Publicis Groupe anuncia compra da Sapient

Buscar

Publicis Groupe anuncia compra da Sapient

Buscar
Publicidade

Comunicação

Publicis Groupe anuncia compra da Sapient

Mega transação de US$ 3,7 bilhões amplia participação da holding francesa no digital


3 de novembro de 2014 - 7h52

Em uma das maiores transações da história da publicidade, o Publicis Groupe anuncia a aquisição da Sapient, dona da agência SapientNitro e de outros dois negócios na área de consultoria, por US$ 3,7 bilhões. O acordo já foi aprovado pelos boards de Publicis e Sapient e representa um pagamento de US$ 25 por ação.

O acordo depende de aprovação dos acionistas, que receberam recomendação unânime dos dois boards para aceitarem a aquisição. Comandado pelo CEO Maurice Lévy, o Publicis Groupe avalia a compra como “transformadora” de seu negócio e com potencial para fazer a holding se tornar líder da era digital. A previsão do Publicis é que, até 2018, 50% de suas receitas passem a vir de ações digitais.

Pelo acordo, será criada uma plataforma chamada Publicis.Sapient, focada exclusivamente na transformação digital e nas dinâmicas do marketing, tecnologia, consultoria e comércio omni-channel. À ela estarão ligadas as agências SapientNitro, Sapient Global Markets, Sapient Government Services (as três empresas da Sapient), DigitasLBi, Razorfish e Rosetta (as três digitais do Publicis Groupe). 

A Publicis.Sapient será liderada por Alan J. Herrick, que era CEO da Sapient. Ele se torna ainda membro do board administrativo global do Publicis, o Directoire+, e o co-fundador Jerry Greenberg, fará parte do board de supervisão da holding francesa. 

O Publicis e a Sapient esperam concluir a transação até o primeiro trimestre de 2015. O acordo está sujeito a algumas condições, incluindo a aprovação pela maioria dos acionistas da Sapient, e questões regulatórias e antitruste, especialmente em países como Estados Unidos e Alemanha. A observação é válida, ainda mais se considerado o fato de que o Publicis tentou, sem sucesso, promover uma fusão com o rival Omnicom ao longo do ano passado e deste ano. 

O Publicis é o terceiro maior grupo da publicidade mundial, com receitas de US$ 9,2 bilhões em 2013, segundo o Data Center do Advertising Age. Já a Sapient era a 12ª maior empresa do mercado de agências, com receitas de US$ 851 milhões. O acordo permitirá ao Publicis romper a barreira dos US$ 10 bilhões em receitas, mas ele ficará ainda longe dos dois maiores grupos do mundo, o WPP, com US$ 17 bilhões, e o Omnicom, com US$ 14,6 bi.

wraps

Situação no Brasil

Embora seja cedo para se pensar como será o processo de integração da Sapient ao Publicis Groupe no Brasil, já se pode adiantar que a situação da operação brasileira da SapientNitro (único dos três negócios globais da Sapient a estar presente no Brasil) é melhor do que quando a empresa norte-americana entrou no Brasil – após a compra de 81% das ações da iThink, em 2013.

A conquista de três contas – a divisão mobile de Sony, a área de mídias sociais de Vivo e o laboratório Abbott – ajudou a SapientNitro a crescer 50% no mercado nacional nesse período. Outros clientes que já estavam na casa são Johnson&Johnson, Mondelez, Google, Bacardi e Mizuno. A agência tem como principais líderes no Brasil o diretor-geral Raffael Mastrocola e o CCO para a América Latina Marcelo Tripoli (na foto, Tripoli e Mastrocola, com o diretor global de delivery Bob van Beber, ao centro). O escritório brasileiro tem previsão de chegar a até 100 funcionários ao final deste ano.

O Publicis Groupe no Brasil é dono de redes como a S&S, à qual está ligada a F/Nazca S&S, Leo Burnett Tailor Made, que anunciou uma nova liderança há algumas semanas, e Publicis Worldwide Brasil, que passou a ter Paulo Giovanni como chairman.

Além disso, o Publicis possui operações locais da Razorfish e DigitasLBi, que têm Alfredo Reikdal como gerente-geral. Globalmente, o Publicis Groupe optou por unificar os negócios da Sapient com DigitasLBi, Razorfish e Rosetta, e a tendência é que o mesmo ocorra no Brasil.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Grupo Farol adquire a rede de perfis digitais Virau

    Grupo Farol adquire a rede de perfis digitais Virau

    Aquisição visa fortalecer o posicionamento da holding no mercado de marketing de influência

  • Vivo homenageia mães, as verdadeiras atletas

    Vivo homenageia mães, as verdadeiras atletas

    Patrocinadora do Comitê Olímpico do Brasil, marca homenageia mães em diferentes fases do cuidado aos filhos, em filme dirigido por Ariela Dorf