ESG e diversidade: as preocupações do Cannes Lions em 2023

Buscar

ESG e diversidade: as preocupações do Cannes Lions em 2023

Buscar
Publicidade

Comunicação

ESG e diversidade: as preocupações do Cannes Lions em 2023

A passagem do CEO do festival, Simon Cook, pelo Brasil revela as ambições da organização para a próxima edição do evento


11 de novembro de 2022 - 11h24

O CEO do Cannes Lions, Simon Cook, esteve no Brasil e fez uma apresentação sobre os aprendizados da última edição do festival e para onde Cannes está olhando. O evento foi realizado em parceria com o Estadão, representante oficial do Cannes Lions no Brasil, e com a Fundação Armando Álvares Penteado (Faap).

O que esperar do Cannes Lions 2023

Protestos do Greenpeace na edição 2022, do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions (Crédito: Celina Filgueiras)

No mês passado, em uma conferência da Associação de Anunciantes Nacionais (ANA), o executivo já havia anunciado que o festival terá novos critérios para growth e sustentabilidade. Na prática, todos os inscritos terão que demonstrar seu impacto nas áreas, com informações sobre as emissões de CO2 do processo de produção e a composição das equipes. A edição 2022 foi marcada pelos protestos do Greenpeace contra agências que trabalham com empresas que usam combustíveis fósseis.

Questionado sobre as mudanças, Cook afirmou que o foco no momento é garantir que Cannes, enquanto evento, esteja alinhado com as diretrizes de sustentabilidade e, assim, seja capaz de liderar uma mudança no mercado. “Pode ser um bom primeiro passo”, disse o executivo sobre os novos critérios. Ele também comentou as críticas sobre a falta de pessoas pretas na composição do júri. Sobre isso, o CEO da Cannes reconheceu a falha e disse que, no próximo ano, busca um júri que represente mais a sociedade do que o mercado de comunicação.

Em 2023, o festival completa 70 anos e o executivo afirmou que a data deve ser comemorada de forma diferente. Se quando completou 60, o clima era de homenagem e saudosismo. No septuagésimo aniversário, a aposta está em reiniciar a plataforma para que ela esteja pronta para os próximos anos.

No evento, Cook ainda apresentou conceitos que marcaram a edição deste ano e devem estar no radar das marcas e agências. Entre eles, estão a capacidade de estrategicamente entrar em conversas com os consumidores, pensar em soluções que sejam cada vez mais escaláveis e o que o CEO de Cannes batizou como “metacommerce”. Ou seja, usar o metaverso e outras experiências imersivas para desenvolver e estimular novos formatos de vendas.

Nova categoria 

Na quinta-feira, 10, o Cannes Lions anunciou que terá uma nova categoria: a Entertainment Lions for Gaming. A divisão vai premiar trabalhos criativos que conectem pessoas e marcas por meio dos games. A presidente do júri inaugural da categoria será Francine Li, head global de marketing da Riot Games. No anúncio, a organização reconheceu o destaque que os games vinham conquistado no festival, com ganhadores que exploraram esse universo.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Centrum usa painéis de OOH para mapear árvores frutíferas em São Paulo

    Centrum usa painéis de OOH para mapear árvores frutíferas em São Paulo

    Ação foi desenvolvida em parceria com a WMcCann e JCDecaux e destaca a importância das vitaminas encontradas nas frutas

  • Campanhas da Semana: Ronaldinho Gaúcho e Vini Jr inspiram ações

    Campanhas da Semana: Ronaldinho Gaúcho e Vini Jr inspiram ações

    Bruxo estrela campanha do Prime Video, enquanto craque do Real Madrid recria entrevista icônica para Pepsi