New York Festivals busca a ideia do ano
Com 62 peças entre as finalistas, agências brasileiras aguardam resultados do júri executivo
Com 62 peças entre as finalistas, agências brasileiras aguardam resultados do júri executivo
Felipe Turlao
29 de abril de 2013 - 9h46
(*) De Nova York
Trinta dos profissionais mais destacados da criatividade mundial estão reunidos no Hotel Ritz-Carlton, a alguns metros do Central Park, em Nova York, para escolher as melhores ideias do mundo.
Entre sábado, 27, e a quarta-feira, 1o, os jurados do New York Festivals passam boa parte do dia em uma sala que tem mesas com iPads que os auxiliam na missão de dar entre uma e cinco estrelas para cada peça que é reproduzida por um projetor. "Nem vi a cara da rua ainda. No sábado, eu fiquei das 9h até às 21h30 em julgamento", descreve Hugo Rodrigues, CCO e COO da Publicis Brasil, que representa o País no júri multinacional.
Já no domingo, 28, a história não foi diferente. Pelo contrário: os jurados Mike Geiger e Tom Eslinger estavam à frente da porta do Ritz-Calton por volta de 21h30, com aparência visivelmente cansada. "Temos mais duas horas de julgamento ainda", disse Geiger, que havia começado os trabalhos ao lado do júri às 8h30.
A rigor, essa dificuldade já era esperada. A ideia da organização era transmitir todos os trabalhos concorrentes até a noite desta segunda-feira, para que a terça e quarta se resumam à concessão de gradução de cada prêmio.
Em sua 56a edição, o New York Festivals já tem definidos os shortlists. A expectativa é que os trabalhos premiados sejam revelados oficialmente na quinta-feira, 1o.
O case de maior destaque do Brasil é "Meu sangue é rubro-negro", única presença do País na categorias Avant Garde (correspondente ao Titanium Lions do Festival de Cannes – destinado às melhores ideias) e Integrated. A peça, da Leo Burnett Tailor Made para o EC Vitória e Hemoba, consistia na retirada da cor vermelha da camisa do clube baiano até que o banco de sangue do Hemocentro da Bahia voltasse aos níveis normais.
O case garantiu três dos quatro shortlists da agência, em meio a um total de 62 garantidos pelas agências brasileiras. E quem brilhou mesmo entre os finalistas foi a AlmapBBDO, com nada menos que 33 finalistas, mais da metade do País. A segunda agência com mais trabalhos na final foi a Y&R, com 11, seguida por DM9DDB, 6, a já citada Leo Burnett TM com 4, Publicis, 3, Artplan e Wunderman, 2 cada, e Filadelfia, que encaixou um shortlist em Branded Entertainment.
As peças finalistas foram escolhidas pelo Grand Jury, composto por cerca de 280 jurados que fizeram suas avaliações via online. Os 30 jurados que fazem as avaliações presenciais compõem o que se chama de Executive Jury.
Além de Ouros, Pratas e Bronzes, o festival concede honrarias especiais. A "World´s Best Idea" será concedida à melhor ideia de todo o festival. As melhores agências, anunciantes e redes também serão contemplados na festa de premiação que ocorre na noite da quinta-feira, 2.
Confira abaixo as peças brasileiras que estão no shortlist:
AVANT GARDE
"Meu Sangue é rubro-negro" – Leo Burnett Tailor Made para Vitória EC e Hemoba
INTEGRATED
"Meu Sangue é rubro-negro" – LEo Burnett Tailor Made para Vitória EC e Hemoba
BRANDED ENTERTAINMENT
"The world´s most downloaded man", Filadelfia para Câmera Clara
CME (Mídia)
Land Rover Spirit, Wunderman para Land Rover, em duas sub-categorias
DESIGN
Quattro, AlmapBBDO para Audi, duas categorias
Clips, AlmapBBDO para Havaianas
Bubble Wrap Cards, Y&R para Goodyear
DIGITAL
Car, AlmapBBDO para Bradesco SEguros
Coulds, AlmapBBDO para Havaianas
Automatic Website, AlmapBBDO para Volkswagen/Amarok
The Original Click, AlmapBBDO para Volkswagen/Peças Originais
Do Amor ao Bingo, AlmapBBDO para Getty Images, duas categorias
The social home tour, Artplan para Carvalho Hosken
Sex & Rock n´Roll, Artplan para Rock in Rio/Governo do Brasil
Fashion Like, DM9DDB para C&A
Look Block, da DM9DDB para C&A
DIRECT
Guitar Pee, AlmapBBDO para Billboard
Vivo Stamps, Y&R para Vivo
Do amor ao bingo, AlmapBBDO para Getty Images, três subcategorias
Original Click, AlmapBBDO para Volkswagen, duas sub-categorias
Drive Save, AlmapBBDO para Volkswagen
Animação Ammarok Banner – AlmapBBDO para Volkswagen
Is the new, DM9DDB para revista Follow, duas sub-categorias
OUTDOOR
Quattro, AlmapBBDO para Audi
Headache, Cellmate, AlmapBBDO para Bayer
Fashion Like, DM9DDB para C&A
+ ART, DM9DDB para Academia Brasileira de Arte
Meu Sangue é Vermelho e Preto, Leo Burnett Tailor Made para EC Vitória e Hemoba
CONTROL TOYS, Publicis para SBT, duas subcategorias
Cerveja para crianças, Y&R para Fundação Telefonica
PRINT
Quattro, AlmapBBDO para Audi
Monkey, AlmapBBDO para Audi, duas subcategorias
Headache, Cell Mate, AlmapBBDO para Bayer, duas subcategorias
Black Sabbath, See what it´s made of, AlmapBBDO para Billboard, duas subcategorias
Ali, AlmapBBDO para Getty Images
Flowers, AlmapBBDO para Gillette
O tamanho certo para suas necessidades, AlmapBBDO para MAN América Latina, duas subcategorias
Supermercado, AlmapBBDO para MAN América Latina
Torre Eiffel, Big Ben, AlmapBBDO para Top Destinos
Beep-Beep, AlmapBBDO para Volkswagen
Peças originais, Leo Burnett Tailor Made para Fiat
Eyelashes, Y&R para Cafe Bono Grão, duas subcategorias
Carball, Y&R para Goodyear
Lados diferentes, Y&R para LG, duas subcategorias
Raio-X, Cachorros tristes, Y&R para Perdigão
SERVIÇOS PÚBLICOS
Cerveja para crianças, Y&R para Fundação Telefonica
QR TKS, Y&R para Santa Casa de Misericórdia
RADIO
Apenas um cachorro, Publicis para Nestlé/Purina
(*) O repórter viajou a convite do The New York Festivals
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