Forcom se reúne e fortalece união
?A indústria da comunicação se vê mais forte ao caminhar junta?, afirma Dalton Pastore, presidente do fórum
?A indústria da comunicação se vê mais forte ao caminhar junta?, afirma Dalton Pastore, presidente do fórum
Felipe Turlao
12 de novembro de 2014 - 7h41
Em uma reunião de três horas que envolveu 48 representantes das principais entidades da indústria da comunicação, realizada nesta quarta-feira, 12, o Fórum Permanente da Indústria da Comunicação (Forcom) ocupou boa parte do tempo para entender o ano de 2014 e traçar suas expectativas sobre o mercado para 2015.
A sensação de todos durante o encontro foi de que, especialmente em períodos de dificuldades na economia, fica clara a importância da união entre as entidades da indústria de comunicação. “O sentimento que mais nos inspirou foi a convicção de que somos mais fortes quando adotamos o discurso de estarmos juntos e de sermos uma indústria, representada pela Forcom”, afirma Dalton Pastore, presidente do fórum.
Além do fortalecimento dos laços do setor sob a coordenação do Forcom, as principais pautas da reunião foram liberdade de expressão comercial, publicidade infantil e andamentos do V Congresso Brasileiro da Indústria da Comunicação – Luiz Lara, que presidiu o evento em 2012, fez uma explanação sobre as evoluções práticas e conceituais desde então.
Um dos convidados sugeriu ao mercado começar a pensar na realização do VI Congresso, provavelmente em 2017, já que 2016 terá muitos eventos, incluindo os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. As constantes mudanças que afetam o mercado de comunicação faz com que seja necessário discutir muitos pontos na indústria. “Não é fácil fazer um congresso. Em 2012, começamos a discutir os temas nove meses antes e fizemos inúmeras reuniões em diversos lugares do país”, pontua.
Outra novidade da reunião do Forcom é que a Associação Brasileira de Pesquisadores de Mercado, Opinião e Mídia (ASBPM) se propôs a fazer um levantamento junto às 40 entidades do fórum para entender a importância de cada uma, quais os temas que trazem preocupações para elas e expectativas da categoria em relação à economia. Com as informações cruzadas, será possível levantar temas comuns entre as entidades e ampliar a união e força de representatividade em torno de determinadas bandeiras.
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