“A economia digital exige compreensão da humanidade”
Abel Reis, CEO do DAN, analisa resultados da CMO Survey 2018
“A economia digital exige compreensão da humanidade”
Buscar“A economia digital exige compreensão da humanidade”
BuscarAbel Reis, CEO do DAN, analisa resultados da CMO Survey 2018
Victória Navarro
1 de agosto de 2018 - 14h06
A economia digital refere-se às diferentes modalidades de criação de valor financeiro, baseadas em tecnologias e aplicações voltadas a esse meio. Segundo Abel Reis, CEO do conglomerado de comunicação Dentsu Aegis Network (DAN), o marketing vem moldando-se a essa nova era “desde os banners, nos primórdios da internet, até a possibilidade de usar dados de forma precisa e regulada, de hoje”. Para o profissional, a grande oportunidade de desenvolvimento estratégico de ações, responsáveis por aproximar marcas de consumidores, está nas mãos de ideias criativas e que engajam o público, por meio de um diálogo contínuo.
Com o objetivo de auxiliar anunciantes e negócios a vencerem em seus mercados, o Dentsu Aegis Network lança a pesquisa “CMO Survey 2018”. O estudo global foi realizado com mil pessoas, entre chief marketing officers (CMOs) e outros profissionais atuantes na área de marketing em nível sênior, em dez países. A pesquisa busca mapear visões e tendências de decisão desses profissionais, em dois a três anos, e definir setores que as marcas precisam estar atentas para serem bem-sucedidas no contexto da economia digital.
De acordo com o estudo, espera-se que os gastos com marketing aumentem na maioria dos mercados. É provável que os CMOs de tecnologia ampliem seus orçamentos. Porém, em contra partida, as áreas de automóveis e de alimentos e bebidas devem sofrer cortes. “O investimento maior em mídia acompanha o aquecimento das economias”, explica Abel. Para o CEO, em indústrias que lidam com consumidores de postura mais cética, como as das áreas de automóvel e de alimentos e bebidas, o orçamento dedicado ao marketing pode migrar, por exemplo, para o desenvolvimento de um conteúdo criativo e focado em experiência.
O DAN constata que os investimentos de curto prazo estão aumentando. A garantia do sucesso de orçamentos dedicados a ações de longo prazo é o maior desafio enfrentado pelos CMOs na implementação de uma estratégia. No entanto, mais do que isso, o estudo sugere que os profissionais de marketing estão enfrentando obstáculos significativos na medida que tentam equilibrar a oportunidade de criar novas capacidades e de aprimorar seu serviço com os riscos e desafios impostos pelos dados e pela economia digital.Abel explica que os dados facilitam o trabalho das empresas, uma vez que auxiliam a identificar novas formas de atuação. “Nos próximos dois a três anos, os CMOs compreendem a capacidade de usar dados para alcançar pessoas reais, em vez de proxies ou segmentos de clientes, como a oportunidade única da economia digital”. Ao mesmo tempo, a violação de dados ou o uso indevido deles são os maiores riscos, segundo um terço dos CMOs que responderam o estudo. Ao todo, 60% dos chief marketing officers acreditam que o Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Européia (GDPR) dificultará a construção de um relacionamento direto com os consumidores, por conta do pouco conhecimento e familiaridade com essa norma.
O futuro do marketing segundo a CMO da IBM
Confira alguns dados do estudo “CMO Survey 2018”:
*Crédito da foto no topo: Markus Spiske/Pexels
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros