Publicitárias brasileiras no exterior querem visibilidade

Buscar

Publicitárias brasileiras no exterior querem visibilidade

Buscar
Publicidade

Comunicação

Publicitárias brasileiras no exterior querem visibilidade

Movimento pretende unir e gerar oportunidades aos talentos femininos que atuam fora do País


3 de agosto de 2017 - 11h53

Laura Chiavone, chief strategy officer da Tribal Worldwide, em Nova York, é uma das profissionais que fazem parte do projeto (Crédito: Divulgação)

O sucesso que publicitários brasileiros vêm tendo fora de seu País de origem é algo que, há tempos, já foi notado na indústria de comunicação. A própria edição de 2016 do Cannes Lions foi marcada pela grande presença de brasileiros no palco para receber Leões de Ouros e Grand Prix conquistados pelas agências internacionais em que atuam. Entre esse movimento há algo que chamou a atenção de um grupo de mulheres: quase que a totalidade dos profissionais de publicidade que fazem sucesso no exterior – e que aparecem em reportagens ou subindo no palco para receber prêmios – são homens.

Na tentativa de mostrar que os talentos femininos que cruzaram as fronteiras geográficas do Brasil também são numerosos, um grupo de brasileiras que vivem e trabalham em outros países se uniram no movimento #FindTheWomenBR. A proposta é organizar uma lista de profissionais dos mais diversos cargos (desde diretores, fundadoras, gerentes e outros cargos de comunicação) para tentar ampliar a visibilidade desses talentos junto ao mercado e, também, à imprensa.

“Se você ler as matérias vai ter certeza que isso é muito legal. Infelizmente, também vai ter certeza de mais uma coisa: só existem homens trabalhando fora do país. Sabe por que isso acontece? Não por maldade dos veículos e jornalistas – eles provavelmente nem se deram conta disso. Ignorar as mulheres sem perceber é reflexo de um viés cultural inconsciente. Foi justamente por perceber essa invisibilidade que decidimos nos mostrar de forma relevante e robusta”, diz o texto de apresentação do projeto, cuja coordenação foi feita por Laura Chiavone, chief strategy officer da Tribal Worldwide, em Nova York, e Juliana Matheus, strategyst da R/GA São Paulo.

Como ação inicial, o #FindTheWomanBR organizou uma lista de 200 profissionais que atuam fora do País e seus respectivos cargos. A ideia é incrementar esse banco de dados com novas profissionais, que podem entrar em contato com o projeto por meio do e-mail brasileirasnagringa@gmail.com.

A proposta principal é difundir esses nomes no mercado, incluindo essas mulheres em pautas, debates e conversas em torno da indústria da comunicação. Além de Laura Chiavone, a lista também incluir nomes de profissionais como Andrezza Valentim, sócia criativa da AMV BBDO, de Londres e Valeria Herzer, vice-presidente de estratégias e parceria da Havas Sports, em Nova York.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Grupo Farol adquire a rede de perfis digitais Virau

    Grupo Farol adquire a rede de perfis digitais Virau

    Aquisição visa fortalecer o posicionamento da holding no mercado de marketing de influência

  • Vivo homenageia mães, as verdadeiras atletas

    Vivo homenageia mães, as verdadeiras atletas

    Patrocinadora do Comitê Olímpico do Brasil, marca homenageia mães em diferentes fases do cuidado aos filhos, em filme dirigido por Ariela Dorf