Anvisa proíbe a comercialização da Colgate Clean Mint
A decisão ocorreu devido a número significativo de relatos de eventos adversos associados ao uso do produto
Anvisa proíbe a comercialização da Colgate Clean Mint
BuscarAnvisa proíbe a comercialização da Colgate Clean Mint
BuscarA decisão ocorreu devido a número significativo de relatos de eventos adversos associados ao uso do produto
Meio & Mensagem
27 de março de 2025 - 17h24
Anvisa tomou decisão após relatos de reações adversas ao uso do produto (Crédito: Edson de Souza Nascimento / Shutterstock)
Atualizado em 27/03, às 17:55.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a comercialização da creme dental Colgate Clean Mint no Brasil. A decisão foi publicada nesta quinta-feira, 27, no Diário Oficial da União, como uma medida cautelar por conta de inúmeros relatos de eventos adversos associados ao uso do produto.
Segundo a agência, os consumidores alegam ter registrado sintomas como inchaço das amígdalas, lábios e mucosa oral, sensação de ardência, dormência nos lábios e na boca, boca seca, gengiva irritada e vermelhidão após fazerem uso da pasta de dente.
As reações passaram a acontecer após a Colgate mudar a fórmula da Total 12 para o novo formato da Clean Mint. Desde 2024 a marca passou a utilizar fluoreto de estanho, enquanto a versão anterior tinha em sua composição fluoreto de sódio.
Em comunicado enviado à reportagem, a Colgate-Palmolive afirma estar ciente da decisão da Anvisa, mas reiterou que o produto não oferece riscos à saúde. Confira na íntegra:
“A Colgate reforça seu compromisso com a qualidade e segurança de seus produtos. Estamos cientes da decisão da Anvisa por uma interdição cautelar ao creme dental Total Clean Mint, que não implica no recolhimento do produto. A companhia entrou com recurso que resultou na suspensão automática dessa interdição na quinta-feira (27). Seguimos tomando todas medidas cabíveis para interagir com a Anvisa e demonstrar a segurança do produto.
É importante reafirmar que o produto não oferece riscos à saúde, mas algumas pessoas podem apresentar sensibilidade a certos ingredientes – como fluoreto de estanho, corantes ou sabores. Nossas equipes estão preparadas para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o creme dental Total Clean Mint com autoridades, profissionais, clientes e consumidores.”
Compartilhe
Veja também
Selton Mello lê a mente de clientes Bradesco em nova campanha
Criada pela AlmapBBDO, a campanha é composta por dois filmes que mostram os benefícios exclusivos oferecidos para os clientes do banco
Alta Diagnósticos fortalece marca com Marina Ruy Barbosa
Criada pela Conext Agency, a campanha, protagonizada por Marina, pretende trazer leveza, protagonismo feminino e inovação para fortalecer a imagem da marca