Opinião: Cancelar Cannes é uma oportunidade perdida
Joe Maglio, CEO da McKinney, argumenta por que premiação deveria ter sido mantida neste ano
Opinião: Cancelar Cannes é uma oportunidade perdida
BuscarOpinião: Cancelar Cannes é uma oportunidade perdida
BuscarJoe Maglio, CEO da McKinney, argumenta por que premiação deveria ter sido mantida neste ano
*Por Joe Maglio, do AdAge
Nós, aqui nos EUA, acordamos na manhã de 3 de abril com a notícia de que o Festival Internacional de Criatividade de Cannes, inicialmente adiado de junho para outubro, foi cancelado por completo. Acredito que a decisão foi um erro.
Antes de explicar meu ponto de vista, quero ressaltar todo este artigo. A única coisa que realmente importa no momento é a saúde e a segurança das pessoas em meio à pandemia global. McKinney tem pessoas incríveis baseadas em Dallas, Durham, LA e Nova York — cidades que estão sendo significativamente impactadas de maneiras muito semelhantes e muito diferentes. Temos clientes em todo o país e nossa matriz possui escritórios em todo o mundo. Todos nós temos familiares e amigos que estão assustados, adoeceram e estão na linha de frente como socorristas e profissionais de saúde. Meu irmão e sua esposa deram as boas-vindas ao seu segundo filho algumas horas atrás e, apesar de ver fotos deles segurando o recém-nascido enquanto usavam máscaras cirúrgicas ser preocupante, também é um lembrete de que coisas boas ainda estão acontecendo.
Festival de Cannes é cancelado oficialmente
Nisso, sobra a premiação. Sempre há discussões sobre como Cannes mudou e há muito debate sobre a importância da premiação. Eu, por exemplo, me encontrei em lados diferentes deste último debate em diferentes fases da minha carreira. Mas, todos esperamos algum retorno de normalidade no final deste ano e o Cannes Lions estava nessa lista. Ver o melhor trabalho de todo o mundo — seja positivo e edificante, bem-humorado e peculiar, ou sério e reflexivo — é sempre inspirador.
Muitos dos talentosos pensadores criativos de nossa indústria esperam manter seu trabalho contra o de seus colegas e, com um pouco de sorte, são reconhecidos por todo o esforço que tiveram para fazer a diferença para seus clientes. E, enquanto os orçamentos de publicidade e mídia estão sendo cortados, ainda há trabalhos excelentes nos seis meses anteriores que deveriam ter tido a chance de brilhar, sem mencionar alguns dos trabalhos criativos inteligentes e comoventes que vimos nas últimas semanas.
Em vez de cancelar a premiação, gostaria que os organizadores do Cannes Lions tivessem transferido o julgamento para um processo puramente online. Eles poderiam ter estendido o cronograma para o julgamento, tornando-o um descanso bem-vindo nos dias e semanas dos juízes. Uma premiação virtual poderia ter sido, por si só, uma demonstração de criatividade. E, como o Cannes Lions liderou o caminho por tantos anos com estágios literais, ele poderia ter liderado o caminho digitalmente.O anúncio de hoje poderia ter sido que o show estava se mudando para um evento virtual, e os organizadores, juntamente com a comunidade criativa, poderiam ter descoberto. Mantenho a afirmação de que, na metade deste ano, aqueles em nosso setor ficariam felizes em ver isso acontecer, mesmo de uma forma bastante reduzida. Como o evento virtual teria se concentrado diretamente nas entradas, com o subproduto sendo o Cannes Lions se redefinindo como uma vitrine criativa em sua forma mais pura.
Para reiterar, essa não é minha principal preocupação, nem está perto de fazer parte de uma lista de prioridades no curto prazo. Enquanto meu único foco agora é trabalhar com meus colegas da McKinney para orientar nossas famílias, nossos negócios e nossos clientes nessa pandemia, fiquei simplesmente desapontado ao ler as manchetes desta manhã. Tenho certeza de que não foi uma decisão fácil para os organizadores, mas acredito que foi uma oportunidade perdida.
E agora voltando ao que realmente importa para mim hoje: fotos da minha nova sobrinha.
*Tradução: Amanda Schnaider
**Crédito da imagem no topo: Reprodução
Compartilhe
Veja também
Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers
Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins
Campanhas da Semana: verão, festas e presentes
Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público