Alexandre Zaghi Lemos
13 de julho de 2018 - 9h39
Faleceu na madrugada desta sexta-feira, 13 de julho, o publicitário Ivan Pinto. Ele tinha 87 anos e estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O velório acontecerá neste sábado, 14 de julho, das 9hs às 14hs, na Funeral Home, rua São Carlos do Pinhal, 376, no bairro da Bela Vista, na capital paulista, de onde o corpo seguirá para o Crematório de Vila Alpina.
Com mais de 60 anos dedicados ao mercado publicitário, ele foi presidente da Lintas, quando a agência era uma das maiores do mercado nacional, e em sua atuação institucional presidiu o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) e a Associação Brasileira de Agências de Propaganda (Abap).
Ivan Pinto nasceu em 15 de dezembro de 1930 no Rio de Janeiro, onde se formou em Direito pela Pontifícia Universidade Católica. Depois disso, se especializou em Comunicação e Marketing pela Universidade de Chicago, nos Estados Unidos.
Sua carreira na publicidade começou na área de atendimento em 1954 na Grant Advertising e depois na Standard, na J. Walter Thompson e na Lintas. Em 1961, passou a trabalhar em um dos maiores anunciantes brasileiros da época, a Gessy Lever, como gerente de marketing e de propaganda. Em 1966, ainda na empresa, foi promovido e transferido para Nova York, onde ficou responsável pelo marketing da Lever Brothers por um ano.
Em 1967 voltou a Brasil e as agências de publicidade, como diretor de atendimento da Lintas. Dez anos depois, assumiu a presidência da Proeme, recém-adquirida pelo Grupo Interpublic. Em 1985, a Proeme se fundiu com a Lintas, formando a SS&B Lintas, tendo Ivan Pinto na presidência. Em 1991, após o Interpublic comprar a MPM, Ivan Pinto passou a integrar o conselho administrativo da MPM Lintas. Em 1994, se transferiu para a vice-presidência da Publicittá & Esquire. E em 1997 abriu a sua consultoria Ivan Pinto Comunicação de Marketing e, posteriormente, a TPA – Telemarketing, Pesquisa e Assessoramento. Foi ainda sócio e presidente da consultoria Pritchett no Brasil.
Sua atuação institucional em entidades do mercado começou em 1988, quando assumiu a presidência da APP, que durante a sua gestão mudou o nome de Associação Paulista de Propaganda para Associação dos Profissionais de Propaganda. Em 1990, foi eleito presidente do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), ocupando o posto até 1998. E em 1995 assumiu a presidência da Associação Brasileira de Agências de Propaganda (Abap) para um mandato de dois anos. Nos anos 1990, foi vice-presidente da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA).
Como professor, Ivan Pinto teve ainda uma produtiva carreira acadêmica chegando a presidir a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).