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Brasileiro gasta mais nos supermercados

Varejo brasileiro cresce 0,6% em vendas em janeiro, alta impulsionada principalmente pelas compras em supermercados e hipermercados


14 de abril de 2013 - 9h03

O varejo brasileiro cresceu 0,6% de dezembro de 2012 para janeiro de 2013 em volume de vendas, índice que sobe para 8,3% no acumulado dos últimos 12 meses encerrados em janeiro, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A receita nominal do setor também variou positivamente, pelo oitavo mês seguido, com alta de 1,3% de dezembro para janeiro e de 12,3% na soma dos resultados obtidos ao longo dos últimos 12 meses.

As dez atividades investigadas apresentaram desempenhos positivos em volume de vendas neste primeiro mês de 2013, com destaque para os hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, segmento que avançou 3,4% em relação a janeiro de 2012. O segmento responde por 30% da expansão do comércio varejista no período, representatividade já verificada nos meses anteriores. O aumento da renda da população e a estabilidade dos empregos são os principais fatores que explicam as elevações também nas áreas de Outros artigos de uso pessoal e doméstico (13,9%), combustíveis e lubrificantes (8,8%), móveis e eletrodomésticos (5,8%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (10,4%), tecidos, vestuário e calçados (5%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (8,8%) e livros, jornais, revistas e papelaria (5,4%).

O acréscimo no volume de vendas do varejo ampliado, que integra as vendas de veículos e motos, partes e peças, e material de construção, foi de 0,3% de dezembro de 2012 para janeiro de 2013, de 7,1% na comparação com janeiro de 2012 e de 7,9% no acumulado dos últimos 12 meses encerrados em janeiro. Na receita nominal, a expansão foi de 1,6%, 10,2% e 9,5%, respectivamente.

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