Sob comando da TCL, Semp quer expandir mercado de Android TVs

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Sob comando da TCL, Semp quer expandir mercado de Android TVs

Grupo prevê crescimento do segmento no Brasil e estreia campanha com peças ativadas por comando de voz

Taís Farias
8 de junho de 2020 - 6h00

Companhia estreia campanha nesta segunda-feira, 08, criada pela Ref+ (Crédito: Divulgação)

Na última semana, a companhia chinesa de eletrônicos TCL anunciou que vai assumir o controle da joint venture com a brasileira Semp. O contrato não teve valor anunciado e espera aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Na prática, a chinesa ampliou sua fatia de 40% para 80% na Semp TCL. O grupo também vai comprar a fábrica da companhia em Manaus e licenciar a marca Semp.

Em entrevista ao Valor Econômico, Carlos Li, diretor de vendas da TCL que vai comandar a operação, afirmou que o Brasil tem potencial de crescimento para a companhia em longo prazo. O grupo pretende ampliar sua atuação no segmento de TVs, com produtos premium. O investimento da chinesa pode fazer frente a marcas como Samsung e LG, no País.

Em linha com esse desejo de expansão, nesta segunda-feira, 8, a empresa estreia uma campanha que vai divulgar a chegada de seus produtos à rede Fast Shop. Criada em parceria com a Ref+, a ação terá peças que respondem a comando de voz. Ao dizer “Comprar essa TCL”, o cliente será redirecionado ao e-commerce da varejista e às Android TVs da TCL e Semp.

Head de marketing da Semp TCL, Patricia Vital, afirma que a mudança no comando da joint venture não altera a estratégia de comunicação das marcas. Em entrevista, ela fala sobre o momento da companhia no Brasil e os impactos da crise no setor de eletrônicos.

Meio & Mensagem – Na última semana, acompanhamos a mudança no comando da joint venture. O que isso altera na operação e estratégia da empresa?

Patricia Vital, head de marketing da Semp TCL, (Crédito: Divulgação)

Patricia Vital – Este movimento vem sendo conjuntamente estudado há algum tempo e, em dezembro 2019, assinamos um memorando de entendimento, ou seja, a transação não guarda nenhuma ligação com o contexto econômico atual causado pela pandemia da Covid-19. A TCL acredita no potencial do mercado brasileiro e a sua vasta experiência global de investimentos em outros mercados certamente ajudará a continuar a trajetória de crescimento da SEMP TCL no Brasil. A joint venture foi fundamental no processo de consolidação da marca TCL no mercado de eletroeletrônicos, no qual hoje já está presente nas categorias de TVs, áudio, smartphones e condicionadores de ar. A TCL já atua em outras categorias de produtos, como linha branca por exemplo. Por isso, acreditamos ser uma questão de tempo para que seu portfólio de produtos seja expandido em nosso país. Hoje, a TCL já é a segunda maior fabricante de televisores do mundo e líder global em Android TV com inteligência artificial. Continuaremos focando em nossa estratégia de expansão para Android TVs, apostando na demanda cada vez mais crescente por soluções de entretenimento e conectividade para casas inteligentes.

M&M – Hoje, qual o momento da Semp TCL no Brasil?

Patricia – A SEMP TCL passa por um momento muito bom desde o início da joint venture. No ano passado, a empresa obteve uma receita operacional de aproximadamente R$ 2 bilhões. A companhia vendeu 1,3 milhão de televisores e conquistou uma fatia de aproximadamente 10% do mercado. Sustentado por um portfólio de produtos com tecnologia, qualidade e design superiores, as marcas estão gradativamente aumentando o seu reconhecimento e a sua consideração entre os consumidores mais exigentes. Nosso squad de embaixadores – Gabriel Medina, Tatiana Weston-Webb, Sophia Medina, Ryan Kainalo e Rodrygo Goes, tem nos aproximado do público jovem e dos valores do esporte, com uma associação espontânea dos nossos produtos à rotina de atletas de alta performance, contribuindo não só para o rejuvenescimento , como também, para a diferenciação das marcas Semp e TCL no país.

M&M – Como esse setor está sendo afetado pela crise? Como vocês enxergam o futuro da marca no pós-pandemia?

Patricia – É natural que toda economia tenha sido impactada pela pandemia, porém, o volume de vendas de televisores, por exemplo, acabou não sendo tão afetado, o que mais tem prejudicado o setor no curto prazo foi a valorização do dólar, mas, ainda assim, mantemos uma operação saudável. Outro ponto importante é que o cronograma de lançamentos para 2020 da Semp TCL não sofreu nenhuma alteração e seguirá oferecendo o melhor da tecnologia para deixar a vida dos consumidores brasileiros muito mais inteligente. Neste período de quarentena, a empresa realizou três importantes movimentos como a promoção Android TV Semp TCL, o lançamento da marca TCL na plataforma TikTok, e agora, inova mais uma vez ao levar o comando de voz, função presente em todas as Android TVs das marcas TCL e Semp, para o ambiente online em seus banners e sites publicitários.

*Crédito da foto no topo: JBKdviweXI/ Unsplash 

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