D&AD: Almap, Ogilvy e Leo com ?bons clientes?
Volkswagen, Unilever e Associação de Transplantes fazem a diferença para as três agências brasileiras mais premiadas na edição 2014 do festival britânico
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Felipe Turlao
28 de abril de 2014 - 2h41
O D&AD Awards realizou nesta semana em Londres os júris que definiram os cases “in-book” e “nomination”, sendo que os qualificados nesta segunda categoria concorrem agora aos Yellow Pencils e ao desejado Black Pencil – que serão revelados em 22 de maio. Os “in-book” garantiram menção no Anuário do D&AD.
As agências brasileiras conquistaram 37 prêmios do total de 683 que foram entregues nas 24 categorias do festival, o que representa 5,5% do total. Onze desses cases tiveram a graduação “nominated” (do total mundial de 202), contra 26 “in-book”. No ano passado, o Brasil havia obtido 29 prêmios.
A organização do festival elogiou o rendimento brasileiro, chamando atenção para o aumento de prêmios, mas também para a variedade de categorias em que eles foram conquistados: 13.
Clientes puxam agências
A Leo Burnett Tailor Made conquistou oito prêmios, sendo duas nominações e seis “in-book”. O destaque foi o case “Enterro do Bentley” de Chiquinho Scarpa, para a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, com duas nominações e um in-book, embora a campanha impressa “Letters: F, N, R” tenha garantido nada menos que cinco in-books.
Já a Ogilvy conquistou sete prêmios, embora tenha a vantagem de ter obtido quatro “nominations” e dois “in-book” para “Retratos da Real Beleza”, criado para Unilever. O outro prêmio, também “in-book”, foi para o anúncio “Israel”, para Médicos Sem Fronteiras.
A AlmapBBDO conquistou sete prêmios e deve a maior deles à Volkswagen: as campanhas de mídia impressa “Placas”, “Serviços autorizados”, “Mais tempo para pensar” e “Apresentando” ganharam in-book e a série de comerciais “Sala”, “Closet” e “Banheiro” (comercial) faturou um “nomination”. Os outros prêmios foram com “Cachorros” para Effem e “Dor de cabeça”, para Bayer.
Os quatro nominations da Ogilvy, os dois da Leo Burnett e o da AlmapBBDO se somam a outros quatro obtidos por agências brasileiras. Dois deles são da JWT, com a campanha “Superfórmula contra o câncer”, e o terceiro para “Dia da mentira”, da Africa para Folha, e o quarto para a Grey, com “Campo devastado”, para WWF.
Desta forma, o ranking de agências por total de prêmios (independente da graduação) fica desta forma:
Leo Burnett Tailor Made 8 (2 nomination e 6 in-book)
Ogilvy 7 (com a vantagem de ter 4 nomination e 3 in-book)
AlmapBBDO (1 nomination e 6 in-book)
JWT (2 nomination e 1 in-book)
AgênciaClick Isobar (3 in-book)
Grey (1 nomination e 1 in-book)
Loducca (2 in-book)
Africa (1 nomination)
Borghi/Lowe (1 in-book)
FCB (1 in-book)
Greco Design (1 in-book)
Y&R (1 in-book)
Na competição entre países, o Brasil, com seus 37 prêmios, fica atrás do Reino Unido (179), Estados Unidos (118) e França (48). Ficaram perto Japão e Austrália, com 35 prêmios cada. Vale a pena destacar forças emergentes como a Índia, que sai do D&AD com 25 prêmios, Cingapura, com 18 e Tailândia, com 15. Países com rendimento melhor em outros festivais. Outros com pouca ou nenhuma tradição, como Vietnã (2), Guatemala, Líbano e Hong Kong (todos com 1) conseguiram pontuar no D&AD deste ano.
Agora, os 202 trabalhos consagrados com “nominated” concorrem ao Yellow Pencil e ao Black Pencil, que serão revelados em 22 de maio. Geralmente entregue para poucos cases considerados verdadeiramente “outstanding” – no ano passado, a honraria coube a “Dumb Ways to Die”, da McCann para Metrô Melbourne, “Meet the Superhumans”, criado pela house do Channel 4 para divulgar os Jogos Paralímpicos, para a tocha olímpica dos Jogos Olímpicos de Londres e para o site do governo do Reino Unido.
Graduação
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Agência
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Cliente
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Case
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Categoria
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In Book
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Greco Design
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Greco Design
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O que as Vandas Não Contam
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Entire Newspapers
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In Book
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Loducca
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BR Malls
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A Loja Vazia
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Innovative Media
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In Book
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Leo Burnett Brasil (Leo Burnett Tailor Made)
|
Fiat
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Letters: F
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Typography for Advertising
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In Book
|
Leo Burnett Brasil (Leo Burnett Tailor Made)
|
Fiat, –
|
Letters: F, N, R
|
Typography for Design
|
In Book
|
Y&R Sao Paulo
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Honda
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Maze
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Poster Advertising Campaigns
|
In Book
|
AlmapBBDO
|
Volkswagen Do Brasil
|
Signs
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Poster Advertising Campaigns
|
In Book
|
Leo Burnett Brasil (Leo Burnett Tailor Made)
|
Fiat
|
Letters: R
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Press Advertising
|
In Book
|
Leo Burnett Brasil (Leo Burnett Tailor Made)
|
Fiat
|
Letters:N
|
Press Advertising
|
In Book
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AlmapBBDO
|
Bayer
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Headache
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Press Advertising Campaigns
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In Book
|
Leo Burnett Brasil (Leo Burnett Tailor Made)
|
Fiat
|
Letters: F, N, R
|
Press Advertising Campaigns
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In Book
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AlmapBBDO
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Volkswagen
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Authorized Services
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Press Advertising Campaigns
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In Book
|
Giovanni + DRAFTFCB
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Nivea
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SolarAd Charger
|
Inserts & Wraps for Press Advertising
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In Book
|
Ogilvy & Mather Brazil
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Doctors Without Borders
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Israel
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Press Advertising
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In Book
|
Ogilvy & Mather Brazil
|
Unilever
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Real Beauty Sketches
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Press Advertising Campaigns
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In Book
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AlmapBBDO
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Effem
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Dogs
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Press Advertising Campaigns
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In Book
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AlmapBBDO
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Volkswagen Do Brasil
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More Time To Think
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Press Advertising Campaigns
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In Book
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Borghi/Lowe Brasilia
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Unilever
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Optical Illusion
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Press Advertising Campaigns
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In Book
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Leo Burnett Brasil (Leo Burnett Tailor Made)
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Brazilian Association of Organ Transplantation
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Bentley Burial
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Direct Response/Ambient
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In Book
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AgênciaClick Isobar
|
Fiat
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Fiat Live Store
|
Digital Tools & Utilities
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In Book
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AgênciaClick Isobar
|
Fiat
|
Fiat Live Store
|
Websites
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In Book
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AgênciaClick Isobar
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Sky
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#SKYREC
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Digital Tools & Utilities
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In Book
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Loducca
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BR Malls
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A Loja Vazia
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Brand Experience & Environments
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In Book
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Ogilvy & Mather Brazil
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Unilever
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Real Beauty Sketches
|
Brand Experience & Environments
|
In Book
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Grey
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WWF
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DEFORESTED FIELD
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Brand Expression in Moving Image
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In Book
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AlmapBBDO
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Volkswagen Do Brasil
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Unintroducing
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Writing for Press & Poster Advertising
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Nomination
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Africa
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Folha de S. Paulo Newspaper
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Fool’s Day
|
Magazine & Newspaper Front Covers
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Nomination
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Ogilvy & Mather Brazil
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Unilever
|
Real Beauty Sketches
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Integrated
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Nomination
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Leo Burnett Brasil (Leo Burnett Tailor Made)
|
ABTO – Brazilian Association of Organ Transplantation, –
|
Bentley Burial
|
Earned Media Campaigns
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Nomination
|
Leo Burnett Brasil (Leo Burnett Tailor Made)
|
Brazilian Association of Organ Transplantation
|
Bentley Burial
|
Ambient
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Nomination
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Ogilvy & Mather Brazil
|
Unilever
|
Real Beauty Sketches
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Advertising & Marketing Communications
|
Nomination
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AlmapBBDO
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Volkswagen Do Brasil
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Living Room/ Closet/ Bathroom
|
TV Commercial Campaigns
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Nomination
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Ogilvy & Mather Brazil
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Unilever
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Real Beauty Sketches
|
Cinema Commercials 121-240 seconds
|
Nomination
|
Grey
|
WWF
|
Deforested Field
|
Direct Response/TV & Cinema Advertising
|
Nomination
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Ogilvy & Mather Brazil
|
Unilever
|
Real Beauty Sketches
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Online Branded Films
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Nomination
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JWT Brasil
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A.C.Camargo Cancer Center
|
Superformula to fight cancer
|
Brand Experience & Environments
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Nomination
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JWT Brasil
|
A.C.Camargo Cancer Center
|
Superformula to fight cancer
|
Packaging Design
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