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Esse negócio funciona de verdade

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Ponto de vista

Esse negócio funciona de verdade


12 de junho de 2013 - 3h04

Peguei um táxi essa semana em São Paulo, em companhia do Gustavo Bastos, da 11/21, e do André Dias, da Rede Globo. Eu, no banco da frente, e os dois, no de trás.

Papo vai, papo vem, é lógico que rapidamente começamos a falar daquilo que a gente acha que mais entende: propaganda.

Percebendo o nosso ofício, o motorista do táxi pediu desculpas por interromper a nossa programação e para participar da nossa conversa. Afinal, de propaganda todo mundo entende.

Motorista: Vocês trabalham com propaganda, né?

Nós: Sim, trabalhamos.

M: E estão em SP para alguma reunião?

André: Não, vamos participar de um prêmio de propaganda.

M: Pô, meu, esse negócio de propaganda é muito legal.

Percebendo a empolgação do motorista, meus dois companheiros de viagem se adiantaram com um claro interesse em fazer uma pesquisa com a nossa audiência.

Gustavo: Então você gosta de assistir a comercial de TV?

M: Gosto muito.

André: E de qual você gosta mais?

M: Sei lá, não tem muita coisa boa passando na TV hoje em dia, não. Tem é um monte de coisa ruim. E olha que eu assisto televisão o dia inteiro. (Apontando para a TV presa no painel do carro.)

A: Mas você não lembra de nenhum?

M: Deixa eu ver… Os comerciais de Havaianas que são ótimos. Aquele com a Débora Nascimento na praia é muito engraçado. Ah, e tem também os comerciais da Skol que são muito legais. Esse da baleia eu gosto muito.

Percebendo que nosso amigo iniciava um shortlist da mais alta qualidade, saquei o celular e comecei a anotar suas indicações.

E ele continuou.

M: Eu me divirto muito com os da Ipiranga. Meu filho adora esse do garotinho dando informação para o caminhoneiro.

Por um momento, achei que fosse alguma ativação do Profissionais do Ano. Sei lá, de repente a Ana Maria Braga podia aparecer na janela do carro gritando “Sai, sai, sai”.

Não importa. O que importa é que ficamos em silêncio aguardando o próximo comercial. Seria sua próxima lembrança o Dove Men Care?
E eis que ele diz o mais improvável…

M: Vocês estão com sorte porque o trânsito tá muito bom hoje e conseguimos chegar rápido. O Hiatt é logo ali.

Realmente o trânsito de São Paulo é uma droga.

Saímos do táxi felizes, realizados, e com a comprovação daquela tese que a gente cisma em repetir, mas em que nem todo mundo acredita: esse negócio de fazer propaganda criativa funciona.

E o Gustavo Bastos deu uma bela de uma gorjeta para nosso amigo motorista.

Luis Claudio Salvestroni é diretor de criação da Agência3 e presidente do Clube de Criação do Rio de Janeiro 

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