2025: Um ano de construção coletiva na publicidade digital
Ao longo deste ano nos preocupamos em unir forças para proteger o ecossistema e ajudar o mercado a evoluir
Olhar para os últimos doze meses demanda reconhecer todos os movimentos que fizemos como indústria. Começamos o ano com perguntas sobre o impacto da tecnologia, e chegamos ao final com respostas técnicas, éticas e com novas questões a serem respondidas. Ao longo dele nos preocupamos em unir forças para proteger o ecossistema e ajudar o mercado a evoluir.
Foram muitas entregas ao mercado: conteúdos, cursos, fóruns de discussões e eventos. Entre elas, conduzimos um estudo em parceria com a Nielsen que decodificou os principais desafios da Inteligência Artificial aplicados aos profissionais de marketing e entregamos ao mercado o Manual de Conformidade e Boas Práticas em IA para o nosso setor. Fizemos isso guiados pela premissa de que inovação demanda segurança jurídica e ética para se sustentar.
Essa premissa também é válida quando olhamos para a fragmentação dos canais. Do crescimento exponencial do Retail Media, que ganhou guias específicos e papers, inclusive considerando o impacto da IA nesse segmento, à consolidação da TV Conectada e do Áudio Digital. Também lançamos o mapa mental da Creator Economy e o mapeamento completo do Ecossistema de Vídeo Digital – materiais essenciais para entendimento dos papéis de cada agente em nosso meio
Mas talvez o passo mais significativo tenha sido político e institucional. Levamos para Brasília a primeira edição do Fórum de Políticas Públicas e nos antecipamos ao lançar o guia essencial sobre publicidade para apostas, com boas práticas e recomendações para anúncios e publis mais seguros. Ocupar esses espaços é garantir o protagonismo do setor digital em suas próprias regulações, tensionando temas difíceis com propósito institucional.
Tudo isso só foi possível porque existe uma engrenagem humana potente girando nos bastidores. Fechamos o ano com 205 associados e com mais de 2.800 participações nas reuniões dos nossos 8 comitês. É essa inteligência coletiva, trabalhando de dentro para fora, que dá lastro ao nosso trabalho e sustenta o lugar relevante que o Brasil vem conquistando no debate global, como tenho visto nos encontros internacionais que tenho participado, tanto da própria rede global do IAB quanto do nosso mercado como um todo.
Com tantas conquistas, estamos prontos para receber 2026 e construir ainda mais juntos. Obrigada a cada um que ajudou a fazer deste um ano tão especial.