Magalu usa Black Friday para se firmar como veículo de mídia

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Magalu usa Black Friday para se firmar como veículo de mídia

Live Black das Blacks terá, pela primeira vez, exibição de anunciantes que não comercializam produto no marketplaces; MRV, Itaú e Toyota fecharam parceria, viabilizada pelo Magalu Ads

Bárbara Sacchitiello
25 de novembro de 2021 - 6h00

Lu aparece em ações nas redes sociais exibindo imóveis da construtora MRV, empresa que não comercializa diretamente no ecossistema do Magalu (Crédito: Divulgação)

Nessa Black Friday, o Magazine Luiza terá um objetivo além do que apresentar ao público ofertas de diferentes produtos. Quem acompanhar a Black das Blacks, live-commerce que será apresentada na noite desta quinta-feira, 25, nos canais digitais da marca e também no Multishow, visualizará, obviamente, produtos que compõem o marketplace do Magalu. Mas também verá anúncios de produtos e serviços de marcas que não estão disponíveis no site e aplicativo da loja.

Por conta de uma estratégia definida pelo Magalu Ads, a divisão de publicidade do Magalu, o live-commerce de Black Friday foi tratado como um canal de mídia, com a comercialização de espaços publicitários para empresas que quisessem aproveitar aquele momento para se aproximar de seu público-alvo.

A live deste ano terá as presenças de MRV, Toyota e Itaú, marcas que adquiram os espaços publicitários para anunciantes durante a Black das Blacks. A participação dos três anunciantes rompe um paradigma na empresa, de acordo com Leonardo Corrêa, gerente do Magalu Ads. “O show da Black Friday, que já existe há alguns anos, sempre foi restrito às marcas que já vendem no ecossistema do Magalu. Com o tempo, fomos entendendo a grandiosidade do projeto e pensamos que não precisávamos restringir a participação dos anunciantes, e sim abrir espaço para as marcas que tem algum fit com o Magalu”, explica o executivo.

A decisão de abrir espaço na live-commerce para a inserção de marcas anunciantes foi tomada em julho. Ali, a equipe do Magalu Ads começou a conversar com potenciais anunciantes, que tivessem abrangência nacional, e que se interessem em se expor para a audiência da live. A construtora MRV, a Toyota e o Itaú (que apresentará na live o programa de pontos iupp) foram os parceiros do projeto. A MRV, inclusive, foi além da ação na live e também está apresentando suas ofertas imobiliárias nas redes sociais do marketplace, com participação da influenciadora digital Lu, em uma estratégia desenvolvida pela SunsetDDB.

“Mesmo que não vendamos apartamentos e nem carros em nossa plataforma, sentimos que grandes empresas têm interesse em se conectar com nossa audiência, o que é algo muito satisfatório. Contamos com uma audiência de mais de 344 milhões de visitas ao mês, em todas as plataformas, e queremos que essa iniciativa seja uma porta aberta para que outras marcas tenham a possibilidade de direcionar sua estratégia para o Magalu”, diz Corrêa.

As três marcas terão ações de merchandising ao longo da Black das Blacks, que terá Anitta e Luciano Huck como apresentadores e direção de Boninho. Junto com os três parceiros comerciais estarão outros 14 anunciantes – cujos produtos são vendidos no app e site do Magalu – que também adquiriram espaços comerciais para aparecer na live-commerce. Isso representa, segundo o gerente do Magalu Ads, um aumento de 80% na arrecadação publicitária em comparação com a live da Black Friday de 2020.

Para o executivo, ver marcas interessadas em usar o Magalu como um veículo foi uma surpresa positiva. “Ver a disponibilidade e o interesse deles em anunciar conosco é muito bom porque isso parte do pressuposto da credibilidade que o Magalu construiu, com sua força de marca e valor de mercado”, acredita.

Essa iniciativa de comercialização de espaços publicitários na Black das Blacks tende a ser transposta para outras iniciativas do Magalu nos próximos meses. A partir do próximo ano, Corrêa conta que a divisão de publicidade criará outros formatos para que os anunciantes possam se exibir perante a audiência do marketplace. O objetivo da área, inclusive, é conseguir monetizar diferentes espaços publicitários nos ambientes do Magalu. Leonardo Corrêa conta, ainda, que até o momento, o Magalu Ads cresceu 275% em arrecadação na comparação com o ano de 2020.

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