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Comunicação

Omnicom e Publicis Groupe crescem no terceiro trimestre

Holdings reportam altas na receita orgânica de 11,5% e 11,2%, respectivamente


20 de outubro de 2021 - 16h12

O Omnicom reportou crescimento orgânico de 11,5% no terceiro trimestre deste ano. John Wren, CEO e chairman da holding, espera encerrar 2021 com alta de “aproximadamente 9%” – para isso, a companhia deveria crescer de 5% a 6% no quarto trimestre.

De todas as regiões em que o grupo opera, os EUA apresentaram crescimento mais lento, de 7,7%. Na América do Norte como um todo, a receita orgânica subiu 20,2%. No Reino Unido cresceu 11,4% e no restante da Europa, 19,6%. América Latina cresceu 15,9%, enquanto África e Oriente Médio cresceram 24,3%.

Na comparação com o terceiro trimestre de 2020, a receita orgânica do Omnicom ascendeu em todas as disciplinas: publicidade (8,6%), CRM (24,3%), CRM commerce e consultoria de marca (18%), CRM experiential (49,9%), CRM execution & support (8,3%), relações públicas (10,5%) e healthcare (6,6%).

“À medida que o impacto da Covid-19 na economia global continua, passamos por melhoras em nosso negócio no terceiro trimestre de 2021, na comparação com o mesmo período em 2020. O aumento da receita primeiramente reflete o crescente investimento dos clientes em todas as disciplinas e em todas as geografias”, afirmou a companhia, em comunicado.

Neste mês, Chanel entregou sua verba global de mídia, até então com o WPP, para o Omnicom. Em setembro, a holding conquistou a mídia e a criação da Daimler, da Mercedes-Benz.

Globalmente, a receita da companhia cresceu 7,1% ante o terceiro trimestre de 2020, com US$ 3,44 bilhões.
Wren afirmou que os clientes estão otimistas em relação aos negócios, mas notou preocupações quanto à capacidade de produzir e entregar produtos em meio à crise dos contêineres, que afeta a importação e exportação de mercadorias.

Mas ele explicou que o problema não está impactando o investimento dos clientes. “Estamos confortáveis em dizer que não estamos vendo cortes além do que projetamos hoje”. Ainda assim, diante do “grande desconhecimento” em relação aos desafios de distribuição, Wren disse que o Omnicom está conservador nas previsões para o quarto trimestre.

Em setembro, a companhia comprou duas empresas alemãs: a agência de relações públicas Oliver Schrott Kommunikation e a agência digital Antoni. Neste mês, adquiriu a nova-iorquina Jump 450 Media, agência de marketing de performance. A companhia deve anunciar diversas aquisições nos próximos meses, sempre focadas em disciplinas de rápido crescimento.

Na semana passada, o Publicis Groupe informou, em seu balanço financeiro do terceiro trimestre, que teve crescimento orgânico de 11,2% na comparação com 2019. “Todas nossas regiões contribuíram para este desempenho atingindo crescimento de dois dígitos, especialmente EUA, que cresceram 10,9%, Europa, com 10%, e Ásia, com 12,5%”, disse Arthur Sadoun, chairman e CEO da holding. Ele salientou que os resultados foram impulsionados pelas capacidades de dados e tecnologia do grupo, que conseguiu canalizar os investimentos dos clientes em mídia digital, e-commerce e direct-to-consumer (DTC). No mercado norte-americano, a Epsilon e a Publicis Sapient foram responsáveis, respectivamente, por 13% e 20% do crescimento da companhia no período. Após a divulgação do balanço financeiro, as ações da companhia francesa subiram mais de 3%, nível mais alto em mais de três anos.

*Crédito da imagem no topo: iStock

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