Vans e Absolut ampliam apoio à causa LGBTQIA+

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Vans e Absolut ampliam apoio à causa LGBTQIA+

Marca de calçados doará US$ 200 mil a quatro organizações do mundo, incluindo a brasileira Casa 1, também apoiada pela Absolut, que reverterá parte do valor das vendas da garrafa Rainbow à instituição

Amanda Schnaider
31 de maio de 2021 - 6h00

O Mês do Orgulho LGBTQIA+ tem início nesta terça-feira, 1º, e para celebrar a liberdade e a expressão criativa durante este período, a Vans lança nesta segunda-feira, 31, uma campanha que reconhece o movimento LGBTQIA+ como um momento global inspirador da autoexpressão autêntica e de celebração do espírito de empoderamento e das identidades dessa comunidade. Como parte da campanha, a marca doará US$ 200 mil para quatro organizações no mundo: a brasileira Casa 1, além de GLSEN, Where Love is Illegal e a Tokyo Rainbow Pride, para apoiar e compartilhar suas histórias e missões.

Na América do Sul, a Casa 1 foi escolhida por promover mudanças estruturais,  fornecendo abrigo seguro e acesso a recursos de cultura, educação e saúde para a comunidade LGBTQIA+. Já a região da América do Norte será representada pela GLSEN, uma organização que trabalha para cultivar um ambiente escolar seguro e de apoio para todos os alunos, independentemente da orientação sexual, identidade de gênero ou expressão. Na Europa, a Vans irá se juntar à Where Love is Illegal, um projeto da Witness Change cujo objetivo principal é utilizar histórias para conectar pessoas, transformar opiniões e mudar políticas, captando testemunhos pessoais de sobrevivência da comunidade LGBTQIA+. Por fim, a região Ásia-Pacífico se juntará com a Tokyo Rainbow Pride, como parte do seu projeto de 2021 “Raise Your Voice. Change The World”, que visa conscientizar e alterar políticas atuais buscando a equidade de gênero, raça e crenças.

O movimento também será apoiado por embaixadores locais que fazem parte da comunidade. No Brasil, os nomes escolhidos foram a cantora e compositora, Day Limns; a artista multidisciplinar, Jup do Bairro, além do fotógrafo de skate, Rodrigo Kb-ç-a Lima. “A minha sexualidade e minha identidade de gênero precisam ser meu amuleto, não minha muleta. Chegamos num ponto em que não dá mais para fingir que a gente não existe”, comenta Jup do Bairro.

 

Jup do Bairro, Day Limns e Rodrigo Kb-ç-a Lima (crédito: Bruni Figueiredo)

Para complementar, nesta segunda-feira, 31, a marca ainda lança a “Vans Pride Collection”, linha completa de tênis, vestuário e acessórios. Assim como a campanha, as peças da coleção também celebram a diversidade e a expressão criativa através da incorporação das cores, estampas e a máxima “Pride”, que nomeia a coleção que homenageia as identidades da comunidade LGBTQIA+.

 

(crédito: divulgação/Vans)

Outra marca que está reforçando seu apoio à causa LGBTQIA+ é a Absolut. Inspirada no símbolo de celebração do Orgulho LGBTQIA+, a marca traz para o Brasil uma nova versão da garrafa Rainbow. O produto — que homenageia o artista e ativista americano Gilbert Baker, designer original da bandeira do arco íris, em 1978 — terá, pelo segundo ano consecutivo, parte de sua receita revertida para a casa de acolhimento Casa 1. Em nota, Patrícia Cardoso, diretora de marketing da Pernod Ricard Brasil, reforça a importância da iniciativa: “A nossa meta é dar suporte para mais um ano de atuação do centro de moradia e assistência social da instituição”.

(crédito: divulgação/Absolut)

Para comunicar a ação, além da comunicação nos canais oficiais da marca e da instituição, haverá um envio especial para influenciadores com artigos desenvolvidos pela Casa 1. Desde a carta manifesto até a costura e bordado da bolsa serão produzidos artesanalmente por alunos dos cursos profissionalizantes, incluindo ex-moradoras do centro de acolhida, todos contratados para o projeto.

Além das ações conjuntas com a Casa 1, Absolut também entrará como apoiadora da Live das Baías, no dia 26 de junho, com um after especial para os primeiros clientes que comprarem a garrafa Rainbow no e-commerce oficial do Drinks and Clubs. Haverá passo a passo de drinks e momentos especiais de interação com as artistas, que já são parceiras da marca desde 2017.

**Crédito da imagem no topo: Divulgação/Vans

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