Brasileiros querem atenção das marcas no pós-compra

Buscar

Brasileiros querem atenção das marcas no pós-compra

Buscar
Publicidade

Marketing

Brasileiros querem atenção das marcas no pós-compra

Pesquisa global da R/GA mostra que consumidores do País são mais exigentes em relação às experiências oferecidas pelas empresas


28 de julho de 2021 - 8h18

(Crédito: Cottonbro/Pexels)

A exigência do público brasileiro em relação aos produtos que compram e utilizam está alta. O estudo “The Power of Brand Relationship Design”, realizado pela agência R/GA apara analisar o comportamento dos consumidores no pós-compra em nove mercados das regiões da América do Norte, Europa, América Latina e Ásia-Pacífico.

O estudo apontou que 82% dos brasileiros desejam que suas experiências de compras vão além da entrega correta das mercadorias e que 80% deles compram seus produtos com base na experiência que tiveram com as marcas. Entre os consumidores de todos os países que compõem a pesquisa, os brasileiros são os mais exigentes: 50% declararam que não têm certeza se repetiriam uma experiência de compra com uma marca.

Um dado da pesquisa pode ser importante para o trabalho das empresas e marcas que atuam na área de programas de fidelidade. Embora praticamente a totalidade dos consumidores brasileiros (95%) tenha declarado que os incentivos e programas de fidelidade oferecidos pelas empresas são importantes, apenas 12% admitiram que fazem uso dessas vantagens.

Outra percepção trazida pelo estudo é a falta do sentimento de comunidade gerado pelas marcas. No Brasil, apenas 27% dos entrevistados declararam que se sente membro da comunidade de alguma empresa ou marca e apenas 19% dos entrevistados sabem da existência de programas de fidelidade ou de comunidades das marcas que consomem.

A personalização também é um elemento que chama a atenção: 92% dos brasileiros da pesquisa disseram que gostariam de receber comunicações personalizadas sobre produtos e serviços que podem ser interessantes para seu perfil e cerca de 88% se mostrara m interessados em experiências personalizadas e interativas para obter informações e suporte.

O estudo da R/GA mostrou que, nessa etapa de pós-venda, 98% dos brasileiros consideram que as prestações de serviço mais importantes são suporte e assistência, atendimento flexível e rastreamento de entrega, além de comunicação em tempo real.

A pesquisa foi realizada com 1500 consumidores brasileiros de junho a setembro do ano passado. No total, foram analisados 16 mil consumidores dos mercados dos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Austrália, China, Japão, Singapura, Argentina e Brasil.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Rede de chocolates adquiriu a empresa de entretenimento com o foco de ingressar no setor de experiências

  • Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Marca de beleza amplia atuação, colocando no mercado mais de 50 diferentes produtos para contemplar a diversidade brasileira