Coca-Cola, Colgate e Maggi são top 3 global em penetração
Estudo Kantar Brand Footprint, que identifica as marcas mais escolhida pelos consumidores, também mostrou avanço dos produtos locais

Consumidores fizeram 424 bilhões de escolhas de marca no mundo em 2019, indica estudo da Kantar (Crédito: Shironosov/istock)
O pódio do ranking 2019 da pesquisa anual Brand Footprint, da Kantar, se manteve inalterado. A Coca-Cola é a líder, com mais de seis bilhões de ocasiões de compra, seguida pela Colgate, com quatro bilhões, e Maggi, com três bilhões. É a oitava vez que a marca de refrigerantes fica na primeira colocação da lista.
Os dados do relatório mapeiam quais as marcas estão sendo compradas com mais frequência pelos consumidores ao redor do mundo. A Kantar analisou 22,9 mil marcas em 52 países. No ano passado, os consumidores fizeram 424 bilhões de escolhas de marcas, sendo que 40 marcas foram tiradas das prateleiras mais de 1 bilhão de vezes cada. Cinco delas fizeram sua estreia neste grupo: Brooke Bond, Head & Shoulders, Kinder, Heinz e Oreo.Ainda de acordo com o estudo, 20 das 25 principais marcas registraram crescimento na frequência de compra, quesito que marcas locais se destacaram. Enquanto as globais aumentaram seus pontos de penetração em 2% em comparação com 2018, o equivalente a 28 milhões de compradores, as locais registraram alta de 3,1%, ou 43,4 milhões. Cada ganho de penetração de 0,1% equivale a 1,4 milhão de compradores.
Apenas 46% das marcas registraram avanço de pontos de penetração, contra 47%, em 2018; 49%, em 2017; e 52%, em 2016. Saúde e beleza, laticínios, alimentos e bebidas foram as categorias que mais se fortaleceram. “Nosso estudo mostra que a inovação que ressoa e se adapta às novas necessidades dos compradores locais, combinada com o aumento do investimento em mercados emergentes, continuarão sendo alavancas significativas do sucesso futuro”, analisa Luis Simões, diretor de estratégia da divisão Worldpanel da Kantar.
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