Inimigo invisível

Buscar

Opinião

Publicidade

Inimigo invisível

Medo não detém proliferação do novo coronavírus, mas abala planos de empresas e marcas, compromete o sucesso de grandes eventos e alimenta indústria das fake news


9 de março de 2020 - 10h48

(Crédito: Ada Yokota/ iStock)

A sensação de medo da propagação de um vírus, que requer em seu combate, entre outros fatores, práticas básicas de higiene pessoal, não combina mesmo com o evento que se colocou nos últimos anos na linha de frente da inovação global. O temor em relação à disseminação do novo coronavírus causou o cancelamento da edição 2020 do South by Southwest, programado para acontecer de 13 a 22 de março.

O anúncio foi feito na sexta-feira, 6, por Steve Adler, prefeito de Austin. Já os organizadores disseram-se “arrasados” com a decisão do governo local e ressaltaram que a situação é inédita na história de 34 anos do SXSW. Informaram ainda que pretendem reagendar o evento, além de oferecer uma experiência online aos participantes inscritos. Nas últimas semanas, a programação já havia sido abalada com desistências de participantes de peso, como Amazon, Facebook, HBO, Netflix e Twitter.

É sintomático dos nossos tempos, em que a ousadia e o arcaico se encontram em cada esquina, que, agora, quando deveríamos falar de temas como a evolução na relação da sociedade com a tecnologia, o impacto social, político e ético da inteligência artificial e a reinvenção da criatividade em contextos determinantes, como a resolução de grandes conflitos, estejamos nos preocupando em lavar as mãos corretamente. É o mundo da contradição.

Evidentemente, não é razoável expor vidas humanas a riscos graves e iminentes, mas reações corporativas desmedidas, que contribuem para o aumento do pânico, também são questionáveis. Não é só a proliferação do novo coronavírus que precisa ser atacada. A apatia, especialmente no ambiente empresarial, causa efeitos danosos a executivos e marcas, e o poder de reação diante de situações de risco pode ser revelador de suas reais personalidades.

No estágio atual, há concordância dos especialistas de que a Covid-19 segue uma evolução esperada das doenças virais que causam problemas respiratórios, mas com taxa de letalidade mais baixa do que surtos anteriores, como o da Sars. No Brasil, para citar uma doença infecciosa que já está há alguns anos entre nós, cerca de 750 pessoas morreram no ano passado em decorrência da dengue.

Apesar disso, é inevitável reconhecer que o início de uma pandemia afeta a confiança e o estado emocional de muitas pessoas, e, a partir daí, os efeitos na economia e na sociedade são drásticos.

A Covid-19 já é o problema de saúde responsável pelo maior abalo nas viagens de negócios e nas conferências da indústria nas últimas décadas. O AdAge lançou na semana passada o Coronavirus Industry Event Tracker, onde monitora eventos cancelados, como o MipTV, em Cannes, e o MWC, em Barcelona; e adiados, como o Dubai Lynx, organizado pela Ascential (dona do Cannes Lions) e transferido de março para setembro.

Na lista dos mantidos, pelo menos por enquanto, constam o Festival Internacional de Criatividade de Cannes e a Olimpíada de Tóquio. A propósito, na edição impressa desta semana, Meio & Mensagem publica o primeiro capítulo da segunda parte da série especial Marketing na Olimpíada, iniciada em novembro e dezembro do ano passado.

Nesta e nas duas próximas semanas, reportagens abordarão o desafio de agências e anunciantes para aproveitar as oportunidades do real time marketing, os investimentos das marcas de material esportivo em tecnologias que devem ser lançadas este ano e como o Japão está usando o evento para renovar sua imagem perante o mundo. Se a Covid-19 deixar, a série será concluída em julho e agosto, já durante a realização dos jogos.

Enquanto isso, um dos melhores remédios contra o novo coronavírus é a informação correta. E, neste ponto, a maior dificuldade é vencer a nuvem das fake news e se convencer de que se entregar à histeria não faz bem à saúde.

*Crédito da foto no topo: Mike Yukhtenko/ Unsplash

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • steve adler

  • facebook

  • Twitter

  • Netflix

  • HBO

  • Amazon

  • AdAge

  • Ascential

  • Inovação

  • marketing

  • tecnologia

  • sxsw

  • Economia

  • fake news

  • MWC

  • MIpTV

  • South by Southwest

  • Festival Internacional de Criatividade de Cannes

  • sxsw 2020

  • coronavírus

  • covid-19

  • vírus

  • novo coronavírus

  • apatia

  • ambiente empresarial

  • impactos econômicos

  • dubai lynx

  • olimpíada de tóquio

  • marketing na olimpíada

  • material esportivo

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”