Assinar

Banco do Brasil inaugura museu com acervo em Brasília

Buscar

Banco do Brasil inaugura museu com acervo em Brasília

Buscar
Publicidade
Marketing

Banco do Brasil inaugura museu com acervo em Brasília

Espaço de seis mil m² será aberto ao público nesta quarta-feira, 12, com a exposição “Acervos do Brasil: história, cultura e cidadania”


10 de outubro de 2016 - 11h54

Museu BB

Museu Banco do Brasil será aberto ao público nesta quarta-feira, 12

Será inaugurado nesta segunda-feira, 10, em um evento para convidados, o Museu Banco do Brasil, local que reunirá o acervo do banco criado em 1808; na quarta-feira, 12, o espaço será aberto ao público. Em uma área de seis mil m2 em Brasília serão exibidos documentos de valor histórico, cédulas, moedas, equipamentos, objetos e mobiliário, além de peças de artes decorativas, pinturas, gravuras e esculturas de nomes como Candido Portinari, Di Cavalcanti, Carlos Scliar, Tomie Ohtake, Oscar Niemeyer, Athos Bulcão e Burle Marx. O material foi catalogado e estará reunido no museu que ficará no edifício Tancredo Neves, uma das obras do arquiteto Oscar Niemeyer localizada na capital federal. Em sua inauguração, o espaço trará a exposição “Acervos do Brasil: história, cultura e cidadania”, que busca apresentar uma reflexão sobre a história econômica, social e cultural do Brasil

“O Museu servirá para compartilhar o legado e a memória da instituição com o público”, explica Luís Aniceto Silva Cavicchioli, diretor de estratégia da marca do Banco do Brasil. O acervo selecionado, em conjunto com a narrativa de acontecimentos que marcaram a história do banco e do país, será disponibilizado pela instituição para visitação do público em geral, incluindo as crianças atendidas pelo Programa Educativo desenvolvido nos Centros Culturais do Banco do Brasil.

O patrimônio do Banco do Brasil conta com 1.100 obras na coleção de artes visuais e decorativas; 727 nomes de artistas com obras registradas no acervo; 35 mil itens de valor histórico como moedas, cédulas e objetos ligados à atividade bancária; mais de 16 mil títulos de livros; 20 mil registros fotográficos e audiovisuais de valor artístico e documental; 5 mil dossiês documentais de valor histórico, como recortes de jornais, plantas arquitetônicas e atas de reuniões, entre outros objetos. Há ainda uma instalação intitulada “Comunidades BB”, criada em homenagem a todos os funcionários que já trabalharam ou trabalham no banco; atualmente a instituição conta com 109 mil profissionais em sua equipe.

O Banco do Brasil tem um histórico de investimento em cultura: em 1989, o banco criou o Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro. Posteriormente, foram inaugurados espaços com o mesmo nome em Brasília, São Paulo e Belo Horizonte.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Nike e NFL renovam parceria de materiais esportivos até 2038

    Nike e NFL renovam parceria de materiais esportivos até 2038

    Parceria reforça expansão global do esporte, além do desenvolvimento e capacitação dos atletas

  • As collabs mais inusitadas – e estratégicas – de 2024

    As collabs mais inusitadas – e estratégicas – de 2024

    Bauducco e Cimed, Risqué e Doritos e Boticário com Paçoca Amor são algumas das parcerias que geraram produtos para captar a atenção dos consumidores de diferentes universos ao longo do ano