Conteúdos de beleza afetam autoestima feminina

Buscar

Conteúdos de beleza afetam autoestima feminina

Buscar
Publicidade

Marketing

Conteúdos de beleza afetam autoestima feminina

Pesquisa da Dove revela que uma em cada duas meninas se sentem afetadas negativamente por conteúdos de beleza nas redes


26 de maio de 2022 - 6h01

80% das meninas gostariam que seus pais as orientassem sobre como lidar com essas postagens (Crédito: Divulgação)


O novo estudo da campanha #DetoxYoutFeed, da Dove, aponta que uma entre duas meninas consideram os conteúdos de beleza um catalisador para a baixa autoestima, tornando as redes um lugar tóxico. O alto consumo do digital está vinculado com esse impacto: duas em cada três garotas passam mais de uma hora por dia nas redes, tempo que é maior do que o gasto pessoalmente com amigos.
Além disso, sete entre 10 delas afirmam ter se sentido melhor após deixar de seguir perfis que promovem dicas e comentários sobre padrões de beleza inalcançáveis nas redes. 

Os resultados também mostram que 80% das meninas gostariam que seus pais as orientassem sobre como lidar com essas postagens. Diante disso, a campanha conta com o filme Influência Tóxica, onde mães e adolescentes conversam sobre dicas prejudiciais de beleza nas mídias sociais e a promoção de procedimentos estéticos eletivos.

“Ao mesmo tempo que o ambiente digital nos aproxima da geração Z, também oferece uma série de preocupações para uma marca que luta há décadas contra padrões de beleza. O uso exacerbado de filtro, manipulação de imagens e dicas tóxicas sobre beleza trazem cada vez mais insegurança sobre a aparência em jovens no mundo todo. Ao longo dos anos, Dove busca formas inovadoras e autênticas para colocar isso em prática. Dessa forma, abrimos um caminho para que as próximas gerações ultrapassem os estereótipos atuais e lidem de forma mais positiva com a autoimagem”, comenta Paula Paiva, a gerente de mídia da Unilever. 

Ferramentas gratuitas

O Projeto Dove pela Autoestima também desenvolveu recursos e ferramentas para ajudar responsáveis a dialogar sobre o tema com as adolescentes. Junto do filme Detox Your Feed – O Guia dos Pais, a marca traz também O Kit da Confiança, um livro de exercícios e ferramenta gratuitos. “Queremos incentivar adolescentes a definirem seus próprios padrões de beleza e escolher suas influências, convidando-os a parar de seguir qualquer conteúdo nas redes sociais que não os faça se sentir bem consigo mesmos. Por meio dos vídeos e conteúdo educacional, buscamos encorajar diálogos necessários entre pais, cuidadores e adolescentes sobre o impacto dos conselhos tóxicos sobre beleza na autoestima de meninas. Queremos que esse público seja um propagador da mensagem, ajudando outras pessoas que estejam passando pelo mesmo, e criando uma reflexão e mudança de comportamento em toda a cadeia”, completa. 

Como parte da estratégia, a Dove conta também com uma parceria com a atriz e ex-modelo, Gabrielle Union, e sua enteada, Zaya Wade, para espalhar a mensagem da campanha.  “Como mãe, e alguém que sentiu as pressões das mídias sociais para parecer perfeito, é importante para mim que as pessoas percebam o que está nos feeds dos adolescentes e os ajudem a navegar com confiança nas conversas sobre isso”, conta Gabrielle. 

O projeto Dove Pela Autoestima já alcançou mais de 82 milhões de jovens em 150 países e tem a meta de até 2030 impactar 250 milhões de crianças e adolescentes, ajudando a aumentar sua autoestima por meio de programação educacional e recursos gratuitos.

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Mercado Livre Arena Pacaembu cancela abertura e show de Roberto Carlos

    Mercado Livre Arena Pacaembu cancela abertura e show de Roberto Carlos

    Apresentação do cantor marcaria a abertura do espaço de eventos do Mercado Pago Hall; Mercado Livre adquiriu naming rights do local em janeiro

  • Surf: Dream Tour define patrocinadores para 2024

    Surf: Dream Tour define patrocinadores para 2024

    Prio, Gerdau e Estácio promovem as quatro etapas do principal campeonato de Surf do Brasil