Perfis falsos travam negociação do Twitter por Elon Musk

Buscar

Perfis falsos travam negociação do Twitter por Elon Musk

Buscar
Publicidade

Mídia

Perfis falsos travam negociação do Twitter por Elon Musk

Bilionário segue pedindo o acesso ao percentual de contas falsas da plataforma, que diz já ter revelado, em relatórios, que bots correspondem a menos de 5% de sua base


8 de julho de 2022 - 10h39

(Crédito: Shutterstock)


Com informações do Ad Age

A quantidade de bots (perfis e contas falsas) do Twitter pode ser responsável por estragar a proposta de aquisição da rede social pelo bilionário Elon Musk. O empresário está com dúvidas de que a empresa esteja sendo sincera nos relatórios em que informa a quantidade de bots, por achar o número apresentado muito baixo – e por mais que os executivos do Twitter tentem explicar a mensuração e convencê-lo dos números.

A plataforma tem afirmado repetidamente que a quantidade de spam representa menos de 5% do total de sua base de usuários. Musk, porém, está preocupado que esse número seja muito maior e ameaçou desistir do acordo de compra da companhia, de US$ 44 bilhões, até que consiga as informações sobre o percentual de bots do Twitter.

Contas de spam

A equipe de Musk concluiu que o Twitter não é capaz de verificar suas contas de spam e “parou de se envolver” nas discussões em torno do acordo, de acordo com reportagem publicada nessa quinta-feira, 7, pelo Washington Post, que ouviu uma pessoa próxima do negócio. Essa questão coloca a venda do Twitter para o CEO da Tesla em “sério risco”, nas palavras do jornal.

“O Twitter tem compartilhado – e continuará compartilhando – cooperativamente informações com Sr. Musk para consumar a transação de acordo com os termos do acordo de fusão”, declarou um porta-voz do Twitter, em comunicado enviado à Bloomberg, após o Washington Post ter publicado a história. “Acreditamos que esse acordo é o de melhor interesse para todos os acionistas. Queremos fechar a transação e fazer cumprir o acordo de fusão nos termos e preços acordados”. As ações do Twitter caíram 4% após a publicação da reportagem do Post.

Na quinta-feira, 7, os executivos do Twitter disseram em coletiva de imprensa que a companhia revisa manualmente milhares de contas a cada trimestre e determinou que 5% de sua base é composta por bots e que estima que o número real de contas falsas esteja abaixo do divulgado. A empresa também usa dados internos para confirmar o possível bot, incluindo avaliação de telefone e IPs a fim de confirmar se aquele perfil pertence a um humano.

Musk pediu uma auditoria nas estimativas da plataforma. O Twitter, por sua vez, responde que tem compartilhado alguns de seus dados com Musk e trabalhado com sua equipe dentro dos limites do contrato de compra. Um executivo da empresa se recusou a comentar quais dados teriam sido compartilhados com o bilionário, mas reforçou que a companhia não divulga dados internos com pessoas de fora da negociação por questões de privacidade.

Anteriormente, o Twitter deu a Musk acesso à base de tuites da plataforma, mas isso inclui apenas os perfis públicos e não considera as contas privadas.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 25 receberá apenas inscrições em duplas

    BBB 25 receberá apenas inscrições em duplas

    Globo anuncia que as inscrições para a temporada do reality no próximo ano serão feitas apenas por duas pessoas que tenham um laço afetivo

  • Disney une Disney+ e Star+ em um só streaming em junho

    Disney une Disney+ e Star+ em um só streaming em junho

    Nova plataforma terá seções das marcas Disney, Pixar, Marvel, Star Wars e National Geographic, além de novos planos de assinatura