aplicativo de delivery de restaurantes, lanchonetes e bares, e pela sua agência de publicidade, a NBS.
De acordo com o Conar, o iFood alega que os comerciais do Pedidos Já, criados pela agência We, seriam um plágio de sua campanha publicitária. Lançado há mais de um mês, os filmes do PedidosJá fazia um trocadilho com os sobrenomes de Calabresa em situação de um pedido de pizza pelo telefone. Antes disso, a iFood também exibiu uma campanha na qual brincava com os enganos decorrentes dos pedidos por telefone. Nele, o humorista Fábio Porchat conversava com Judite, atendente de uma pizzaria e personagem já famosa em outros de seus vídeos. Assista aos comerciais das duas empresas:
Por alegar que a continuidade da exibição do comercial do Pedidos Já poderia prejudicar o iFood, autor do processo, o Conar emitiu, por meio de um seus relatores, a liminar imediata de sustação. O caso ainda será julgado na reunião de ética do Conselho, cuja data ainda não foi definida.
Procuradas, NBS e We, responsáveis pelo atendimento dos dois anunciantes, ainda não se pronunciaram sobre o caso.
Compartilhe
Veja também
Fabricante do Ozempic, Novo Nordisk faz campanha sobre obesidade
Farmacêutica escolhe a iD\TBWA para ação que envolve peças de out-of-home, mídias digitais e mensagens na TV paga
Papel & Caneta lista os 30 agentes de mudança do mercado em 2024
O coletivo também divulga 25 iniciativas, três a mais que a última edição, que transformaram a indústria da comunicação em 2024