AB Inbev interrompe produção da Cacti, bebida de Travis Scott

Buscar

AB Inbev interrompe produção da Cacti, bebida de Travis Scott

Buscar
Publicidade

Marketing

AB Inbev interrompe produção da Cacti, bebida de Travis Scott

Decisão acontece após a tragédia que aconteceu no festival Astroworld, em novembro


13 de dezembro de 2021 - 18h12

(Crédito: Reprodução/ Ad Age)


*Texto de E.J. Schultz, Ad Age

A Anheuser-Busch InBev está tirando de linha sua marca de hard seltzer (refrigerante alcoólico) Cacti, uma parceria com o rapper Travis Scott, um ano após chegar ao mercado.

A decisão acontece no ápice da publicidade negativa que o rapper acabou atraindo após dez pessoas terem morrido em um acidente, ocorrido durante seu show no festival Astroworld, em novembro, por conta de problemas de controle de multidão. A conta do Twitter da Cacti ficou em silêncio nos dias após a tragédia e, agora, foi removida.

“Depois de uma avaliação cuidadosa, nós decidimos parar toda a produção e o desenvolvimento da marca Cacti Agave Spiked Seltzer”, disse a cervejaria, em declaração. “Nós acreditamos que os fãs irão entender e respeitar essa decisão”. Um representante da companhia não deu mais informações quando perguntado se a decisão teve mesmo relação com a tragédia do festival.

Um representante de Travis Scott disse ao Advertsing Age que seu contrato de patrocínio expirou dia 30 de novembro e disse que a decisão de encerrar seu envolvimento aconteceu de forma mútua.

Travis Scott, que ganhou reputação como um poderoso endossante de produto, tem visto a fuga de outras marcas após a tragédia. A Nike declarou, no final de novembro, que iria atrasar seu lançamento do tênis em colaboração com a marca Cactus Jack, comandada pelo rapper.

O movimento da AB InBev foi o primeiro reportado pela Beer Business Daily e pela Beer Marketer’s Insights, que publicam notícias a respeito do mercado de cervejas. Ambas citaram a questão da tragédia na notícia da descontinuidade da marca, mas também comentaram sobre as recentes quedas de vendas da Cacti. “Depois de um começo estrondoso, se tornando top 5 marcas de seltzer, com 3.2% de participação no segmento em apenas uma semana de vendas, a expansão da marca diminui significativamente”, anunciou a Beer Business Daily.

A cervejaria dependia de uma abordagem muito pesada de marketing digital para conectar a seltzer, que foi lançada na primavera, se alimentando da quantidade notória de seguidores do Instagram de Travis Scott. O rapper também inseriu a bebida em um de seus clipes musicais, dando à marca um tempo de tela amplo, enquanto ele segurava a lata em uma cena.

O marketing da bebida era conduzido pela Cactus Jack, uma marca que Travis Scott criou para usar em vários tipos de negócios, também como uma agência in-house da AB InBev. Um comercial que passou nos Grammy deste ano foi feito pela agência de Travis, a Cactus Jack Creative Collective.

**Traduzido por Henrique Cesar

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Série em vídeo explora marcas que transformaram suas indústrias

    Série em vídeo explora marcas que transformaram suas indústrias

    Com quatro episódios, produção de Meio & Mensagem aborda a história dos segmentos de moda, computação, mobilidade e gastronomia

  • Trilhos: confira os naming rights nas estações de São Paulo

    Trilhos: confira os naming rights nas estações de São Paulo

    Com Morumbi e Jurubatuba, cresce a lista de estações de que adicionaram nomes de marcas como nova fonte de receitas