Conta da Z+, Habib?s flerta com Publicis
Ao fazer concorrência por maior campanha do ano, cliente deixa incerto o futuro de seu relacionamento com as agências
Ao fazer concorrência por maior campanha do ano, cliente deixa incerto o futuro de seu relacionamento com as agências
Felipe Turlao
27 de agosto de 2012 - 5h15
Para desenvolver sua maior campanha deste ano, o Habib’s não recorreu à agência Z+, que o atende desde o início do ano passado, em segunda passagem da conta pela casa. Preferiu abrir concorrência para este job específico, que divulga seu carro-chefe em vendas, a esfiha de carne. A disputa foi vencida pela Publicis e a campanha estreou na semana passada (veja aqui).
O fato de o anunciante ter optado por outra agência que não sua parceira habitual pode ser indício de futura mudança no atendimento à conta. A entrega do job para a Publicis ocorre meses após as saídas dos sócios brasileiros da Z+: Zezito Marques da Costa e Alan Strozenberg. Eles venderam os 30% de ações que ainda mantinham na agência para o Grupo Havas (leia mais aqui).
Um dos elos que facilitou a aproximação entre Publicis e Habib’s foi o diretor de criação Leo Macias, que em março do ano passado chegou à agência vindo exatamente da Z+, onde havia participado do desenvolvimento de importantes campanhas para o anunciante.
A Z+ foi a primeira agência externa do Habib’s. Atendeu a conta por quatro anos entre 2003 e meados de 2007, quando o anunciante realizou uma conturbada concorrência, disputada por Giovanni+DraftFCB, Talent e W/Brasil. O processo gerou controvérsia após algumas agências convidadas, como a F/Nazca S&S e a Lew’Lara, terem resolvido não participar alegando que o cliente exigia a devolução da bonificação por volume (BV), paga pelos veículos às agências, e a divisão com a house PPM da comissão sobre veiculação. Na época, o anunciante garantiu que as informações não estavam corretas. Nos bastidores do mercado, circulou que, após a repercussão negativa, o Habib’s teria recuado.
A Giovanni+DraftFCB venceu a concorrência de 2007, mas em novembro de 2010 abriu mão do cliente, alegando publicamente que a conta era “conflitante com a filosofia e a estratégia da agência para os próximos anos”.
Em fevereiro de 2011 o Habib’s voltou para a carteira de clientes da Z+, pois a agência continuou mantendo relacionamento com o cliente mesmo após a perda da marca para a Giovanni+DraftFCB. Neste interim, a Z+ conquistou em junho de 2009 a verba de publicidade de Ragazzo, fast food italiano do Grupo Alsaraiva, que também controla o Habib’s.
Apesar do relacionamento com agências, o Habib’s continua mantendo sua house agency PPM, que, oficialmente, cuida de demandas internas e questões de produção.
Segundo o ranking Agências & Anunciantes, a verba de mídia do Habib´s não para de diminuir. Depois de crescer 160% em 2009, atingindo R$ 55 milhões, o volume diminuiu 20% em 2010, fechou com R$ 44 milhões. No ano passado, após nova queda de 77%, o anunciante somou investimento em compra de mídia de R$ 10 milhões.
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