Transformação ágil acelera inovação na Elo

Buscar

Transformação ágil acelera inovação na Elo

Buscar

Brand Voice

APRESENTA

Transformação ágil acelera inovação na Elo

Gestão de iniciativas baseada no cliente une profissionais de diferentes funções e cargos em um ambiente de ciclos curtos, testes e melhoria contínua. Áreas de produtos e canais atuam totalmente no formato, valorizando o impacto real no cliente


30 de julho de 2021 - 16h20

Quinze dias antes de a pandemia fechar escritórios em todo o mundo, a Elo havia organizado uma reunião com cerca de 300 pessoas em um hotel para realizar uma ressincronização trimestral de planejamento, parte essencial da cultura ágil adotada pela empresa.

A propagação da Covid-19 obrigou a companhia a rever o encontro por duas vezes: a primeira reavaliação levou à tentativa de um formato híbrido, mas, com o avanço da doença, os planos mudaram novamente. Os post-its coloridos sempre presentes no modelo físico da cerimônia de Program Increment (PI) Planning – como é chamada a reunião na linguagem do conceito ágil – deram lugar às telas e a iniciativa passou para 100% on-line, mesmo sem referências nacionais de escopo remoto, uma vez que esse tipo de evento era, até então, tradicionalmente presencial. Assim como a grande parte dos projetos atuais da Elo, os preceitos da cultura ágil como rapidez, colaboração, teste e inovação, nortearam também a criação desse novo modelo remoto de PI Planning, que se mostrou bem-sucedido.

Na Elo, a metodologia ágil une profissionais de diferentes funções e cargos para melhorar a performance da empresa com ciclos curtos e rápidos de desenvolvimento e testagem de novas iniciativas, promovendo uma melhoria contínua e mais valor para os clientes. Dentro desse formato, são realizadas reuniões diárias, quinzenais e trimestrais de alinhamento de prioridades e feedbacks frequentes. Atualmente, cerca de 50% dos funcionários atuam diretamente embarcados nos times ágeis e, pelo menos, 80% estão impactados por conta da mudança de interação entre as áreas da companhia.

Impacto no mundo real
“A transformação foi necessária para trabalharmos em um mundo complexo, incerto e com cada vez mais fluidez nas iniciativas. Esse cenário exige que todas as competências atuem conectadas, e de forma mais exploratória, testando e mudando de direção quando necessário”, afirma o diretor de finanças e estratégia da Elo, Gabriel Ramirez Coelho.

Na Elo, a metodologia ágil foi iniciada pelas áreas de produto e canais. “A ideia era fazer a fusão do ágil com o negócio”, diz o diretor de finanças e estratégia da empresa, Gabriel Coelho

Na Elo, a metodologia ágil foi iniciada pelas áreas de produto e canais. “A ideia era fazer a fusão do ágil com o negócio”, diz o diretor de finanças e estratégia da empresa, Gabriel Coelho

O executivo diz que o primeiro passo é colocar, de fato, o consumidor no centro. “O espírito da cultura aqui é de impacto real, tudo começa ao pensarmos em como o projeto vai se refletir no cliente, depois olhamos como realmente ocorreu, e, em seguida, readaptamos se for o caso”, comenta, ao acrescentar que o objetivo é parar de focar a empresa no processo e direcionar a atenção para os efeitos nos clientes.

Hoje, a totalidade das áreas de canais, produtos, transacional e de serviços de valor agregado atua seguindo a cultura ágil. “Quase 100% do que é feito para fora da Elo já está nesse formato”, diz o diretor. O modelo ágil foi lançado em junho de 2019, com sete times seguindo o conceito. Atualmente, esse número chega a 34, somando cerca de 200 colaboradores e 300 profissionais terceirizados envolvidos diretamente. A empresa se baseou em dois movimentos para criar seu conceito ágil: um que nasceu atrelado ao desenvolvimento de softwares e outro ligado ao Lean Startup, mais relacionado ao empreendedorismo e como manter a agilidade quando a empresa cresce.

Modelo empreendedor
Diferentemente de outras companhias, que começaram com o método ágil pela área de TI, a Elo optou por iniciar por produtos e canais. “A ideia era fazer a fusão do ágil com o negócio”, afirma o executivo. A aproximação com o modelo de gestão de startups contribuiu para esse caminho. “Trabalhamos para estimular a cultura de empreendedorismo dentro da organização mesmo com escala e responsabilidades grandes. Buscamos cultivar o descobrimento, o impacto real na vida do cliente em um ambiente de testes e inovação”, conta o diretor. Um dos exemplos de projetos realizados nesse modelo foi o desenvolvimento, em 18 dias, da solução de QR Code para a Caixa Econômica Federal no início da pandemia. Os esforços para manter a cultura ágil e o modelo de gestão de empreendedorismo estão também associados às conexões da Elo com empresas que passam pelo mesmo cenário de transformação, dentro e fora do mercado de meios de pagamentos. Há ainda o relacionamento com startups, algumas delas atuando como fornecedoras e parceiras, outras em processo de aceleração por meio de um programa com a Plug and Play. Além disso, existe uma iniciativa interna de inovação (leia mais no box) para disseminar e reforçar as duas frentes.

Para Gabriel Coelho, outra vantagem da transformação ágil é a valorização dos colaboradores, que têm a possibilidade de crescer não apenas profissionalmente, mas também pessoalmente. “Essa cultura ajuda a aumentar a satisfação com o trabalho e as oportunidades de desenvolvimento a partir do envolvimento, do engajamento e do raciocínio crítico, por exemplo”. Como o método envolve funcionários de diferentes funções e cargos, é possível trazer todos para a discussão com o mesmo nível de relevância, reforçando a diversidade e ampliando a inteligência coletiva. “Desta forma, criamos um ambiente mais humano, saudável, e que ao mesmo tempo potencializa os resultados da organização”, diz. Atualmente, a Elo possui cerca de 15% de market share no Brasil. Com 140 milhões de cartões emitidos, a empresa somou R$ 292 bilhões em transações em 2020, número que aumenta por volta de 30% ao ano.

Programa estimula colaboração e agilidade

Para treinar novas habilidades ligadas à cultura ágil e incentivar o trabalho colaborativo e a mentalidade empreendedora no dia a dia, a Elo realiza anualmente o programa Trilha da Inovação. Em seu terceiro ano, a iniciativa promove uma integração de funcionários de diferentes áreas, níveis e funções. “Surgem ideias, mas o principal objetivo é estimular o empreendedorismo interno e dar ferramentas para uma imersão em um processo estruturado de design thinking e inovação”, diz o diretor de finanças e estratégia da Elo, Gabriel Ramirez Coelho.

Entre os ganhos da ação está o desenvolvimento da agilidade para testar e corrigir erros, e a valorização de discussões participativas e igualitárias, sempre tendo em vista a criação de valor para o cliente.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • As prioridades da Elo para 2022

    As prioridades da Elo para 2022

    CEO da empresa, Giancarlo Greco destaca investimentos em inovação, marketing e pessoas

  • Tecnologia local garante à Elo agilidade e flexibilidade de adaptação

    Tecnologia local garante à Elo agilidade e flexibilidade de adaptação

    Ferramentas antifraude pensadas para o mercado nacional e plataformas tecnológicas proprietárias trazem velocidade e diferencial competitivo à companhia