Relembre nomes de agências que não existem mais
Seja por fusão, alinhamento global ou redirecionamento das operações, muitas das marcas da indústria de publicidade do País deixaram de ser utilizadas
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Bárbara Sacchitiello
15 de fevereiro de 2017 - 13h08
Mudanças de nomes, conceito, sócios e de posicionamento são fatos bastante comuns no universo das agências de publicidade. Os acordos com grupos internacionais ou até mesmo a própria evolução do mercado faz com que muitas empresas do segmento passem por diversas transformações – o que inclui, em alguns casos, a adoção de um novo nome.
O lançamento da Salve Tribal Worldwide, anunciado na semana passada, é um desses exemplos. A nova operação surge a partir da fusão da LDC (que, antes, já havia sido Loducca) com a Salve, duas agências do grupo ABC. Com a associação com a rede internacional Tribal, as marcas Salve e LDC deixam de existir isoladamente, embora prometam conservar suas expertises e estilos de atuação no novo negócio.
Os exemplos reunidos referem-se à mudanças recentes do mercado (de 2012 até agora) e não contemplam, por exemplo, marcas icônicas do passado, como MPM e W/Brasil. Relembre alguns casos:
Loducca/LDC
Vinte anos depois de ter fundado a agência que carregava seu sobrenome, o publicitário Celso Loducca negociou suas ações com o grupo ABC e deixou o negócio em agosto de 2015. Posteriormente, a agência foi rebatizada com o nome de LDC, criação do novo presidente, Guga Ketzer, para carregar um pouco da tradição do nome anterior. Após um ano e meio de operação, a LDC foi fundida com a Salve, dando origem a Salve Tribal Worldwide.
AgênciaClick
Fundada em 1999, a AgênciaClick, que atuava na seara do marketing digital, foi comprada pelo Aegis Group em 2007. Em 2014, como estratégia de alinhamento global, o grupo rebatizou a agência com o nome de Isobar, nomenclatura que possuía em todas as suas operações no mundo.
Pereira & O’Dell Brasil
Fundada nos Estados Unidos, a agência do sócio brasileiro PJ Pereira ainda mantém seu escritório e sua atuação no mercado norte-americano. A operação brasileira da Pereira & O’Dell, no entanto, deixou de existir no ano passado, quando os funcionários e contas da companhia foram absorvidos pela LDC.
Naked
Um desentendimento entre os sócios colocou fim à operação da Naked, projeto da publicitária Fernanda Romano no País. Lançada em 2012, através da incorporação da Player Comunicação Digital, a agência tinha sede em São Paulo e chegou a ter em sua carteira clientes como Google, Yázigi e Aramis.
iThink
A iThink, agência digital de Marcelo Tripoli, foi comprada pela rede internacional SapientNitro em janeiro de 2013. Na negociação, o nome global da rede prevaleceu.
Ínsula
Nascida como um braço de promoção, ativação e eventos da Neogama, a Ìnsula entrou para a rede internacional Vivid Brand neste mês, como uma estratégia de expansão do Publicis Groupe. Comandada no Brasil por Gustavo Herbetta, a agência passa a adotar o nome de Vivid Brand Brasil e investirá, também, em soluções de shopper marketing.
Taterka
Em uma das maiores negociações da publicidade nacional, apenas a letra inicial do sobrenome do fundador Dorian Taterka restou na marca DPZ&T, quando o Publicis Groupe uniu a Taterka e a DPZ em uma única operação, em 2015. A operação atual é comandada por Eduardo Simon, que antes era sócio da Taterka.
Borghi/Lowe
Um alinhamento internacional do Mullen Lowe Group alterou a nomenclatura da Borghi/Lowe que, em junho de 2015, deixou de utilizar o sobrenome de seu CEO, José Henrique Borghi. A mudança da marca aconteceu após um turbulento período em que o nome da agência foi envolvido na Operação Lava-Jato, que investigava contratos do Ministério da Saúde e da Caixa.
EuroRSCG
Em setembro de 2012, uma determinação internacional do grupo Havas colocou fim à marca EuroRSCG em todo o mundo, que passou a adotar a nomenclatura de Havas Worldwide.
Age Isobar
Em junho de 2014, a Dentsu Aegis Network fez um movimento para trazer a operação da McGarryBowen ao País. Com isso, a marca Age Isobar deu lugar a McGarryBowen São Paulo, passando a fazer parte de uma rede que também possui escritórios em Nova York, Chicago, Londres, Xangai e Dusseldorf.
The Marketing Store
No início de 2017, a agência de marketing promocional The Marketing Store desvinculou-se de sua matriz norte-americana e passou a utilizar o nome Score Groupe. A operação atua no Brasil desde 2001.
9ine
Primeira empreitada do ex-jogador Ronaldo Nazário no universo do marketing esportivo, a 9ine teve sua operação encerrada em meados de 2016. A agência, que era associada ao grupo WPP, foi fundada em 2010 e dedicou-se ao agenciamento comercial de atletas e artistas.
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