Spotlight vence o Oscar 2016

Buscar
Publicidade

Mídia

Spotlight vence o Oscar 2016

Mad Max levou o maior número de estatuetas e Leonardo DiCaprio finalmente foi reconhecido pela academia


29 de fevereiro de 2016 - 1h40

Uma das edições mais polêmicas do Oscar foi concluída na noite deste domingo, 28, com o grande vencedor Spotlight na categoria melhor filme e com mais uma estatueta na categoria roteiro original.

O filme é baseado em uma história verídica e retrata a investigação feita pelos repórteres do Boston Globe sobre casos de abusos a crianças envolvendo padres católicos na cidade, em 2002.

O mexicano Alejandro Iñarritu, vencedor do Oscar 2015 pelo filme “Birdman” ganhou como melhor diretor com O Regresso, neste ano. O campeão da noite em premiações foi Mad Max com 6 estatuetas. Em segundo lugar ficou O Regresso com 3 prêmios.

O Oscar 2016 sofreu uma alteração na ordem de entrega dos prêmios mostrando todos os processos de produção de um filme começando pelo Roteiro Original. O vencedor foi Spotlight Segredos Revelados.

Melhor Ator

Após muita expectativa, Leonardo DiCaprio venceu na categoria melhor ator após ter sacudido as redes sociais com várias campanhas em seu apoio tendo a hashtag #unidospeloleo como uma das mais tuítadas da noite. DiCaprio foi eleito cinco vezes ao Oscar.

wraps

Melhor Animação

Na categoria Melhor Animação levou o prêmio Diverti Damente, da Pixar. A animação que conta o que se passa na mente de uma garota custou US$ 697 milhões e foi sucesso de bilheteria no Brasil e nos Estados Unidos. 

O Brasil foi representado com "O Menino e o Mundo", do diretor paulista Alê Abreu. "O Menino e o Mundo" foi lançado em 2014 e conta a história de um garoto que deixa a aldeia onde vive em busca de seu pai, no caminho se depara com diversos problemas sociais. A animação surgiu do documentário Canto Latino, dirigido por Abreu e custou R$ 2 milhões. “Nosso filme nasceu como um grito sincero, de liberdade, de amor, um grito político, latino-americano. Mas sobretudo um grito contra o sufoco que a grande indústria cria aos potenciais artísticos, poéticos, e de linguagem da animação”, disse Abreu em seu perfil no Facebook. O filme já ganhou mais de 44 prêmios em festivais internacionais incluindo o Annecy, entre os mais importantes de animação.

wraps

O Oscar da diversidade

O humorista Chris Rock abriu o evento com um monólogo focado em racismo e sexismo norteado pelo boicote ao evento deste ano. “Não queremos boicotar, queremos oportunidades”, disse Rock.

O Oscar 2016 protagonizou uma série de campanhas e protestos em relação à falta de diversidade. A campanha de boicote ao Oscar desencadeada por atores que protestaram contra a ausência de negros nas indicações forçou a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas a alterar suas regras para aumentar a diversidade entre os indicados.

Dentre as mudanças que ocorrerão está o aumento no número de mulheres e integrantes de outras etnias no Conselho. Também foi revista a validade de período de membros da Academia que vai durar 10 anos com renovação para os que se mantiverem ativos no mercado.

Os vencedores do Oscar 2016:

Filme

Spotlight

Diretor

Alejandro Iñarritu (O Regresso)

Ator

Leonardo DiCaprio (O Regresso)

Atriz

Brie Larson (O Quarto de Jack)

Ator Coadjuvante

Mark Rylance (Ponte dos Espiões)

Atriz Coadjuvante

Alicia Vikander (A Garota Dinamarquesa)

Filme Estrangeiro

O Filho de Saul (Hungria)

Roteiro Original

Spotlight

Roteiro Adaptado

A Grande Aposta

Animação

Divertida Mente

Documentário em Longa Metragem

Amy

Documentário em Curta Metragem

A Girl in The River

Curta-Metragem

Stutterer

Fotografia

O Regresso

Edição

Mad Max

Trilha Sonora

Os Oito Odiados

Canção Original

Sam Smith (007)

Efeitos Visuais

Ex-Machina

Mixagem de Som

Mad Max

Edição de Som

Mad Max

Curta-Metragem de Animação

Bear Story

Figurino

Mad Max

Desenho de Produção

Mad Max

Maquiagem e Penteado

Mad Max

wraps

A cobertura completa do #oscar2016 no Meio & Mensagem:

Canais se preparam para a cobertura do Oscar
Experiência mantém atratividade do cinema
Deuses e heróis salvam a receita do cinema
Animação brasileira atrai reconhecimento mundial
Sob pressão, Oscar muda regras
Animação brasileira é indicada ao Oscar
 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Google proíbe anúncios de conteúdo político no Brasil

    Google proíbe anúncios de conteúdo político no Brasil

    A partir das eleições municipais deste ano, a publicidade relacionada a candidatos políticos não poderá mais ser impulsionada pelo Google Ads

  • TikTok nos EUA: Biden sanciona lei que pode banir plataforma

    TikTok nos EUA: Biden sanciona lei que pode banir plataforma

    Projeto de lei determina que ByteDance venda sua participação na rede social a um comprador norte-americano em até 270 dias