Film Brazil traz convidados para Copas
Projeto que enaltece Brasil como polo de produção audiovisual marcará presença no Festival de Cannes pelo 11º ano consecutivo
Projeto que enaltece Brasil como polo de produção audiovisual marcará presença no Festival de Cannes pelo 11º ano consecutivo
Isabella Lessa
14 de maio de 2013 - 12h22
Por Isabella Lessa
Presente no Festival Internacional de Criatividade de Cannes pelo 11º ano consecutivo, o projeto Film Brazil apresenta neste ano a campanha “Get Ready to Shoot”, com o objetivo de trazer os profissionais estrangeiros que produziram no Brasil durante o período pré-Copa do Mundo para assistirem os jogos no País em 2014, além de comemorar o trabalho de produtoras associadas. A iniciativa é da Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (Apro), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Durante os últimos anos, o projeto vem apresentando o Brasil como uma opção qualificada para receber produções publicitárias estrangeiras. Porém, com o crescimento do mercado interno e a projeção internacional do País no exterior, o Film Brazil quer agora promover a capacidade técnica e criativa do País em produções audiovisuais.
Segundo dados da Apro, em 2012 o setor de produção audiovisual publicitária registrou 16 mil títulos nacionais na Ancine, que movimentaram aproximadamente R$ 3,6 milhões. “O ano de 2012 foi uma surpresa. Oitenta por cento das produtoras associadas conseguiram realizar projetos que foram utilizados no mercado nacional e internacional”, afirma Leyla Fernandes, presidente da Apro.
Em Cannes, o Film Brazil apresentará o conceito “Get Ready to Shoot”, idealizado pela Zebra de Luxe. É uma brincadeira com o duplo sentido da palavra “shoot”, que pode significar “chutar” e “filmar”. A campanha agrega o tradicional lounge na Plage Goeland, na Croisette, dedicado ao networking entre criativos e compradores de serviços de produção internacionais, além de uma exposição dos principais filmes brasileiros premiados durante as seis décadas de Cannes, realizada em parceria com o Estadão, representante oficial do Cannes Lions no Brasil.
A divulgação do projeto se dará através de um de um hotsite e páginas no Facebook e Twitter, além de banners, kits e flyers. Quatro profissionais de agências e produtoras internacionais serão convidados para as Copas das Confederações e do Mundo, a fim de promover o Film Brazil Experience. As presenças confirmadas são Sam Baerwald, diretor de produção de filme da 72andSunny; Elissa Singstok, produtora executiva da Wieden+Kennedy de Amsterdã e jurada deste ano em Film Craft; Rowel Samuel, diretor de produção integrada da Energy BBDO; e Jeff Ferro, vice-presidente e diretor de produção da Pereira & O’Dell.
Um filme de três minutos será exibido durante o festival. Segundo Fernandes, a animação comunica, de maneira simpática e sucinta, quesitos burocráticos, como leis e vistos, e explica o que é o projeto Film Brazil. Em complemento, uma cartilha em inglês e português estará disponível no site. “Quando as agências internacionais veem a explicação, entendem que é mais fácil trabalhar dentro das regras”, diz a presidente.
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