Brand Safety e o impacto do Marketing de Conteúdo no ROI

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Por The New York Times Licensing Group

Brand Safety e o impacto do Marketing de Conteúdo no ROI

Como as marcas podem trabalhar com empresas jornalísticas para gerar credibilidade e agregar valor, em tempos de desinformação

  • Muitas empresas jornalísticas, como o The New York Times, contam com uma divisão de licenciamento de conteúdo, responsável por ajudar marcas a desenvolverem um programa de marketing adaptado às suas metas

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29 de junho de 2020 - 11h12

Quem trabalha com comunicação já ouviu esta afirmação mais de uma vez: “O Conteúdo é Rei”. Popularizada por Bill Gates, em 1996, a frase ganhou destaque em um ensaio publicado no site da Microsoft, que se mantém surpreendentemente atual. “Uma das coisas interessantes da Internet é que qualquer pessoa com um PC e um modem pode publicar qualquer conteúdo que possa criar.”, disse, na época, o fundador da Microsoft. Ainda que a democratização da produção de informação, amplificada nos anos 2000 com a disseminação das redes sociais, seja inquestionavelmente benéfica para a sociedade, estamos há alguns anos vendo efeitos colaterais desse advento.

Querendo ou não, a desinformação (às vezes caracterizada como “fake news”) — oriunda de mentiras, distorção de fatos ou simplesmente desleixo de apuração — já é parte das nossas vidas e aumentou consideravelmente durante a pandemia de COVID-19. Nos últimos meses, redes sociais como o Facebook e o Twitter tomaram medidas para combater a desinformação dos governos federais e do público em geral. No entanto, com o volume de informações publicadas on-line 24 horas por dia, 7 dias por semana, é quase impossível eliminá-las completamente.

As marcas podem interagir com a desinformação de maneira direta (produzindo ou disseminando, ainda que não intencionalmente – ou mesmo sendo vítimas) ou indireta (por exemplo, não tendo o controle das páginas onde são veiculados seus anúncios). Não é novidade o quanto isso pode ser prejudicial para a credibilidade e para os resultados financeiros das corporações.

Nesse sentido, veículos de mídia respeitáveis têm muito a compartilhar e podem ser aliados valioso para as marcas em suas estratégias de marketing de conteúdo, através da incorporação de conteúdo especializado em suas iniciativas. Empresas jornalísticas são, por natureza, instituições de verificação de fatos que estão na linha de frente do combate às notícias falsas. Muitos têm uma divisão de licenciamento de conteúdo que ajuda as marcas a desenvolver uma oferta de marketing de conteúdo especificamente adaptada às suas metas e públicos-alvo.

Na prática: como gerar uma conexão transparente e eficaz entre sua marca e seu público

Nas estratégias de marketing de conteúdo, existem algumas ações que as marcas podem realizar junto a veículos para reduzir o impacto da desinformação e obter uma conexão mais genuína e eficaz com seus clientes:

Preste atenção às suas fontes
Sempre procure vozes especializadas e reconhecidas, pois elas serão associadas à sua marca e influenciarão diretamente a imagem da empresa. Embora isso pareça simples, não é uma coisa fácil de fazer. Os profissionais de marketing devem certificar-se de educar todas as pessoas envolvidas na produção e distribuição de conteúdo sobre esse assunto, seja o departamento de conteúdo interno, uma agência parceira ou um provedor de conteúdo. Quando alguém é entrevistado para uma peça, por exemplo, certifique-se de ter um processo de verificação em andamento, porque essa pessoa será um porta-voz da marca, para todos os efeitos.

Empresas jornalísticas reconhecidas e respeitáveis também podem ser uma maneira de complementar sua oferta de marketing de conteúdo por meio de conteúdo licenciado, de forma que sua marca se beneficie da reputação dessas empresas. Ao usar conteúdo licenciado, as marcas não apenas se beneficiam da credibilidade estabelecida, relevância oportuna e narrativa experiente, mas também podem concentrar seus recursos no conteúdo original e em outras iniciativas.

 

Trabalhos de licenciamento, com conteúdo escrito por especialistas, ajudam marcas a criarem relacionamentos com a audiência

Concentre-se nos KPIs importantes
Em uma época em que nossos feeds são atacados com clickbaits e conteúdo de baixa qualidade, as marcas podem colaborar para ter uma conversa de qualidade com os clientes, adotando KPIs de desempenho para medir a eficácia do conteúdo publicado on-line. Para engajamento, pense em comentários, compartilhamentos, curtidas, profundidade de rolagem, tempo na página e número de sessões. Para reputação, pense em menções, análise de sentimentos e compartilhamento de voz. Com o tempo, valorizar esse tipo de métrica ajudará a moldar a cultura dos departamentos de marketing para concentrar seus esforços em ações para agregar valor à vida das pessoas, em vez de promover a cultura do clickbait.

Mudar o foco para fornecer valor também permite que as marcas desenvolvam conexões mais profundas com públicos influentes e tomadores de decisão de alto nível. Trabalhar com uma empresa jornalística de alta qualidade pode ajudar os profissionais de marketing a desenvolver um grupo engajado de consumidores que oferecem mais retorno de investimento a longo prazo do que uma abordagem focada no volume de cliques. Aproveitar o conteúdo de empresas de mídia que seja relevante para seu público-alvo pode ajudar as marcas a desenvolver um relacionamento mais profundo com os principais consumidores.

 

Além de pageviews e cliques, as marcas devem focar esforços na adoção de KPIs de desempenho mais avançados e assertivos

Tenha um propósito genuíno de conteúdo
O público percebe se o objetivo do fornecimento de conteúdo é uma empatia genuína ou se está apenas tentando promover algum produto ou serviço. Isso será especialmente importante no contexto dessa pandemia, quando os consumidores enfrentam uma crescente incerteza em suas vidas.

Concentre sua oferta em conteúdo de qualidade, que ajudará as pessoas a atravessar esses momentos difíceis, e elas lembrarão da sua marca mesmo quando não estiverem interagindo diretamente com suas plataformas. Em termos práticos, isso significa responder às perguntas das pessoas e fornecer soluções para os problemas que estão enfrentando. Com esse direcionamento, as empresas verão um aumento nos níveis de afinidade e o reconhecimento de suas marcas. Veja o caso de empresas jornalísticas que têm investido cada vez mais no “jornalismo de serviço”, para fornecer aos leitores conselhos úteis e dicas práticas para melhorar suas vidas. Esse tipo de conteúdo se tornou uma parte muito importante de suas estratégias de modelo de pagamento digital.

O New York Times, por exemplo, criou uma série de conteúdos dedicados ao jornalismo de serviço chamado Smarter Living, que fornece aos leitores conselhos e guias úteis sobre uma ampla gama de tópicos, de finanças pessoais à decoração. Mais recentemente, também investiram em uma série de artigos “At Home” (“Em Casa”), com o objetivo de ajudar seus leitores a navegar pelas consequências da pandemia do COVID-19. Esse conteúdo não apenas fornece valor genuíno ao público, como também provoca um aumento no engajamento com artigos de jornalismo de serviço.

 

As marcas devem aprender a importância de fornecer dicas úteis

Conteúdo licenciado: credibilidade de parceiros influencia o ROI
Empresas que se esforçam para entender os desafios que seus clientes estão enfrentando, e criam conteúdo com a intenção de ajudar seus públicos, aprofundam a lealdade à marca e estabelecem relacionamentos mais profundos com os seus consumidores. O NYT Licensing pode ajudar as marcas a criar e incrementar suas estratégias de marketing de conteúdo com artigos, fotos e vídeos selecionados pelo The New York Times e outras marcas conceituadas para uso em blogs, newsletters, redes sociais e mais.

Para descobrir mais sobre o uso de conteúdo licenciado em suas estratégias de marketing de conteúdo e como isso pode ajudar a aumentar seu ROI, cadastre-se agora e faça o download do whitepaper do NYT Licensing “7 Maneiras Como Conteúdo Licenciado Pode Aumentar Seu ROI de Marketing de Conteúdo”.

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