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Comunicação

Live Marketing: o saldo do 1º Congresso

Confira as teses, recomendações e conquistas das agências promocionais ao término do primeiro congresso para discutir rumos do setor


31 de julho de 2013 - 11h58

O 1º Congresso de Live Marketing, iniciativa da Associação de Marketing Promocional (Ampro) para unir o mercado e propor mudanças que fortaleçam ao setor, chegou ao fim na noite de terça-feira 30 com conquistas importantes – e promessas de mudanças que podem mexer com as agências e fornecedores especializados em promoção.

A principal conquista da entidade presidida por Kito Mansano foi costurar um acordo com a Caixa Econômica Federal que flexibilizará o processo de aprovação de promoções comerciais. Até o final deste ano, o banco tornará online a autorização e a concessão de certificados. Com isso, a duração dos trâmites – que já foi de até 40 dias – passará dos atuais 20 dias para uma semana.

A mudança foi anunciada dias depois da promulgação da Portaria 422/13 que, apesar de receber críticas de setores da indústria de comunicação, foi definida pela Caixa como uma reinterpretação da lei que rege as promoções comerciais (originalmente decretada no início da década de 1970) à luz das inovações tecnológicas mais recentes, como redes sociais e aplicativos mobile. 

Recomendações e Teses
Outro movimento importante foi a definição, por parte dos quatro comitês executivos criados para o Congresso, de teses e recomendações para melhorar o ambiente de negócios entre anunciantes e agências, além de propor melhorias nas condições de trabalho das promocionais.

O comitê “Live Marketing”, presidido por Marcel Sacco, sócio-presidente da Holding Clube, definiu práticas para consolidar e fortalecer a categoria.

O comitê “Legislação e Tributação”, presidido pelo advogado Paulo Focaccia, assessor jurídico da Ampro, priorizou: o combate à bitributação à qual o mercado está sujeito; mudanças para melhorar e agilizar a aprovação de promoções comerciais (supracitados); e medidas para dar mais segurança aos eventos.

O comitê “Relação Sustentável entre Cliente e Agência”, presidido por Célio Ashcar Junior, sócio e CEO da Mix Brand Experience, propôs mudanças para coibir as concorrências predatórias, as desvantagens decorrentes das duras negociações dos departamentos de compras de grandes anunciantes e os prazos dilatados para recebimento de valores referentes a projetos já executados.

Já o comitê “Evolução do Mercado e Pesquisa”, presidido por Marcelo Heidrich, sócio da Ponto de Criação, defendeu mudança de posicionamento das agências promocionais a fim de que sejam vistas não só como meras executoras de projetos e possam ter papel mais estratégico junto aos seus clientes.

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