Produção brasileira em destaque
Diretores de cena nacionais são elogiados durante 9ª edição do FilmBrazil Experience
Diretores de cena nacionais são elogiados durante 9ª edição do FilmBrazil Experience
Meio & Mensagem
2 de julho de 2013 - 1h10
A Copa das Confederações foi o ponto de partida para a realização da 9ª edição do projeto FilmBrazil Experience promovido pela Apro (Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais) e Apex Brasil. O projeto FilmBrazil é uma iniciativa para viabilizar a internacionalização daatividade de produção audiovisual brasileira ligada a publicidade.
Depois de passarem alguns dias no Rio de Janeiro, onde fizeram visitas a locações e produtoras, além de assistir ao jogo entre Brasil e Espanha, convidados como Elissa Singstock, produtora executiva da Wieden+Kennedy Amsterdã, Melissa Barany, vice presidente e produtora executiva da Energy BBDO, Sam Baerwald, diretor de produção de filmes da 72andSunny e Jeff Ferro, vice presidente e chefe de RTV da Pereira & O´Dell chegaram a São Paulo, onde foram recebidos por representantes de produtoras locais.
Nesta edição, os convidados são majoritariamente compradores de serviços de produção. Eles foram escolhidos pela FilmBrazil por terem demonstrado interesse em filmar no Brasil. Pelo menos um primeiro projeto já está sendo realizado neste momento para a W+K Amsterdã, entretanto, Elissa Singstock não revela o cliente e a produtora. “Gostei de tudo que vi até o momento e também já tive uma ótima experiência com um diretor brasileiro, o Paulo Gandra”, lembrou – Gandra estava fazendo um trabalho em Londres para a agência holandesa quando faleceu, em janeiro de 2012.
Elissa acredita que os custos de produção em outros países sul americanos é mais vantajoso que no Brasil, em virtude de taxas e balança comercial, mas o talento dos diretores brasileiros está cada vez mais chamando a atenção lá fora. Elissa foi jurada da categoria Film Craft na edição deste ano do Festival de Criatividade de Cannes.
A opinião é compartilhada pela presidente da Apro, Leyla Fernandes. “Nosso desempenho em Cannes este ano foi muito bom e já está reverberando em uma maior aproximação das agências internacionais”, afirma.
Além disso, ela ressalta que estas boas impressões são decorrentes de um trabalho que a FilmBrazil vem fazendo há seis anos. “Quando a iniciativa foi criada, vendíamos o Brasil pelo seu custo benefício. Mas depois, com mudanças da cotação da moeda, isto não se tornou viável, então passamos a mostrar o País como um polo de talentos, cultura e infraestrutura”, completa.
Jeff Ferro conta que esta é a oportunidade para conhecer a infraestrutura. “Tenho um chefe brasileiro, – o PJ Pereira –fazemos parte do Grupo ABC e sempre soube das qualidades do Brasil na produção”, analisa.
Alguns resultados do projeto FilmBrazil Experience foram apresentados. Depois da última edição do evento, que ocorreu no Carnaval deste ano, a Ogilvy Chicago, que enviou um representante, já realizou três trabalhos no Brasil. De acordo com a Apex, os negócios fechados em 2012 por meio da FilmBrazil chegaram a R$ 23 milhões.
Os convidados internacionais ficam no País até esta quinta-feira, 4, e devem visitar pelo menos onze produtoras nacionais.
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