AB Inbev interrompe produção da Cacti, bebida de Travis Scott

Buscar
Background - Tail
Publicidade

Marketing

AB Inbev interrompe produção da Cacti, bebida de Travis Scott

Decisão acontece após a tragédia que aconteceu no festival Astroworld, em novembro


13 de dezembro de 2021 - 18h12

(Crédito: Reprodução/ Ad Age)


*Texto de E.J. Schultz, Ad Age

A Anheuser-Busch InBev está tirando de linha sua marca de hard seltzer (refrigerante alcoólico) Cacti, uma parceria com o rapper Travis Scott, um ano após chegar ao mercado.

A decisão acontece no ápice da publicidade negativa que o rapper acabou atraindo após dez pessoas terem morrido em um acidente, ocorrido durante seu show no festival Astroworld, em novembro, por conta de problemas de controle de multidão. A conta do Twitter da Cacti ficou em silêncio nos dias após a tragédia e, agora, foi removida.

“Depois de uma avaliação cuidadosa, nós decidimos parar toda a produção e o desenvolvimento da marca Cacti Agave Spiked Seltzer”, disse a cervejaria, em declaração. “Nós acreditamos que os fãs irão entender e respeitar essa decisão”. Um representante da companhia não deu mais informações quando perguntado se a decisão teve mesmo relação com a tragédia do festival.

Um representante de Travis Scott disse ao Advertsing Age que seu contrato de patrocínio expirou dia 30 de novembro e disse que a decisão de encerrar seu envolvimento aconteceu de forma mútua.

Travis Scott, que ganhou reputação como um poderoso endossante de produto, tem visto a fuga de outras marcas após a tragédia. A Nike declarou, no final de novembro, que iria atrasar seu lançamento do tênis em colaboração com a marca Cactus Jack, comandada pelo rapper.

O movimento da AB InBev foi o primeiro reportado pela Beer Business Daily e pela Beer Marketer’s Insights, que publicam notícias a respeito do mercado de cervejas. Ambas citaram a questão da tragédia na notícia da descontinuidade da marca, mas também comentaram sobre as recentes quedas de vendas da Cacti. “Depois de um começo estrondoso, se tornando top 5 marcas de seltzer, com 3.2% de participação no segmento em apenas uma semana de vendas, a expansão da marca diminui significativamente”, anunciou a Beer Business Daily.

A cervejaria dependia de uma abordagem muito pesada de marketing digital para conectar a seltzer, que foi lançada na primavera, se alimentando da quantidade notória de seguidores do Instagram de Travis Scott. O rapper também inseriu a bebida em um de seus clipes musicais, dando à marca um tempo de tela amplo, enquanto ele segurava a lata em uma cena.

O marketing da bebida era conduzido pela Cactus Jack, uma marca que Travis Scott criou para usar em vários tipos de negócios, também como uma agência in-house da AB InBev. Um comercial que passou nos Grammy deste ano foi feito pela agência de Travis, a Cactus Jack Creative Collective.

**Traduzido por Henrique Cesar

Publicidade

Compartilhe

Veja também