Especial Criatividade comemora 41 anos de Meio & Mensagem

Buscar

Especial Criatividade comemora 41 anos de Meio & Mensagem

Buscar
Publicidade

Mídia

Especial Criatividade comemora 41 anos de Meio & Mensagem

Além de edição semanal para assinantes, conteúdo inclui série em vídeo, artigos especiais no site e exposição virtual de ilustrações nas redes sociais


15 de abril de 2019 - 18h48

Eco Moliterno, criou para a capa da edição especial a ilustração “O consumidor virtu-viano” (Crédito: Denise Tadei)

O aniversário de 41 anos de Meio & Mensagem é comemorado nesta semana com a circulação para assinantes de uma edição semanal especial, disponível impressa e para tablets. O tema central é “Criatividade no caos”.

O mais comum é associarmos a palavra caos à confusão — o que denota uma injusta aparência pejorativa. Com implicações na mitologia, na filosofia e na física, a teoria do caos pode ser assim resumida: uma mudança no início de um evento pode trazer consequências imprevisíveis no futuro. Na acepção da física, é um comportamento de um sistema dinâmico que evolui no tempo, regido por soluções sensíveis às condições iniciais. Emprestando o termo para os setores de comunicação, marketing e mídia, o conceito de caos pode ser benéfico para os processos criativos.

Em momentos como o vivido atualmente pelo mercado, recorrentemente descrito como caótico, o especial analisa os efeitos vivenciados no dia a dia pelo motor desta indústria: a criatividade. Reportagens, entrevistas, artigos e ilustrações procuram retratar obstáculos e oportunidades do ofício criativo sob impactos de todos os lados. Das transformações culturais urbanas à sociedade polarizada. Da dificuldade em abrir-se a cocriações autênticas à necessidade de se mostrar mais diversa. Da evolução nos processos de briefings às imposições de novos comportamentos dos consumidores. Do resgate das questões humanas na publicidade à implementação de modelos de negócios mais flexíveis. Das pressões financeiras à transparência nas relações com clientes e funcionários. Do terreno sensível para o conteúdo ao humor que faz pensar. Do campo minado dos diálogos nas redes sociais e com influenciadores à busca pela assertividade dos dados.

Nesses caminhos, por vezes tortuosos, cruzam-se profissionais à procura de espaços para ousar. Três autoridades que já provaram essa possibilidade e deram nomes a agências icônicas da publicidade brasileira se envolveram com o tema e assinam artigos com suas perspectivas pessoais: Washington Olivetto, Celso Loducca e Alexandre Gama. Os textos estarão disponíveis nesta semana no site, na área de Opinião.

Outros convidados especiais são cinco diretores de arte que deram suas interpretações gráficas a cenários atuais: Dedé Laurentino, Eco Moliterno, Gustavo Victorino, Júlio Andery e Marcos Medeiros. Suas criações estarão expostas durante a semana no site e nas redes sociais de Meio & Mensagem.

A série de três episódios em vídeo “Criando no Rolê” estreou nesta segunda, 15, no canal de Meio & Mensagem no YouTube, mostrando o cenário urbano como fonte criativa de transformações culturais e o desafio da empatia e da descentralização na relação entre marcas e artistas. Entrevistas com o rapper Fióti, o produtor Kondzilla, a jornalista Lulie Macedo e o Coletivo Mooc, entre outros profissionais, reforçam a necessidade de parcerias de longo prazo e processo de cocriação que respeitem a autenticidade da rua.

Desenhista e caricaturista, com trabalhos seus estampados em reportagens de várias revistas, como a Veja, o chief creative officer da Accenture Interactive para a América Latina, Eco Moliterno, criou para a capa da edição especial a ilustração “O consumidor virtu-viano”, uma versão contemporânea do Homem Vitruviano, de Leonardo Da Vinci. Como na obra do século 15, em que o impacto é de movimento, mas o centro gravitacional permanece imóvel, o intuito do especial de 41 anos de Meio & Mensagem é reforçar que, por mais que as mudanças gerem consequências imprevisíveis ao futuro, o equilíbrio da indústria dependerá sempre da criatividade.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Google proíbe anúncios de conteúdo político no Brasil

    Google proíbe anúncios de conteúdo político no Brasil

    A partir das eleições municipais deste ano, a publicidade relacionada a candidatos políticos não poderá mais ser impulsionada pelo Google Ads

  • TikTok nos EUA: Biden sanciona lei que pode banir plataforma

    TikTok nos EUA: Biden sanciona lei que pode banir plataforma

    Projeto de lei determina que ByteDance venda sua participação na rede social a um comprador norte-americano em até 270 dias