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Hamburger “Bugado” Ganha Prêmios em Cannes, LIA e Clube da Criação

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Opinião

Hamburger “Bugado” Ganha Prêmios em Cannes, LIA e Clube da Criação

“Burger Glitch”, campanha criada pelo time da DAVID para o Burger King e veiculada no Brasil, mostra a força de engajamento dos games para o mundo

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3 de novembro de 2022 - 13h39

Crédito: Divulgação

Games + Cannes essa não vi chegando…Rs. Mas chegou! Este ano, a DAVID foi a terceira agência mais premiada do Brasil no Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions. A agência conquistou 8 leões de ouro com campanhas para o Burger King, sendo que 2 Leões de Ouro com a “Burger Glitch”- nas categorias Mobile e Brand Experience & Activation. Renata Leão, diretora executiva de criação da DAVID, explica que “O Burger Glitch nasceu de um insight dos gamers. Nós queríamos falar com essa comunidade de um jeito que nossos competidores não poderiam. O jeito que apenas Burger King poderia falar. Então tivemos a ideia do bug, e pensamos ‘poxa, e se transformarmos o bug em uma coisa legal?’. E assim nasceu uma campanha 360, premiadíssima em Cannes; no London International Awards (LIA) e no Festival do Clube da Criação, no Brasil.

Fabrício Pretto, diretor de criação da DAVID, me disse que no momento em que constataram que os bugs, apesar de serem um problema, geram uma série de conteúdos divertidos com alto engajamento entre aqueles que jogam, eles enxergaram ali uma oportunidade com a cara da marca, “pois trazia caraterísticas muito particulares do BK: não se levar a sério, rir das imperfeições, tratar os problemas com leveza. Daí por diante, tudo foi relativamente natural”. Assim que assisti ao vídeo da campanha fiquei curiosa para saber se a equipe de criação tinha muitos gamers.

Segundo Pretto, em todas as pontas do processo. A começar pela dupla criativa responsável pelo projeto, ambos “heavy users” de games. Mas também extrapolando para outros setores da agência e do Burger King. “Por isso conseguimos fazer algo tão nativo e verdadeiro”. Depois, ele me contou um pouco sobre como a campanha foi desenvolvida para que pudesse ser vinculada na TV aberta, cinema, mídias exteriores, internet -mídias sociais, enxoval do site, filme no Youtube, streamers da Twitch. Outro ponto interessante foi usar as lojas da rede e até produzir versões bugadas dos sanduíches mais tradicionais, que vieram com bizarras (e deliciosas) receitas. Resumindamente, a campanha fazia com que os brasileiros entrassem numa caçada por ofertas bugadas espalhadas pela internet, que os recompensava com até 40% de desconto.

O aplicativo do BK foi muito usado e uma vez ao dia, ofertas bugadas eram liberadas para quem estivesse conectado. Além disso, quem compartilhou os bugs enquanto jogava em casa usando a hashtag #BugKing, ganhou cupom. A animação magnífica com personagens de games também trouxe descontos escondidos e até o Batman comentou a promoção! Os resultados foram aumento em 11 pontos percentuais na preferência entre o público jovem, além do recorde absoluto de downloads do app BK e os mais de 60 mil cupons bugados retirados por consumidores. Segundo Pretto, a LOUD, clã de streamers e gamers patrocinado pelo Burger King, foi parte fundamental da estratégia de amplificação do Burger Glitch.

Em outros países, o Burger King já realizou algumas ativações pontuais com o tema games, mas nunca com a mesma solidez que teve aqui no Brasil. “É muito bacana ver o Brasil tendo esse protagonismo na publicidade com foco em games. A cada notícia que recebíamos em Cannes sobre um novo prêmio do projeto, nós é que íamos bugando um pouco mais!” – finaliza Pretto. E eu confesso que buguei com a campanha quando a minha sobrinha me mandou o vídeo. Espero que você bugue também! Até a próxima história.

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