Publicis cresce pelo terceiro tri consecutivo e reajusta previsão anual
Holding francesa continua a crescer, impulsionada sobretudo por Sapient e Epsilon; receita orgânica saltou 10,3% nos últimos três meses
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*Por Alexandra Jardine, do Ad Age
O Publicis Groupe elevou a previsão de crescimento de receita para 2022 após registrar crescimento orgânico pelo terceiro trimestre consecutivo no ano — apesar do cenário econômico incerto.
A holding também anunciou que distribuirá um bônus para cerca de metade de seus funcionários com base nos resultados positivos, a fim de amenizar os efeitos da inflação.
A receita líquida do Publicis Groupe cresceu 23,5% e atingiu US$ 3,18 milhões no período que vai de julho a outubro. Já a receita orgânica – que elimina o impacto de aquisições e flutuações cambiais – saltou 10,3%, superando as expectativas dos analistas de crescimento de cerca de 5,1%.
Com isso, o grupo espera que a receita orgânica aumente 8,5% este ano, valor que está acima da previsão que já havia sido reajustada para cima em julho, que ficava entre 6% e 7%.
Em novembro, a empresa pagará abono de uma semana de salário a todos os empregados com mais de um ano na companhia e que não tenham remuneração variável, ou seja, aqueles cujo pagamento ainda não seja abono ou comissão. Isso representa cerca de metade de seus funcionários, mais de 45 mil pessoas, segundo Arthur Sadoun, CEO e chairman do Publicis, em entrevista.
Os salários aumentarão 7% em média. “Achamos que era a coisa certa a fazer dada a inflação”, apontou Sadoun. “Alguns de nossos funcionários terão dificuldades durante a temporada de férias”, completou.
A holding não é a única a oferecer mais remuneração aos funcionários no momento. Na semana passada, a Gale, do grupo Stagwell, anunciou uma retribuição mensal de inflação para os funcionários com salários inferiores a US$ 150 mil por ano.
Assim como em relatórios anteriores, os resultados do Publicis foram impulsionados pelo forte desempenho da Sapient e Epsilon, que cresceram 18,1% e 13,9%, respectivamente. Agora, ambos representam um terço da receita do grupo, conforme indicou o CEO. “Estamos vendo um crescimento porque há uma demanda exponencial dessas operações. É uma dinâmica que estamos vendo em nossas duas maiores regiões, EUA e Europa”.
“O que importa é o desempenho ao longo de três anos. Somos um terço maiores do que éramos em 1º de janeiro de 2020. Nosso valor de mercado é 40% maior”, salientou. Sendo assim, os resultados do Publicis também estão superando os níveis pré-pandemia: a receita orgânica aumentou 16% em relação ao terceiro trimestre de 2019.
No geral, a empresa provou ser “imune” a crises globais em geral, embora permaneça atenta ao impacto contínuo de questões como a guerra entre Rússia e Ucrânia, inflação e escassez da cadeia de suprimentos.
Nos EUA, a receita orgânica da Publicis cresceu 11,1%. Além disso, seu negócio de mídia no país teve um crescimento de dois dígitos. Além disso, a criatividade também foi saudável, enfatizou Sadoun, impulsionada por mais produção e criação de conteúdo.
O mesmo resultado dos EUA foi registrado na Europa, impulsionada por um desempenho “excelente” da Sapient no Reino Unido. A receita orgânica aumentou 4,1% na Ásia-Pacífico e 5,9% na China, apesar do contínuo problema com bloqueios na região.
Sadoun também observou que a taxa de perda de talentos da Publicis diminuiu “significativamente” durante o último trimestre e está enfrentando menos problemas na atração e retenção de talentos. “Milhares” de funcionários, disse ele, estão aceitando a oferta “Work Your World” para trabalharem de outro país por seis semanas por ano.
A Publicis é a primeira das maiores holding de agências a divulgar os resultados do terceiro trimestre.
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