ABA debate processos em encontro
Associação Brasileira de Anunciantes reúne o mercado para analisar estratégias de marketing e modelos nas empresas
Associação Brasileira de Anunciantes reúne o mercado para analisar estratégias de marketing e modelos nas empresas
Meio & Mensagem
11 de junho de 2013 - 12h47
Teve início nesta terça-feira 11 de junho, o ENA (Encontro Nacional de Anunciantes) promovido pela ABA – Associação Brasileira de Anunciantes. O primeiro painel contou com a presença de João Ciaco, presidente da ABA, Luiz Carlos Dutra, diretor corporativo de relações institucionais do Grupo Votorantim e presidente do conselho superior da ABA e Rafael Sampaio, vice presidente executivo da ABA. Em pauta, temas sobre como a organização eficaz pode fazer a diferença em uma empresa.
Luiz Carlos Dutra, fez uma retrospectiva das últimas décadas no Brasil no âmbito político e econômico e como os acontecimentos impactaram a vida dos anunciantes. Se antes o consumo era demandado por uma relação de preço e oferta, atualmente o consumidor faz uma avaliação emocional das marcas que usa e leva para a casa. Esta é uma excelente oportunidade para que os anunciantes se comuniquem com o público de maneira direta e afetiva. “É a era do diálogo, cujo consumidor possui uma visão mais ampla da sociedade. Ganha a marca que se propor a lançar e mudar uma discussão com seus valores“, afirma Dutra . Para ele, a reputação de um anunciante deve ser o seu objetivo estratégico.
As esferas digitais permearam o discurso de João Ciaco. Ele destacou o case Fiat Mio, em que a montadora contou com a colaboração dos usuários para a criação de um carro conceito. “Todas as 11 mil ideias que eles apresentaram, de certa forma já haviam sido estudadas por nós, no entanto, a maneira como eles propuseram, nos trouxe uma visão diferenciada“, explica. Ciaco acredita que o grande desafio dessa era para os anunciantes é definir as questões no âmbito público. “Temos que tomar uma posição ativa sobre as realidades ao redor“.
Conversas nas redes sociais
Em seguida foi a vez de Fred Saldanha, vice presidente de criação da AgênciaClick Isobar, e Setf Gans, CEO da Effective Brands, discorrerem sobre as marcas com propósitos nas redes sociais. Gans usou diversos exemplos em sua apresentação para mostrar como os diferentes segmentos devem se comunicar de forma diferenciada. Para ele, três questões devem ser levadas em consideração na hora de montar um plano de ação em digital: onde estamos, o que é o social marketing e quais as suas capacidades. A organização dessas habilidades deve ser construída em cima das proposições de uma empresa. “Cada área precisa aprender um jeito de se relacionar com seu consumidor, algumas usam a comunicação mais funcional, outras mais emocional“, avalia. O case de Dove, “Sketches“ que já foi visto por mais de 100 milhões de pessoas nas redes sociais, é um dos exemplos que ele citou. “Não precisa persuadir, apenas mostrar para o seu público, como você pensa“.
O discurso faz coro com o de Fred Saldanha, que acredita que as redes sociais mudaram de uma forma definitiva a maneira em que a comunicação é pensada. “As marcas estão presentes o dia todo na vida das pessoas, e esse é o melhor dos mundos para os criativos“, acredita.
O encontro da ABA vai até está quarta-feira 12 de junho e acontece no hotel Renaissance, em São Paulo. O objetivo é debater os processos de marketing e comunicação, a evolução da propaganda e modelos de negócio das organizações dentro das empresas e nas marcas. O ENA acontece a cada dois anos.
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